Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CONSELHO REGIONAL DO PSD-M


INTERVENÇÃO DE NUNO TEIXEIRA
JÁ ESTÁ A PROVOCAR PRURIDOS


O eurodeputado dispõe de palco este sábado para uma intervenção de fundo, o que deixa certos barões laranja de 'pulga atrás da orelha'. Partem de uma presunção errada



Será uma boa altura para sair da sala e de certeza que alguns conselheiros sairão mesmo. É o que dizem alguns barões do PSD-Madeira depois de saberem da intervenção a cargo de Nuno Teixeira programada para o conselho regional de sábado, a começar às 10, em Santa Quitéria.  
O cenário político-partidário montou-se em pouco tempo. Segundo os críticos, o chefe Jardim resolveu encarregar Nuno Teixeira de uma intervenção, perante o extenso órgão do PSD que é o conselho regional, com a ideia de lançar ao barulho mais um delfim. Mais: João Cunha e Silva não estaria inocente na estratégia. Descontente com a sua situação actual - dizem eles -, o vice do governo, que já recebeu apoio público do próprio Nuno Teixeira em caso de disputar a liderança do partido, estaria hoje em dia virado para incentivar uma candidatura do eurodeputado à sucessão do grande chefe.
"Se o Alberto João quer baralhar mais isto do que está, para continuar por cima", dizia-nos hoje um barão do PSD, "então ele verá pela reacção dos conselheiros que já não pode fazer sempre o que quer."
Esta corrente de opinião social-democrata parte de uma ideia errada: na verdade, não foi Jardim a convidar o eurodeputado para a intervenção causadora de tantos pruridos.

Jardim encontrava-se na sede do partido para a reunião da comissão política regional de 6 de Agosto, quando foi abordado por Nuno Teixeira, com uma proposta nas mãos. O chefe ouviu: Nuno Teixeira, tendo cumprido em Julho 4 anos de mandato no Parlamento Europeu, achava-se no dever e na obrigação de prestar contas, apresentando ao partido um balanço do seu trabalho. Era o que queria fazer em conselho regional, se Jardim não tivesse nada contra. 
O líder entendeu que o trabalho desenvolvido na Europa satisfazia perfeitamente e que quaisquer explicações eram dispensáveis. Mas acabou por concordar, tanto com a proposta do balanço como com a análise, nas mesma ocasião, daquilo que será a política de coesão europeia para o período 2014-2020.
Nessa mesma reunião da comissão política, chefe Jardim acedeu a que Nuno Teixeira distribuísse aos conselheiros regionais, na reunião a realizar-se este sábado (7), uma publicação da autoria do próprio deputado intitulada '2014-2020 - É possível mais Europa com menos dinheiro?'. 
Trata-se de um trabalho em que se abordam questões como "Que orçamento para a União Europeia", "Que espaço de coesão", "Que estratégia para 2020" e "Que apoio para as regiões ultraperiféricas".
Essa publicação está, por sinal, disponível na net - http://content.yudu.com/Library/A1zv2m/NunoTeixeira/resources/index.htm?referrerUrl=

Ainda não sabemos se os barões descontentes com a hipótese de um brilharete de Nuno Teixeira acreditarão nesta versão singela dos acontecimentos. Mas alguns membros da comissão política do PSD ouviram o diálogo entre Nuno Teixeira e o seu chefe Jardim, e podem confirmar tudo.
Em todo o caso, no contexto actual de conflitualidade generalizada no seio dos social-democratas, com Jardim em guerra contra delfins e delfins em guerra contra delfins, não é de estranhar a montagem de cenários como este... do 'lançamento de um novo delfim'. Até porque, tratando-se de Nuno Teixeira, também não seria tão estranho assim que essa versão fosse verdadeira.
Não é. Nuno Teixeira vai fazer uma intervenção - ou análise, que no caso tem menos peso - por sua iniciativa. 


6 comentários:

Anónimo disse...

Os conselheiros podem livremente usar da palavra. Não precisam da autorização de AJJ. Se não concordarem com Teixeira( do filho, claro) que se assumam e "aconselhem" o partido e o chefe...

Anónimo disse...

Nuno Teixeira parece-me uma pessoa competente e simpática, tal como o seu antecessor no PE Sérgio Marques.
A estes a estadia em Bruxelas fez bem.
No entanto, o tal apoio a Cunha e Silva pode-lhe custar caro num futuro próximo

Anónimo disse...

Correção, quando escrevi Bruxelas queria dizer Estrasburgo

Anónimo disse...

Nuno Teixeira tem dado a cara na recolha de apoios para João Cunha e Silva , nunca tendo sido colocada a possibilidade de o seu nome surgir á cabeça. agora esta teoria de que pode vir a ser um dos proximos candidatos á liderança não é de excluir até pelo seu perfil consensual , terá é de fazer uma coisa urgentemente , convencer Gilberto Teixeira a guardar as suas opiniões para a sua roda de amigos e a deixar de escarra-las no JM porque não á pachorra para levar com aquilo.

Anónimo disse...

A diferença do Pai para o Filho é entre o Dia e a Noite. O percurso de lambe botas, maldizente, pseudojornalístico, não abona para o prestigio do filho que poderá andar por Bruxelas mais um mandato , mas não para delfim...O trabalho dele será para relançar Cunha e Silva que tem estado em todas , nos últimos dias...

Anónimo disse...

O Nuno Teixeira candidato a quê? Só se for para engatar gajas, de resto...