Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


JOÃO PESTANA

CÂMARA CONDECORA UM GRANDE ARTISTA DA FOTOGRAFIA




A vereação funchalense votou favoravelmente esta quinta-feira uma proposta para distinguir um reconhecido artista da nossa terra com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal: João Pestana.
Ficou estabelecido que a condecoração será aposta no Dia da Cidade, 21 de Agosto.
São mais do que conhecidos os méritos do fotógrafo - com vários livros de imagens publicados e largas dezenas de exposições em vários espaços de arte. Teve incursões várias pelo mundo do audiovisual. E tem currículo como figura carismática dos quadros da edilidade que agora decide, em boa hora, prestar-lhe a merecidíssima homenagem.
Trata-se de uma decisão da Câmara carregada de humanismo e muitos significados que os funchalenses e os madeirenses não esquecerão. 
'Fénix' louva entusiasticamente a atribuição da Medalha de Ouro ao exímio João Pestana, a quem endereça calorosos parabéns.


 Um livro de João Pestana






Um dos milhentos trabalhos do autor




Texto da proposta do PP-M que a Câmara aprovou por unanimidade para homenagear João Pestana



Deliberação

João Pestana é uma das personalidades de maior relevo da vida cultural da Região Autónoma da Madeira. 
Fotógrafo nascido no Funchal, trabalhou também na sétima arte, como intérprete e como cineasta, tendo realizado diversos documentários para a televisão e para o cinema, estando o seu espólio à guarda da Cinemateca Portuguesa.
Na sua vertente de trabalho principal, a fotografia, é construtor de imagens que no seu conjunto acompanham o crescimento e as mudanças patrimoniais, culturais, económicas e sociais do Funchal e da Região ao longo do século XX. O seu trabalho assume uma importância fundamental, como testemunho da Cidade e das suas gentes. 
Muitas das obras de João Pestana pertencem hoje a coleções públicas e privadas quer na Madeira e no continente português, quer em países como a Alemanha, Malta, Estados Unidos da América, Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, entre outros. 

Autor de diversas exposições, João Pestana viu-lhe ser atribuída, em 2005, a Ordem de Mérito da República Portuguesa, pelos relevantes serviços prestados à Cultura e às artes.
Entre outras distinções nacionais e internacionais, este ilustre concidadão do Funchal foi também agraciado, pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, com a Medalha Jorge Amado.
Em paralelo à sua atividade de criador, João Pestana foi também dinamizador cultural e, enquanto funcionário da Câmara Municipal do Funchal, foi Diretor do Teatro Municipal Baltazar Dias, tendo desenvolvido trabalho meritório.

Sobre o fotógrafo, o escritor funchalense Viale Moutinho escreveu, em 2008, por ocasião da exposição “Glimpse”, integrada no calendário comemorativo do V Centenário da Cidade:

“Esta figura marcada pelo branco e pelo encarnado, barba e cabelo de uma alvura emblemática, olhos esquadrinhadores por detrás das lentes dos óculos, a imagem simpática e bem conhecida de João Pestana nas ruas do Funchal, leva-nos a uma viagem pelo tempo, pelos lugares, sobretudo pelo espírito e pela memória dos lugares. (...). O fotógrafo João-Pestana confirma o Funchal.”

Por todas estas razões, a Câmara Municipal do Funchal delibera homenagear João Pestana, deliberando que: 
- Em cerimónia pública, a realizar nos Paços do Concelho, e na presença de toda a vereação, João Pestana será agraciado com a Medalha da Cidade;
- A Câmara Municipal do Funchal editará, num espaço de tempo razoável, a estudar com o fotografo, um volume que integre as imagens escolhidas e disponibilizadas por João Pestana, ficando esse trabalho como documento sobre a Cidade, nos seus mais diversos aspectos. O volume estará disponível para venda ao público.

Funchal, 16 de Janeiro de 2014
O vereador
José Manuel Rodrigues

Sem comentários: