Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Iniciativa JCP



Contra os Custos de Ensino




A Juventude Comunista Portuguesa esteve na Universidade da Madeira, para elucidar os estudantes, que do ano passado para este existiu um aumento abrupto dos custos de ensino que não podem ser branqueados, aumentaram as propinas em trinta euros por ano e aumentaram o custo das refeições em 12 Cêntimos por refeição acrescentado  relativamente ao valor geral do ano passado, tendo em conta que a UMa foi uma das universidades que mais abandono escolar teve, muito também devido ao aumento dos custos de ensino.
A JCP defende que é necessário mais apoio social anexado às bolsas de forma a que a Bolsa de Estudo não pague apenas o valor anual da bolsa mas que pague, os materiais, fotocópias, manuais, alimentação e transporte, pois o apoio que muitos alunos recebem é um embuste criado pelo governo em que o aluno recebe pouco mais de 40 euros pelo Governo Regional e esse mesmo valor como conta como uma bolsa e não como um apoio extra é retirado pela DGES (Direção Geral de Ensino Superior),por estes valores entrarem diretamente no quociente do rendimento do agregado familiar.
É vergonhoso que um aluno que venha de Santana, Ponta do Sol, São Vicente entre outros concelhos mais distantes do Funchal, tenham um passe com valor superior mensal ao da propina, tendo muitas das vezes usar dois passes, um  do concelho onde vive até ao centro do Funchal e um do centro do Funchal até à Universidade, neste mesmo tema dos transportes ainda a JCP considera completamente descabido a inexistência de transportes públicos nas imediações do campus universitário entre as 22:00H e as 23:00H, que é quando os alunos do Regime Nocturno e do Regime Pós Laboral saem da Universidade e tenham que inevitavelmente esperar até à 00:00H para poder ir para casa.

Com Isto a  JCP propõe:

-A criação de um passe de estudante para toda a ilha com o mesmo valor;
-O aumento do número de carreiras dos transportes Públicos;
-A criação de mais apoios sociais anexados à bolsa de estudo;
-A diminuição dos custos de ensino: Refeições, Propinas, Materiais, Manuais e transportes.



Duarte Martins
Dirigente da JCP

2 comentários:

Anónimo disse...

Há comunistas jovens e ainda por cima na universidade? é mandá-los a um dos paraísos comunistas mundo fora para aprenderem o que são os chamados "direitos adquiridos" e o "verdadeiro socialismo". Camarada Maduro apoia.

Anónimo disse...

Lume que faça umas ferias na Venezuela para aprender o que bom e depois volte e fale das experiencias