À ESPERA DOS DEBATES NA RTP
(Imagem jornalismob.com) |
Se não nos passou ao lado, a televisão pública não anunciou por enquanto o seu critério para os debates entre candidatos às Câmaras, no âmbito das eleições autárquicas.
O papel da televisão pública prevê um activismo cívico e democrático incluindo o esclarecimento dos eleitores através de debates que exponham as intenções e os argumentos programáticos de cada candidato.
Aguardamos com expectativa esse confronto de ideias dos cabeças-de-lista do Funchal, sobretudo, porque os resultados da capital darão a partida para as legislativas que se vão seguir (2015).
Fazemos votos para que a RTP opte por uma série de debates a dois, porque todos sabemos como resultam inconclusivas as peixeiradas com vários candidatos à mesa.
Nesse modelo, só há inconvenientes.
Ou o pivot consegue fazer falar um de cada vez e a conversa torna-se numa soma de monólogos parecidos com entrevistas em separado; ou permitem-se as interrupções e os telespectadores que conseguirem aguentar o programa saem dele mais confusos do que estavam antes.
Mas os chefes da TV saberão como agir, desde que não nos faltem com os debates, que podem ser decisivos para esclarecimento do povo.
1 comentário:
Espero que o Funchal não eclipse todos os outros concelhos, mais uma vez
Enviar um comentário