Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O que vai na Praça


MUSEU DE RONALDO CONCORRIDO




Comprovámos esta manhã de quinta-feira o sucesso do Museu CR7, sobranceiro ao Porto do Funchal. Tripulantes e turistas, mesmo em dia de fraco movimento naval, a subir a rampa que dá acesso ao museu. Lá dentro, muita gente, a observar os adereços do nosso maior do mundo.
Um pormenor: o n.º 10 da porta foi banido em definitivo do local. De facto, parecia provocação, a sombra de Messi que não larga Ronaldo também ali em marcação cerrada, no museu. Foi tirado e bem tirado.




DESEMBARCARAM QUANTOS?!


Ouvimos a alguém com responsabilidades umas larachas sobre o desembarques dos paquetes de cruzeiro no último do ano, atirando o número de 30 mil para os que vieram a terra gastar IVA. 
Pois. Conversa para quem não acompanhou minimamente as operações em causa. O pandemónio em que se tornou a chegada dos estrangeiros a um cais absolutamente nada artilhado para os receber em segurança. 
Os insistentes protestos de naturais que assistiam à cena dizem tudo.
Aquilo foi ao ponto de as equipas dos navios assentarem arraiais com águas e chás ao alto das escadas, para servir os seus passageiros, e pouco depois zarparem dali a sete pés, interrompendo a operação de desembarque por falta de condições.
As autoridades portuárias devem estar satisfeitas consigo próprias, sem dúvida. Não se deu nenhum sarilho ali porque os responsáveis dos navios não arriscaram mais.
O aparato para passar um simples cabo do cais à baleeira!
Vieram a terra 30 mil?! Olhe que não. Ao fim da tarde de 31 já só alguns passageiros do 'World' utilizavam o transbordo.
Como 'documento junto', mostramos aqui o estado de uma das duas escadas do cais utilizadas. Alguns desembarques também se registaram na Pontinha e à entrada da marina, e foi tudo.
Cais naquele estado, marina com pontões partidos, mangas de passageiros na Pontinha fora de serviço (quem as comprou tenta em vão devolvê-las ao vendedor)... E assim vai a nossa publicidade turística.









DINHEIRO NA CONTA DOS AGRICULTORES 
E SEM GABAROLICE

Os agricultores receberam com satisfação, já nas últimas horas de 2013, o dinheiro relativo aos prometidos apoios oficiais. De repente, sentiram cair o dinheirinho na conta.
A ministra Assunção Cristas nunca recebeu tantos votos de bom ano!
O que nos admira é não termos percebido que Manuel António Correia, o 'ministro' regional homólogo de Assunção, tratasse de reivindicar para si os louros do presente no sapatinho. São milhões para aqui, milhões para ali, promessas que nunca dão em nada, e agora que o dinheiro caiu mesmo na conta dos agricultores, nada de cumprimentar com o chapéu ministerial. 
Manel António ainda está a curar dos vapores natalícios?
Ou será que ele já o fez e nós, ainda mal refeitos da ressaca, não demos por nada?


CEMITÉRIOS SEM ESPAÇO

O tema desta conversa na Praça não é dos mais agradáveis, mas tem importância. Dizem-nos que no cemitério de São Martinho já não há espaço para fazer os funerais. As operações do enterro propriamente dito agora são feitas com máquina, que compacta o terreno depois da cova fechada, de modo a que não há 'respiração' e os cadáveres não se decompõem. 
As operações só decorrem com normalidade quando em jazigos.
E em São Gonçalo estará a verificar-se o mesmo.
Aguardam-se as soluções de quem de direito.


ATOUGUIA NA APRAM?


Paulo Atouguia, recentemente eleito vereador pelo PSD-M, mas sem pelouro por causa da inesperada derrota, a partir de hoje não é presidente das sociedades de desenvolvimento - na sequência do que anunciámos aqui dois meses e meio atrás.
Assim, fica sem nada para fazer. O caminho seria retomar as suas funções na seguradora ligada à CGD. Porém, acabam de nos comunicar que o antigo responsável do IHM entrará para a presidência dos Portos!
Será mesmo? E Alexandra Mendonça?


QUIOSQUE TEVE DIREITO
A MAIS 2 DIAS DE VIDA



Os dois funcionários, desalentados, explicaram: estamos abertos mas já vai fechar de vez. Era para fechar dia 31.
E atavam volumes e mais volumes, esta manhã.
Nem sequer jornais do dia tinham já para umas vendas à despedida.
Pronto. O quiosque de jornais, revistas e souvenirs, o único na Avenida do Mar, foi-se de vez. 
Só há uma vantagem naquilo: os homens fugiram ao ruído ensurdecedor e interminável daquela britadeira citadina colocada no aterro, a meia dúzia de metros das ruínas do Pilar de Bânger.
Paz a mais esta vítima do fecha-fecha madeira-novense.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se Paulo Atouguia for para os Portos não se poderá agachar ao sistema. É um grande profissional, low profile e tem deixado um rasto de competência por onde tem passado.. Os Portos precisam de competência e coragem para intervir. Hà umas semanas, no Parlamento, pela voz do Mijas que é comandado pelo UI foi defendida uma linha marítima de passageiros/carga com o continente. Será que Atouguia leva instruções para cortar com vícios e enjoos de hà muitos anos? !!!

Anónimo disse...

que guardem essa pedra da cantaria do caís antes que alguém mande para o fundo do mar,...e voltem a colocar no seu devido lugar quando acabarem essas obras, já agora coloquem as restantes que vão faltando no caís ....

Luis Paulo disse...

Em abono da verdade:

- É natural que ao final do dia de 31 de Dezembro já houvesse pouco movimento entre navios e o cais já que os passageiros jantam a bordo a partir das 18h e lá permanecem para o fogo de artifício.

- Independentemente dos protestos dos "naturais", os 8 comandantes dos navios que se encontravam ao largo concordaram com esta operação, e ninguém zela pela segurança dos passageiros mais do que eles.

- De todos os navios que estiveram cá, só o Marco Polo e o MSC Fantasia não atracaram. O MSC Fantasia teve durante o dia 1 de Janeiro (até às 19h) 6 lanchas a fazer o transbordo para o cais da cidade, pelo que não acho desajustado falar em 30 mil passageiros desembarcados.

Anónimo disse...

Um Porto de Cruzeiros tem de estar melhor apetrechado. Prioridades precisam-se. Campos de futebol, pavilhões e piscinas vazias há muito por aí. Definam-se e façam planeamento a sério. A Marina do Funchal é outra vergonha. Já estava mal antes da do Lugar de Baixo. Primeiro teriam recuperado a do Funchal. Enfim...não vale a pena bater no UI e em alguns seguidores cegos...pois eles sabem TUDO.