Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 

AMEIXIEIRA BETONADA

Na Madeira, ilha das flores, são incontáveis os actos de desamor pelas árvores.

Uns dão mais nas vistas e são mais badalados, como é o caso do Parque Municipal do Monte onde a ordem foi abater tudo - as árvores que já deviam ter sido eliminadas por mais que evidente fragilidade e ameaça à vida dos humanos e as árvores sadias que mereciam viver muitos mais anos bem tratadas para não colocar em perigo pessoas e bens. Depois de arrasar o Largo da Fonte, o movimento arboricida subirá até à Igreja de Nossa Senhora do Monte, não se sabendo quantas árvores escaparão, porque monumentalidade e nobreza são sinónimos de ameaça. 

As árvores não votam nem protestam de forma audível, pelo que os catadores de votos continuarão a agir para satisfazer a dendrofobia e a dendroclastia reinantes na Singapura do Atlântico.

Poderia apresentar uma lista enorme de assassinatos e maus-tratos infringidos às árvores nesta Ilha, em que muitos dos seus habitantes estão convencidos ser o centro do sistema solar, mas vou cingir-me a mostrar uma ameixieira betonada, que com observei no sítio da Ribeira da Tabua, pouco acima da Levada Nova e a poucos quilómetros do inovador Brava Valley.

A árvore de fruto que ali vive há muitos anos não foi abatida para dar lugar a um novo muro. Cortaram-lhe uns ramos e estrangularam o tronco com betão. Com as raízes na terra e uma enorme vontade de viver, continua a oferecer, nos dias quentes de Verão, ameixas refrescantes aos opressores.


20.08.2021

Raimundo Quintal

4 comentários:

Anónimo disse...

Será na Quinta das Angústias?

Anónimo disse...

Com tanta promessa por parte destes benfeitores do Povo, quem quer trabalhar?
Até o IE nem funciona
As Empresas pedem trabalhadores ao IE e estes ou não enviam ou enviam e estes nem aparecem às entrevistas.
Porque razão o IE não lhes corta o desemprego?
É devido às eleições?
Então queremos ou não as Empresas a funcionar?
As empresas andaram um ano e meio na penúria. Estão na maioria falidas e quando começam a dar sinais de retoma os trabalhadores como nada lhes falta em termos de subsídios, querem continuar a bronzear na Praia e nos cafés.
O IE tem medo do Alturas e todos os pançudos que o acompanham?

Anónimo disse...

Paguem ordenados decentes e vão aparecer trabalhadores. Querem mamar à força toda façam vocês o trabalho todo. Palhaços

Anónimo disse...

Estranho e como expert não se pronunciar sobre a relva dos Barreiros.
Para não "arranhar" o seu amigo Carlos Pereira?