Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cultura, Culturas


 
DINHEIRO QUE O MAR LEVA (4º episódio)




Baía do Funchal - 1


Ontem às 12 horas estive a fotografar as obras na Baía do Funchal, que o desgoverno da Madeira teima em afirmar que visam aumentar a segurança da cidade. Como podem confirmar pelas fotografias 2, 4 e 6, as retroescavadoras e os camiões aumentavam os esporões com blocos de basalto arrancados das ribeiras. A obra corria a bom ritmo e tudo parecia encaminhado para não haver mais nenhum revés, após a destruição parcial ocorrida a 30 de Outubro.
Hoje pelas 15 horas voltei a visitar as obras e, sem o mínimo de espanto, verifiquei que umas ondas de sudoeste, com apenas 2 metros de altura, estavam novamente a dar cabo das obras superiormente ordenadas pelo grande domador da natureza. As fotografias 1, 3 e 5 permitem concluir, que em pouco mais de 24 horas os esporões minguaram.
Observem a distância entre a extremidade do esporão e a bóia vermelha nas fotografias 5 (15 horas do dia 16) e 6 (12 horas do dia 15). Porque até ao fim do dia de ontem muitos camiões continuaram a despejar pedra, logo se percebe a dimensão do recuo.
Esta é a quarta vez que o mar avisa que não gosta daquela obra tresloucada, mas obstinadamente vão continuar até que um temporal de sul ou sudeste dê cabo daquilo tudo.
Até quando os madeirenses vão continuar impávidos e serenos a ver o dinheiro da Lei de Meios atirado para o fundo do mar?
Vai Portugal e a Europa permitir que verbas do QREN sejam desbaratadas nestas empreitadas?
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal


Baía do Funchal - 2

Baía do Funchal - 3

Baía do Funchal - 4

Baía do Funchal - 5

Baía do Funchal - 6

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto mais parece uma cópia do facebook do Raimundo Quintal

Luís Calisto disse...

Lá vem um cavalheiro muito esperto a fazer descobertas que ninguém conseguira desde o tempo em que os animais falavam...
Oh sr. Anónimo,aqui não há cópia nenhuma, porque, por sorte providencial, ainda não chegámos ao ponto de precisar copiar quem quer que seja.
O que há aqui é o próprio artigo do facebook do Dr. Raimundo Quintal, personalidade da nossa terra que faz o obséquio de nos enviar os seus artigos - praticamente todos eles - para os publicarmos aqui, no 'Fénix', o que fazemos com muita honra. E continuaremos a fazer.
Em todo o caso, antes de o sr. Anónimo tentar dar lições de deontologia em qualquer ramo da vida, comece por dar a cara. Sem assumir as posições próprias não existem os princípios deontológicos que o esperto cavalheiro pretende passar aos outros.


João Freitas disse...

Caro Calisto: Não é caso para se aborrecer. 48 anos de Salazar + 38 de continuação da ditadura, só pode ter gerado anónimos com sangue de escravo.
Um abraço.