Alta Política
A galopinagem da política local cede aos efeitos do cacimbo tabanqueiro e asneira perdidamente à medida que o 26 de Setembro se insinua por cima das Desertas.
Ainda há minutos, asseguraram-nos que a imprensa catapultou hoje o inadaptado chefe socialista local a uma espécie de "personalidade do dia".
Para distinguir que proeza?
São duas, as proezas:
- o premiadíssimo Cafofo decidiu "tentar ressuscitar a linha ferry";
- o dito-cujo "vai sentar-se na mesa do congresso do PS", marcado para este fim-de-semana em Portimão.
Quanto à primeira façanha, tem gás para subir de importância: se passar da fase "tentar" para "ressuscitar" mesmo, será milagre. Nem Jesus Cristo!
Sobre a segunda proeza - sentar-se à mesa do congresso, pois então! - desconhecíamos que havia falta de cadeiras em Portimão. Mas se o homem se desenrascou e ganhou dianteira aos "nabos" que ficarão de pé à volta da mesa, honra ao mérito.
Importa referir que não há indícios de que fosse preciso um murro na mesa para operar as duas façanhas.
Os presidentes que antecederam o homem no PS-M vejam lá como é que se brilha na liderança de um partido! Na liderança da oposição madeirense.
Eles, coitados, nem conseguiam fazer listas eleitorais em toda a Madeira, quanto mais reservar uma cadeira para se sentar nos congressos do Rato...!
Agora mais a sério.
O pára-quedista da Autonomia Paulo Cafofo não comparecerá em Portimão de mãos a abanar. Garantem-nos que ele vai armado com uma moção cheia de autonomismo, com quatro 'bombas' programáticas que estremecerão a sala de trabalhos: ele vai falar da "continuidade territorial"; da "coesão e desenvolvimento económico"; da "aposta na UMa e no CINM"; e na "revisão do Estatuto".
Temas inovadores! Como diz o outro, "ponho o pescoço no picadeiro" se houve líder do PS-M desde o Arquitecto João da Conceição, há mais de 40 anos, que não batalhasse nestes exactos objectivos!
Bem, há um intuito conseguido mesmo antes de o Profe se meter no avião: chamada de 1.ª página e um título a 5 colunas a dizer que ele "integra Mesa em congresso". Além, claro, da tradicional fotografia do artista regional abraçado ao desorientado Costa.
E das duas, uma:
- ou temos ali uma estratégia político-"jornalística" que actualmente não aquenta nem arrefenta, é chover no molhado porque ninguém liga a tais "notícias";
- ou a inclusão do chefe socialista regional na "porra" de uma mesa de congresso nacional passou a ser "notícia".
5 comentários:
Brilhante análise como sempre.
Texto 5 estrelas.
Calisto parabéns, sempre bem visto
Caro Calisto, é ver as notícias mais recentes para perceber a dimensão ainda maior do ridículo e da estupidez: o homem fica contente por ser o único representante do PS Madeira no Congresso e por ter coragem para não convidar António Costa para vir à Madeira! Grande orgulho!
Bem, caro Comentador, não sei que mais fazer para ajudar a travar a derrapagem naqueles lados.
Quanto à coragem para não convidar o Sargentão a vir cá, não acho que seja proeza única. Eu também estava para convidar o Leonel Messi a vir a uma conferência do Fénix sobre 'o drible à pulga' e corajosamente desisti de convidar o craque argentino.
Com as devidas distâncias, claro está.
Mande sempre.
Enviar um comentário