Governo Regional apoia população idosa
Augusta Aguiar garante que o Governo vai continuar a desenvolver medidas concretas de apoio às pessoas idosas
No discurso proferido na sessão de abertura do VIII Colóquio “Olhares sobre o Envelhecimento”, organizado pela Universidade da Madeira, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, afirmou que “o Governo Regional da Madeira assume, como eixo prioritário da sua intervenção social, a valorização e proteção da população idosa”, continuando a aposta no envelhecimento ativo, conforme plasmado no Programa de Governo.
A responsável pela pasta de Inclusão Social e Cidadania destacou a continuidade de “medidas orientadas para valorizar o papel da pessoa enquanto ator social, determinante do seu próprio processo de envelhecimento”.
Reforçar a ajuda domiciliária, apoiar nas ajudas técnicas e dar continuidade ao sistema de alerta (Teleassistência) são outras das ações previstas.
A governante disse, ainda, que “será criado um sistema de monitorização, sinalização e acompanhamento de idosos isolados, com articulação entre os serviços de segurança social e de saúde, instituições da economia social e voluntariado, autarquias e forças de segurança”.
E acrescentou: “O Governo Regional vai, ainda, criar um centro de noite, aumentar o número de camas de internamento em lares, e continuar a apoiar na aquisição de medicamentos”.
Sobre o Estatuto do Cuidador Informal, referiu que o Regulamento será brevemente publicado e evidenciou que neste “é feito o reconhecimento da qualidade de cuidador e da dependência da pessoa cuidada, o plano de cuidados a estabelecer, os direitos do cuidador informal e os critérios para atribuição de um apoio financeiro, de natureza compensatória”.
“O Governo Regional está atento e vai continuar a desenvolver medidas concretas de apoio às pessoas idosas, com o intuito de garantir que estas tenham maior bem-estar e mais qualidade de vida”, assegurou.
SRISC
21 comentários:
No Lar da Bela Vista não há pessoal para cuidar dos idosos internados. Em vários turnos, onde os funcionários são obrigados a fazer tardes e noites seguidas, só existe, um funcionário à noite, para cerca de 40 idosos por andar. Os idosos passam muitas horas com a mesma fralda suja um dia inteiro sentado numa cadeira rodas. Talvez fosse boa ideia a srª Secretária visitar o lar, mas sem aviso prévio. Os funcionários andam exaustos. E não se confirma a tão apregoada frase do presidente do GR que nos lares existe um funcionário para cada utente. A realidade é outra, crua e nua! Os discursos dos nossos políticos são bonitos, mas não correspondem com a realidade.
13.10,
Tens razão. Falta pessoal.
Infelizmente a autorização para contratar esse pessoal, é da competência da Segurança Social, a nível nacional.
Bem que o Governo Regional o tem solicitado desde há dois anos, mas as cativações do ministro Centeno não o têm permitido.
Talvez fosse boa ideia, antes de escrever as coisas sem saber, manifestares-te no dia 18, quando o nosso Mourinho das Finanças vem à Madeira. Está tudo na mão dele. Manifesta-lhe a tua justa revolta.
Mas para arranjar tachos como o teu não é preciso licença de Lisboa! Basta ler o Joram e ver as centenas de tachos que foram criados para satisfazer as clientelas partidárias do PSD e CDS! Ah povo enganado! Por votarem nos três principais partidos das roubalheiras, defendo que os vilões devem ser ainda mais enganados e sacrificados!
Já cá faltava é tudo culpa de Lisboa, e o usual insulto de ignorante a quem opina.
Bem que essa já nós sabíamos. Toca cassete:
O que é bom fomos NÓS - Governo Regional
O que é mau é dos Cubanos/do Costa/dos Alentejanos/dos Ciganos.
Até o dinheiro para Fraldas nos Lares tem de vir do Contenente?
Onde anda a regionalização.
Não sejam despesistas e para uma população de 250.000 habitantes o Governo Regional tem mais Secretarios Regionais do que a Ilha de Malta tem de Ministros.
Afinal quanto é que o Governo Central manda anualmente para a Madeira na sua totalidade?
Era bom serem divulgadas estas contas, mas se os Cubanos soubessem davam logo a Independencia a esta Ilha Despesista.
Pelo comentário das 13.42, conclui-se que cabe ao Governo da República, abrir concurso para colocar pessoal no Lar da Bela Vista! Deve ser a única Instituição, nesta ilha, onde esse procedimento vai acontecer! MILAGRE!!! Continuem a deitar areia nos olhos dos Madeirenses.
A ignorância não pags imposto, pelo que os comentadores anteriores não têm que se preocupar.
Não sabem o que é um serviço regionalizado ou um serviço não regionalizado, e quem detém as respectivas competências.
Não há problema. Ainda vão a tempo de aprender.
Estudem.
LISBOA * CAPITAL DAS CULPAS...
Saí mais uma Poncha para a Mesa dos Renovadinhos...
Nesta Ilha, há muita gente bem paga, para fazer de ignorantes, os menos informados!
20.22,
Para a mesa dos cafofianos vai o quê? Chá de folhas de zinco para tratar a azia?
O anónimo das 13:10 tem razão e o anónimo das 13:42 não tem razão nenhuma em nada do que diz.Demagogia e areia para os olhos.A contratação de pessoal não tem nada a ver com Lisboa, basta a Segurança Social da Madeira ter vontade e ter dinheiro.Não meta as cativações do ministro Centeno na conversa e olhe para as cativações do Calado e vai ver que são piores.
A gente espera que a população seja apoiada que mais não seja, com o dinheiro que vem de Lisboa.
20.48,
Ao contrário do que dizes, o das 13.42 tem toda a razão.
O pessoal daquele lar depende na sua contratação da Segurança Social a nível nacional. À Segurança Social da Madeira compete a gestão. Não a contratação.
Convém saber o que se escreve, o que no teu caso é no das 13.10, manifestamente não sabem.
E se achas que as cativações nada têm a ver com o assunto, então é que não estás mesmo nada a par do assunto.
É apenas partidarite.
Em que que ficamos oh das 14.32
Afinal o Lar não é da Região mas sim do Costa e do Continente. Ou era como aquele pai que mandou o filho as meninas e posteriormente o filho mandou o pai pagar a conta? Como sempre a culpa....é de LISBOA.
Se aquilo é deles e está em território regional o nosso governo tem de tomar posse administrativa já.
20.34,
Novamente errado, mas percebo a confusão na tua cabeça.
De facto não está ao alcance de qualquer um entender esta fórmula de reponsabilidades partilhadas, entre as tutelas nacional e regional da Segurança Social.
O Lar é a gestão é da Região, a contratação é do Estado.
A questão não é de culpas. É apenas de constatar uma realidade existente.
Mas percebo que não entendas...
20.34
Te cuida e não andes com muito dinheiro no bolso pois o governo regional para além dos impostos suicidas que te fazem ainda vai criar uma lei de posse administrativa em que farão umas operações tipo Stop e tudo aquilo que tenhas no bolso superior a 2 euros vai reverter para o Governo Regional.
11.12
Fácil dele perceber, o Lar é da Região que expropriou e cumprimenta com o chapéu dos outros... MAS É O OUTRO QUE PAGA A CONTA E TODA A DESPESA.
Rica vidinha esta na Mamadeira do Dubai do Atlantico Laranja.
E ainda são necessários tantos Secretários e Diretores Regionais para gerir assim estas coisas fáceis. Madeira tem mais Secretários Regionais do que a Ilha de Malta tem de Ministros.
Uns comem e os outros que não comeram pagam a conta.
18.42,
Mais um comentário que não abona a tua parca capacidade intelectual.
Não sabes o que são parcerias. Esta é uma delas. Em vez do Estado ter os encargos na totalidade, faz parcerias com a Região, que constrói e gere, sendo a contratação da Segurança Social. Não parece difícil perceber, mas para ti está impossível.
Quanto a numerário de secretários e directores regionais, é a tua opinião. Há quem diga a mesma coisa sobre o número de ministros, secretários de estado, directores gerais, etc. É uma questão de opinião.
Eu também não ando de comboio, mas pago para a CP.
Usando a tua expressão, não como mas pago.
É a vida.
10.55
Conclusão do comentário do assessor referente as parcerias de gastos.
Uns apresentam as benesses mas são OS OUTROS A PAGAR.
Afinal em que ficamos:
NO LAR AS DESPESAS SÃO PAGAS PELO ESTADO PORTUGUES OU NÃO???????????????
Não venha engomar mas responde diretamente a pergunta.
16.40,
O retardamento que apresentas não te permite com certeza compreender na hora a questão.
Vou repetir a ver se desta percebes. Ao governo regional coube a construção e gestão do lar, à segurança social cabe a contratação.
Conseguiste agora entender?
16.40,
O retardamento que apresentas não te permite com certeza compreender na hora a questão.
Vou repetir a ver se desta percebes. Ao governo regional coube a construção e gestão do lar, à segurança social cabe a contratação.
Conseguiste agora entender?
Enviar um comentário