Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2021

 

POMAR TROPICAL NO PAUL DO MAR


Na freguesia do Paul do Mar, no litoral sudoeste da Ilha da Madeira, existe um pomar com mais de duzentas variedades de fruteiras tropicais, muitas delas já em plena produção. Não se trata dum campo experimental do governo regional, nem duma aposta dum agricultor pauleiro. Por estranho que pareça, o responsável pela plantação e manutenção da enorme variedade de árvores, arbustos, trepadeiras e herbáceas indígenas das regiões tropicais de África, América, Ásia e Oceânia é o Dr. João Gomes, médico oftalmologista com consultório e residência no Funchal.


                                                        Alta Política



Quem ouviu o chefe socialista madeirense falar em Portimão, e se acaso não adormeceu como aconteceu a 90% dos congressistas, reparou que o Profe utilizou o seu raciocínio do costume, a exigir análise profunda. Só que não há tempo.

Praticamente na mesma frase, acusou o governo madeirense de lidar em conflito permanente com o homólogo nacional e de viver de mão estendida para Lisboa.   

Pois, como é que se consegue adoptar as duas atitudes em simultâneo, também me interrogo - sempre de mão fechada e sempre de mão aberta. O Leitor que lhe pergunte a ele. 

domingo, 29 de agosto de 2021

 


Alta Política


Apesar do calor de fritar lagartixas, a política montou no País um circo de fim-de-semana com vedetas de indesmentível vacuidade.

Temos os golpistas do PS no retiro de Portimão; temos o Rui Rio num fórum autárquico para ir contrapondo pusilanimidades às antiquíssimas promessas que Costa repete no Sul; eis a cansada bloquista com os ziguezagues fiéis ao estilo geringonça; o velho Jerónimo que continua a babar-se com o vago cheiro a poder; temos o benfiquista anti-cigano a ensinar como se monta uma coligação para derrotar a esquerda; e temos, sobretudo, aquele rapaz do CDS a disparatar ao ritmo de uma AK-47 sem estrias.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

 

Alta Política


Guterres chegou a fazer beicinho e quase chorou. Biden deixou mesmo ver um fundo aquoso no olhar. O trágico atentado em Cabul ainda ecoava e a reacção dos grandes chefes do mundo era certamente sincera

O efeito desse choro é que é igual ao das 'lágrimas de crocodilo'. 

Os momentos patéticos, e em certa medida peripatéticos, enchem noticiários mas só evidenciam cada vez mais a hipocrisia que rege as relações internacionais, em que os grandes levam sempre a melhor, sobretudo nas contas da balança comercial.

De repente, a América percebeu que ninguém lhe passou mandato para ser polícia do mundo. Depois de 'cavar' algumas vezes dos teatros de guerra onde prometia instaurar as maravilhas ocidentais, desta vez o processo está a doer a sério. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 


VIVENDAS VANDALIZADAS NA RUA

CARVALHAL 
ONDE ESTÃO OS PROPRIETÁRIOS? 

Na Rua Conde Carvalhal as vivendas com os números 26 B e 31B, uma em frente à outra, têm sido visitadas e suspeito que já estejam a ser habitadas por indivíduos que não têm qualquer ligação com os seus proprietários. A porta 26B, com a fechadura danificada, está aberta dia e noite. O mato seco no amplo e abandonado jardim e a presença de pessoas visivelmente alteradas são condições favoráveis à eclosão dum incêndio de consequências imprevisíveis.

 

Alta Política



A galopinagem da política local cede aos efeitos do cacimbo tabanqueiro e asneira perdidamente à medida que o 26 de Setembro se insinua por cima das Desertas.

Ainda há minutos, asseguraram-nos que a imprensa catapultou hoje o inadaptado chefe socialista local a uma espécie de "personalidade do dia". 

Para distinguir que proeza?

São duas, as proezas: 

- o premiadíssimo Cafofo decidiu "tentar ressuscitar a linha ferry"; 

- o dito-cujo "vai sentar-se na mesa do congresso do PS", marcado para este fim-de-semana em Portimão.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

 


A RELVA DO 'CALDEIRÃO'





Ponto 1: a relva do Estádio dos Barreiros está em péssimas condições. Quem o desmentir precisa de óculos.

Ponto 2: a que propósito se dão ao atrevimento de deduzir que o mau relvado prejudicou domingo a equipa do FC Porto?

Será porque nessas circunstâncias uma equipa tecnicista perde mais qualidades do que outra menos tecnicista? 

Mas vamos lá ver: certo que o 'onze' dos azuis é superior ao funchalense - com aquele orçamento era melhor que não. Mas quanto a ser mais tecnicista é o que temos de apurar. 

Afinal, naquela sua técnica toda, o FC Porto apresenta-se com alguns 'pedreiros', sem ofensa, a par de uns craques mais dotados. E o Marítimo conta com uns quantos tecnicistas ao lado de outros mais 'trapalhões'.

O FCP não é só técnica e o CSM não é só pontapé para as bananeiras.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 

AMEIXIEIRA BETONADA

Na Madeira, ilha das flores, são incontáveis os actos de desamor pelas árvores.

Uns dão mais nas vistas e são mais badalados, como é o caso do Parque Municipal do Monte onde a ordem foi abater tudo - as árvores que já deviam ter sido eliminadas por mais que evidente fragilidade e ameaça à vida dos humanos e as árvores sadias que mereciam viver muitos mais anos bem tratadas para não colocar em perigo pessoas e bens. Depois de arrasar o Largo da Fonte, o movimento arboricida subirá até à Igreja de Nossa Senhora do Monte, não se sabendo quantas árvores escaparão, porque monumentalidade e nobreza são sinónimos de ameaça. 

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





FUNÇÃO SOCIAL DO DESPORTO



 

A função social do desporto foi destacada no Conselho Europeu de Viena (11 a 12 de Dezembro de 1998) que, nas suas conclusões, convidou a Comissão a apresentar-lhe um relatório para a cimeira de Helsínquia “na perspetiva da salvaguarda das estruturas desportivas atuais e da manutenção da função social do desporto no quadro comunitário”. 

O desporto não é mencionado nas disposições dos tratados, excetuando a introdução no tratado de Amesterdão de uma declaração relativa ao desporto, onde se salienta o seu significado social e, em especial, o seu papel na formação da identidade e na aproximação das pessoas e se convida, por isso, as instituições da União Europeia a ouvir as associações desportivas, sempre que se coloquem questões importantes relacionadas com o mundo do desporto (incluindo o desporto amador). 

 


O 'Económico' deste mês volta a pôr a agulha eleitoral destacadamente na direcção do Laranjal, com base numa sondagem Aximage.



Estes números não resistirão até ao dia 26 de Setembro. Provavelmente, o trabalho de campo da Aximage, por conta do 'Económico', foi apanhar o eleitorado num dos dias de calor exacerbado que temos sofrido, e daí o castigo aos paços do concelho, que não tem ar condicionado para todos.

Com a chegada do Outono, o clima das autárquicas regressará ao equilíbrio do costume, pendendo a vitória para um lado ou outro sem grandes margens para 'goleada'. 

E mesmo essa bipolarização perfeita... Não haverá um intruso dos 'pequenos' a estragar a festa aos barões? O povo deixará tudo nas mãos deles, os (tu)barões?

quinta-feira, 19 de agosto de 2021



                               A OPACIDADE DA CMF


No ano passado, houve um célebre concurso de uma obra lançada pela Câmara Municipal do Funchal. A obra designava-se CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma.

 

O concurso era de prévia qualificação, logo as empresas de construção tinham que ter as habilitações necessárias para concorrer.

 

Numa ação pouco transparente, a CMF adjudicou e contratou a obra a uma empresa que não possuía as habilitações necessárias à execução do contrato.

 

'Ad perficiendum' com o calor eleitoral

- alerta do K-Zonas Altas


Alerta vermelho, depois não venham chorar que eu não avisei! As eleições estão à porta, e nada vai ser igual às últimas "Regionais" nas zonas altas. Desta vez, vai haver 7 comités revolucionários para fiscalizar todas as secções, bares e tascas, numa faixa que vai desde as Courelas até o Super São Roque e que estende para norte até a Alegria, passando pelo Lombo Jamboeiro e terminado na Barreira, correspondendo a 269 hectares. 
Esta revolução à Otelo é para quebrar a escalada de preços que estão a praticar neste momento na compra de uma foto com a cruz. Incrível, passa de 20 para 30 semilhas! Estamos a falar de um aumento de 50% de inflação. Estes fiscais vão assegurar que isso não venha a acontecer, e vão exigir o cumprimento do diploma em vigor, tolerância zero!  


Réplica do PREC à Otelo.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

 

A esta posição do MP

Albuquerque não responde 



(Foto JM)


O Lobo Marinho está na máxima força em viagens a ligar as duas ilhas neste Verão super-aquecido. 

Mas a estação calmosa induz algumas mentes à reflexão metafísica sobre o sistema de transportes marítimos que temos.

Ninguém chega a conclusões. Percebe-se o esquema, porém ninguém explica os motivos da sua perenidade.

O geralmente arguto MP quis desembrulhar a meada, mas com a maré cheia o barco não anda!

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

 

PEDRO FOI TOMAR UM CAFÉ E JÁ VOLTA



Albuquerque mandou Pedro estagiar na campanha autárquica para estar rodado e em boa forma quando a corrida das legislativas começar. (Foto 'candidatura Funchal sempre à frente')


Cumpriu-se hoje mais um momento da rábula que Miguel Albuquerque escreveu para marcar presença nas eleições do Funchal. Fazer o papel apagado de Rui Rio é que não.  

Ainda há bocado, Pedro Calado saiu da Junta Geral e foi tomar café a uma zona mais eléctrica da cidade, aproveitando ainda para um número de campanha eleitoral.

À saída da JG, não se verificou grande aparato de funcionários, ao contrário do que se viu na encenação patética cheia de abraços e beijos forçados idealizada pela LPM, quando o Profe neo-socialista saiu da Câmara do Funchal todo lançado, rumo a três derrotas consecutivas.

 

 QUEM APLICA A MULTA? 



O jardim do edifício do comando da PSP na Madeira (Ilha das flores) encontra-se, há meses, com este aspecto miserável. A negligência ambiental é passível de multa? Em caso afirmativo, quem aplica?


domingo, 15 de agosto de 2021

 


POBREZA FRANCISCANA



A possível avaliação ao programa de ontem na RTP-M sobre as músicas da vida do convidado está condensada no título acima. 

A máxima tolerância que podemos praticar - amnistia ligada ao significado do dia de hoje, 15 de Agosto, percebem? - é não dizer nem mais uma palavra sobre o que se passou no dito programa. De resto, a confirmação do deserto de ideias que toda a gente já descobriu na cabeça do neo-socialista da Tabanca. 

Agonizante.

Um tesouro para os conhecidos 'tesourinhos deprimentes'.

Mas uma interessante novidade estava para cair ali no bem conseguido cenário.

sábado, 14 de agosto de 2021

 

ONZE ANOS DEPOIS DO FOGO




Na madrugada de 14 de Agosto de 2010 o fogo, ateado por um criminoso, destruiu cerca de 90% da vegetação do Parque Ecológico do Funchal e do Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira.

Muito pouco escapou nas áreas plantadas pelos voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal na extremidade mais alta do Parque (1750 - 1800 metros de altitude) e na Achada Grande (1550 metros de altitude).


QUEM QUISER VER 

É SÓ SUBIR AO MONTE 


Não se sabe se os responsáveis de 2017 aparecerão hoje ou amanhã na zona dos festejos de Nossa Senhora. Na política, há gente para tudo...




Veja-se um dos plátanos que se tornaram familiares no Largo da Fonte, durante anos. Até a palmeira escolheu aquele tronco para vir ao mundo!



 

                                                      Alta Política 



Padecendo da graforreia que se seguiu ao fracasso do seu visual plastificado, Profe Mentiras tornou a botar artigalhada nos últimos dias. Tal como numa anterior peça 'copy paste', ufanou-se, no artigo de "opinião", de levar o PS à proeza de concorrer eleitoralmente a todas as regedorias da Tabanca. 

O que equivale a dizer que os antecessores da Rua do Surdo muito teriam que aprender com o "chefe" socialista da actualidade. 

Ou seja: aparecesse o dito-cujo Profe nos tempos loucos em que os assustadiços líderes rosa não conseguiam passar da Ribeira dos Socorridos para lá (aliás como os centristas e os esquerdistas da época) e o então Rei da Tabanca, mais o Jaime, o Egídio Pita, o Machadinho e demais trogloditas da Madeira Nova haviam de ver o que era bom para a tosse.

Julgam que estão a brincar com quem?

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

 

ÁRVORES ABATIDAS 

- EVIDENTEMENTE


O Presidente da Câmara do Funchal avançou com medidas que apelidou de 'protecção civil'. Não houve tempo para discussões de lana caprina ou procedimentos burocráticos que continuassem a segurar a espada de Dâmocles sobre as pessoas que visitam o Monte. 





Base apodrecida do enorme plátano que se situava à frente do Café Parque. Arrepiante. 


 

MONTE


DOCUMENTO INÉDITO


A INVESTIGAÇÃO CONTADA POR DENTRO

- O diário de Pedro Ginja



Logo depois do irreal que a dolorosa tragédia do Monte chegou a parecer, em Agosto de 2017, a população levou, resignada, com uma sequência de episódios cada um mais surreal do que o outro.

Nos momentos dramáticos em que ainda se 'desencarceravam' as vítimas para os salvamentos possíveis, o então Presidente da Câmara do Funchal inventava friamente argumentos para sacudir responsabilidades pessoais em relação à queda da árvore - cujo balanço daria 13 mortes e 50 feridos.

"Não foi um plátano, não foi um plátano, foi um carvalho", entusiasmou-se o edil com o álibi, como se a qualidade da árvore fatal pudesse ainda salvar alguém.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





NUNCA TINHA LIDO NEMÉSIO


 


Quem da minha geração não ouviu falar de Vitorino Nemésio? Açoriano da Terceira (Praia da Vitória), o autor de Mau Tempo no Canal (1944) agarrou os portugueses ao pequeno ecrã a preto-e-branco, entre 1969 e 1975, com o programa “Se bem me lembro”, em horário nobre. A realizadora da RTP, Maria João Rocha, dizia que “era muito mais que um homem de televisão. Era, sobretudo, um homem do mundo.” Os madeirenses (Distrito Autónomo do Funchal) tiveram esse gosto (só) em agosto de 1972, quando a Radiotelevisão Portuguesa ia fazer 16 anos.  

 

Ontem, os primeiros 28 minutos do telejornal das 21 horas da RTP-Madeira foram exclusivamente dedicados ao rali.
Prova evidente que a Madeira é uma região em desenvolvimento acelerado!


Raimundo Quintal

segunda-feira, 2 de agosto de 2021



Alta Política









O actual presidente do PS-M, dentro dos seus polvorosos planos superlotados de "ideias e soluções", como alardeia numa entrevistadura despejada hoje, engendrou nova tentativa de se pôr em bicos-de-pés no palco da imbecilidade aldeã. 

Profe Cafofo recorre à História do sacrificado Partido Socialista para, bem comparado, se auto-proclamar um supra-sumo a preencher listas eleitorais. No que deixaria os dirigentes partidários seus antecessores submersos no anonimato das sombras da antiga Rua do Surdo.


Havia necessidade de ferir a memória precisamente de quem tanto se prejudicou na vida em nome da sobrevivência do partido?