Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O ACTUAL HOSPITAL É DE FUGIR. E O NOVO FOGE DO SESARAM



RELATÓRIOS DÃO
INJECÇÃO LETAL 
NO SESARAM



Ainda esta terça-feira à noite, os doutos deputados madeirenses em S. Bento debateram na RTP-M a questão do novo hospital que não vai haver. Parecia um programa de gagos e, já agora, pedíamos à produção do programa que faça uma limpeza naquilo. Carlos Pereira, Rubina e Paulino queriam assacar uns aos outros as culpas de não haver hospital para ninguém. Campanha eleitoral em nome da Região! Quando o essencial é a sentença que nos caiu sobre a cabeça. 
Não há novo hospital. Porque Lisboa entendeu colocar entidades competentes a demonstrar que a fundamentação do governo da Madeira quanto à necessidade de uma nova unidade é um conjunto de balelas que Miguel e João anotaram um dia destes, algures, entre um copo e uma pianada.
Não queremos estragar o prazer doloroso - um bocado sado-masoquista - que é o Leitor descobrir como os crânios do Blue Establishment se dirigiram a entidades que sabem do assunto. Portanto, deixamos aqui o documento que chumba, inclemente e cruelmente, a 'nossa' incompetência.

Ali pode ler-se que a candidatura da Madeira é "assente em apreciações qualitativas, sendo a informação quantitativa manifestamente insuficiente para permitir concluir, com objectividade e comparabilidade face a outras alternativas que se mostrem viáveis". Ou seja, muito blá-blá e pouca uva.
Tudo junto, "não estão reunidas as condições para uma fundamentação técnica que sustente a relevância do projecto". 
Mas o que tem piada é ler a documentação de ponta a ponta. No final, o Leitor não ficará indiferente: ou vai rir ou vai chorar.









31 comentários:

Anónimo disse...

As comissões e técnicos afins abundam de incompetência... é típico destes políticos regionais: tá dito tá feito.

Anónimo disse...

Caro Calisto
Este relatorio infelizmente não constitui nenhuma surpresa , vem pelo contrario demonstrar como os politicos da região resolvem os problemas ( aqui cabem os partidos todos ) o problema é estrutural , não é construindo um novo hospital e colocando lá dentro uma estrutura organizacional completamente podre que se resolve a questão.
Infelizmente para nós ( ainda tenho vergonha na cara ) este relatorio veio demostrar o amadorismo com que se assenta decisões fundamentais para os madeirenses , e mais grave veio claramente dizer que após o Dr Nelio os decisores são todos uns amadores que sobreviveram sugando as mais valias deixadas por ele.
Sobre o trabalho efetuado pelo tal grupo de trabalho nem se precisa de falar , é de corar de vergonha , sobre a direção de saude na região é de chorar de medo.
Não constituindo surpresa a prestação de Faria Nunes preocupa que NENHUM partido da oposição tenha tratado o assunto com a responsabilidade que o mesmo mereçe.
Creio que chegou a altura de criminalizar os decisores pela decisões catastróficas tomadas e procurar na sociedade civil quem seja capaz de com honestidade projetar o futuro . Não é necessario um novo hospital , é urgente organizar e diciplinar a saude e ainda mais urgente uma investigação do ministerio publico ao sorvedouro de dinheiro em que a " Saude " se tornou.

Luís Calisto disse...

Somos dois.

Anónimo disse...

No fundo o que os "burocratas" da CAPF dizem é que nem houve competência para justificar a nec ssidade de um novo hospital.

Anónimo disse...

1º- em Lisboa/Porto/Coimbra/etc, há hospitais "seculares" ..ex: Hospital São José construído em 1501 com o nome "Hospital Real de Todos os Santos", servindo, embora de forma repartida por zonas, uma vastíssima população.
2º- diariamente assiste-se a queixas quanto ao funcionamento do Hospital Dr. Nélio Mendonça (falta de medicamentos...equipamento que não funciona por falta de manutenção ... falta de profissionais dos mais diversos ramos ...etc...etc). Justificação dos responsáveis?...FALTA DE VERBAS !!!!
CONCLUSÃO: NÃO HÁ VERBAS SUFICIENTES PARA MANTER CONDIGNAMENTE EM FUNCIONAMENTO O ACTUAL SESARAM ... E QUEREM AUMENTAR MAIS OS ENCARGOS?...

Jorge Figueira disse...

Os políticos devem basear as suas decisões em pareceres técnicos como aconteceu neste caso.
Porém a prática de quarenta anos é que as jotas - um alfobre de profissionais dos vários ramos - ocupam a administração pública produzindo pareceres muito mais políticos do que profissionais.
Este não é diferente.
Já temos no terreno os grandes defensores da "Autonomia Acústica" a colocar o "Barulho em Marcha" apostados no quanto pior melhor.
Deixem-se de cantigas. Quem estragou o futuro dos madeirenses foram eles próprios. Essa falsa dicotomia entre Portugueses não é nada. Pensar no futuro é admitir que não têm dinheiro e discutir, aquilo nunca quiseram fazer, um relacionamento financeiro saudável com Lisboa. Foi nisto que deu a proclamação: Deixem o dinheiro comigo.
Agora "sem-migo", e sem dinheiro, já não se pode ouvir, menos ainda acreditar, nesta cantiga redonda que apenas procura votos e não a solução dos problemas dos "votadores" também, impropriamente, conhecidos por cidadãos-eleitores.

Anónimo disse...

Ao ler este relatório só há uma conclusão a retirar: total incompetência da nossa administração pública regional.
Se isto não dá demissões, já nem sei o que as dará.
Meu Deus. A quem estamos entregues !

Anónimo disse...

Estavam todos de acordo quanto à fantasia do novo hospital. Afundaram o trabalho desenvolvido por quem percebe, tem visao e não lambe as botas de ninguém. Agora aguentem se! Com este ritmo de degradação as coisas ainda vão piorar muito. Para todos os que estão doentes, vão adoecer ou se preocupam com as pessoas.
É mais que evidente que o descalabro vai continuar, assim como a censura, preseguição, branqueamento...Temos pena.

Anónimo disse...

Se não achasse o Dr. Miguel Ferreira uma pessoa séria penso que ele neste momento se está a rir destes vilhões que nos governam. Mesmo assim acho que o homem deve rir porque esta gente não merece nada.

Anónimo disse...

A informação aqui divulgada é sintomática da falta de transparência. Todos os relatórios e pareceres feitos no âmbito interno da administração pública nacional, regional e local, deveriam ser divulgados em site próprio e acessível por todos. Excepção seja feita a documentos emitidos pelas autoridades responsáveis por negócios estrangeiros, defesa e justiça (por razões óbvias).

Transparência = Mais Democracia = Maior responsabilização dos autores políticos envolvidos.

Anónimo disse...

A comissão de desacompanhamento não vai comentar?????
Volta Miguel Ferreira e salva-nos desta gente.

Anónimo disse...

Porque o conheço pessoalmente, sei que o Dr. Miguel Ferreira não se está a rir desta situação. Pelo contrário, está bastante preocupado com o rumo das coisas, e especialmente ao descrédito para que o serviço regional de saúde foi arrastado por uma tutela completamente incompetente.
É tempo do presidente do governo intervir. Já basta.

Anónimo disse...

O Dr. Miguel Ferreira foi o único com conhecimento e personalidade para tomar conta da dificil situação da Saúde na Madeira. Contudo como foi contra vários lobys ao mesmo tempo, não descansaram enquanto não o tiraram de lá. Agora esses mesmos lobys voltaram para sugar tudo até ao tutano com o apadrinhamento de Albuquerque. POrque acham que puseram Faria NUnes lá? Exatamente porque não percebe nada do assunto e assim mamam outra vez à vontade. Lixos, ambulancias, taxis, lavandarias, unidoses, tratamentos de hemodialise, análises clinicas, medicina nuclear.. tudo isto é muito dinheiro tirado aos privados se for feito no público.
É lamentável o que está a acontecer. Qualquer pessoa que trabalhe no Nelio Mendonça sabe o caos que lá vai.
Eu não quero lá ir parar. Eu como cidadão trabalhador e pagador de impostos estou chocado com este governo de gestão criminosa.

Anónimo disse...

Bem haja Calisto pelo seu blogue. Pena a maioria dos madeirenses acederem apenas à imprensa comprada.
Temo muito pelo futuro da saúde, da minha e da de todos. Tem que haver consequências políticas desta miséria em que puseram o sector mais importante da sociedade porque a todos toca. Consequências não só para o governo mas para a porcaria de oposição que afinou toda pela cantoria do novo hospital.

Anónimo disse...

Este relatório é um grande atestado de incompetência à administração pública regional, ela própria erigida ao sabor da cunha em vez do mérito, e ainda tem o mérito de expôr os reais problemas do sistema de saúde regional. Não percebo como é que a oposição não pega neste relatório, ou melhor, se calhar até percebo.

Anónimo disse...

É surreal fazer uma promessa para que outros a cumpram! Ainda é mais surreal alguém ter acreditado na manobra eleitoralista.
Não vai apenas ser construido um novo hospital, o da Madeira. Vão ser construidos três novos hospitais. Lisboa Oriental, Évora e Seixal.

Anónimo disse...

A oposição é o melhor aliado do governo. É a sua equipa B.

Anónimo disse...

Como a oposição está ao mesmo nível do governo, dali não há nada a esperar.

Anónimo disse...

Isso era o que anterior governo estava a fazer. Mas as actuais, grandes cabeças, puseram tudo em causa.

Anónimo disse...

O silêncio do Dr. Brito, é ensurdecedor!

Anónimo disse...

Tenho pena que o único que tem mão da Saúde (Miguel Ferreira), tenha sido encostado para poderem dar tudo aos privados.
Ainda vão desejar...

Anónimo disse...

A única solução para salvarem a Saúde, é irem buscar o Miguel Ferreira para arrumar toda esta desordem.

Anónimo disse...

isto não é nada que não estivéssemos à espera...
Acham que na altura do Miguel Ferreira, aquela ideia de remodelar o que existia, tinha sido por acaso?
O Miguel Ferreira já tinha concluído o que estes demoraram tanto a concluir, e ainda com vários estudos e grupos de trabalho.

Anónimo disse...

E o Dr Faria Nunes ? Continua com ordem para não fazer ruído? " Podia ao menos dizer umas palavras: Demito -me!
Nada nem ninguém o podem salvar. A agonia lenta pode ser abreviada. A dele e a dos madeirenses.

Anónimo disse...

Sabe uma coisa senhor Calisto, apetecia- me tanto "pastar com este relatório" nas "ventas" do PSD Porto Santo, mais precisamente na do administrador da página do facebook, pois critica drasticamente o governo central por não haver obra!!! Que não honraram o cumpromisso e outras balelas!!! Ai se me apetecia espetar- lhes com isto!!
Pensam que as pessoas andam todas tapadinhas....Causam- me asco ler certas coisas quando uma pessoa sabe que é uma falsidade!!!!

Anónimo disse...

O Dr. Faria não está em digressão com Miguel O Navegador (dá para as viagens e para a sua incompetência na arte de governar)!!!

Eu,O Santo disse...

Muitos cidadaos anonimos ja tinham dito que o problema da Saude na RAM nao estava correlacionado com as instalacoes.
Sera que a Oposicao vai continuar a apoiar a construcao de um hospital para encher os bolsos de alguns?

Anónimo disse...

Obrigado Sr.º Calisto pelo documento apresentado.

Hoje e face ao conteúdo do documento, convido todos os deputados do PSD a virem a público pedir DESCULPA pelas asneiras ditas em particular, que o documento apresentado estava bem elaborado e era tecnicamente BOM.
Pelos vistos não foram só os cinco representantes do Ministério das Finanças a votarem contra o documento.

Fico preocupado pelo teor das conclusões produzidas pela Direção Geral de Saúde , realizada a 28 de julho de 2016.

Chega à hora de realizarmos uma revolta popular e colocar os responsáveis deste governo num ferry, ou melhor, num avião cargueiro e deixá-los bem longe da Madeira.

O momento é de elevada preocupação devido ao tamanho da incompetência e ao tamanho da mentira representativa deste teatro cujos atores são os tristes membros do governo e os seus apoiantes.

Anónimo disse...

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1236708629721095&id=617129521679012

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente!!

Unknown disse...


Colocaram na prateleira os técnicos superiores e administradores com competências em planeamento da saúde e com provas dadas durante anos.
Descuraram os sistemas de informação e não há uma pratica diária ou mensal e também anual de análise de dados. Não dão importância às estatísticas ou não sabem utiliza-las, nada mais era de esperar sem fundamentação quantitativa.
Obrigada