Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de novembro de 2012




"Uma das mais belas estradas da Madeira" está encerrada


Barreira-Pico do Areeiro.


Durante e após as chuvas da última terça-feira (30.10.12) o Serviço Regional de Proteção Civil emitiu vários avisos sobre as estradas encerradas em resultado do desabamento de rochas, deslizamentos de lamas e quedas de árvores. A estrada regional Poiso – Pico do Areeiro (que continua muito perigosa junto ao posto meteorológico) integrou a lista, mas nem uma só palavra sobre a nova estrada do Pico do Areeiro até aos sítios da Barreira e da Volta da Malhada (entre a Ribeira da Lapa e a Eira do Serrado), inaugurada pelo presidente do Governo Regional, no domingo, 21 de Outubro, que a classificou e a comunicação difundiu como “uma das mais belas estradas da Madeira”.
Conhecendo o modo como foram traçados os dois ramais e as características geomorfológicas do território, estranhei que, após a precipitação ocorrida no maciço montanhoso do Pico do Areeiro, aquela estrada se mantivesse aberta. Só por obra de milagre não teriam ocorrido desabamentos e deslizamentos. Como tive de me ausentar da Madeira, pedi a uns amigos para percorrer a pé os percursos entre a Volta da Malhada e o Paredão (o de maior risco de desabamentos – como escrevi no Facebook, em 10.08.12) e entre a Barreira e o Pico do Prado, com o objetivo de monitorizar a ação da chuva e do vento associada ao talhamento das vertentes provocado pela construção da estrada que “tem por objetivo defender a Natureza”.
Foi sem espanto que encontraram os dois portões fechados. Não arriscaram transpor a pé o portão da Volta da Malhada, mas porque o risco era muito menor avançaram em direção ao Pico do Prado. Naturalmente, que não foi difícil de encontrar a razão para o encerramento da nova estrada. As fotografias referem-se apenas a um pequeno troço de um dos dois ramais, que somam 16,2 Km, mas são esclarecedoras.
Na véspera da inauguração, o secretário regional do Ambiente organizou uma excursão com operadores turísticos e representantes dos meios de comunicação social para mostrar as potencialidades turísticas da nova via. Dois desses agentes até se predispuseram a participar na campanha de propaganda política, tecendo elogios ao novo circuito Curral das Freiras – Pico do Areeiro.
Menos de duas semanas após a abertura oficial, a estrada que custou 7,5 milhões de euros ( 75% do pagamento da responsabilidade da União Europeia) está encerrada e com as chuvas e os ventos que estão previstos para hoje e amanhã é previsível que as complicações aumentem.
Termino esta nota com duas sugestões:
- ao Serviço Regional de Proteção Civil, para que inclua esta estrada no mapa de estradas da Madeira e que não se esqueça de referir o seu encerramento;
- ao secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, para que organize no próximo domingo uma excursão, com o objetivo de provar que “uma das mais belas estradas da Madeira” está bem e recomenda-se.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
Barreira-Pico do Areeiro.


Barreira-Pico do Areeiro.


Barreira-Pico do Areeiro.


Portão do Pico do Prado.
 
 

4 comentários:

jorge figueira disse...

Temos um Governo de profunda FÉ. As afirmações de que a estrada inaugurada visava a conservação da natureza insere-se nesse princípio. Alguém terá de dizer-lhe que, para além de FÉ, convém ter os pés no chão. Faz, o GR, o papel do aluno cábula, que, não tendo estudado nada, vai rezar para ter boa nota no exame e acaba chumbado.
É o fia-te na virgem e não corras...

Anónimo disse...

O pagamento pela uniao europeia foi de 95% e mão 75.

Observador disse...

Jardim ganhou e o Calisto hibernou.

Anónimo disse...

esta obra foi financiada pela união europeia tendo como objectivo a reflorestação e o combate a fogos e como objectivo mais vasto a protecção do funchal , está no que se vê.
com argumentos identicos que tem como objectivo ultimo protejer o funchal á a obra das ribeiras e do aterro , tambem elas financiadas , julgo que infelizmente vamos ver os mesmos resultados e esses sim decisivos para o fim da economia regional.