Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Regresso à idade da carroça


NOVOS LIMITES DE VELOCIDADE 
NÃO VISAM AUMENTAR A SEGURANÇA




Sobre os novos limites de velocidade corre na praça a seguinte explicação:

Se circularmos a 60 km/hora no túnel da Serra D’Água – São Vicente, não nos apercebemos que o carro anda para cima e para baixo continuamente, mas se formos a 100 km/hora ficamos com a cabeça pregada ao tecto. 
Ao que parece, o Governo Regional teve de reduzir as despesas com as parcerias público-privadas relativas às concessões rodoviárias, devido ao plano de ajustamento financeiro, mas a empresas concessionárias não poderiam ser prejudicadas  nos seus lucros, daí serem compensadas por menores despesas de manutenção. Ou seja, aquelas intervenções que víamos ser feitas amiúde (tirar alcatrão em estado razoável para colocar novo asfalto) vão passar a ser feitas com maior tempo de intervenção, proporcionando maior desgaste no pavimento. 
Ao reduzir-se a velocidade os automobilistas não vão se aperceber disto, a cabeça não irá colar ao tecto. 
A questão de aumentar a segurança rodoviária é secundária, a razão principal tem a ver com a redução de custos de manutenção. 
.Sem por em causa a veracidade desta explicação, uma coisa é certa, estamos a voltar à idade da carroça.
Os carros atuais têm ABS, vão periodicamente às inspeções, são mais seguros. É ridículos limites na via rápida de 60 km/hora, que ninguém respeita, o carro parece que para.
Estamos a regredir. Sinto-me triste e prejudicado com esta medida. 

Luís Nóbrega

18 comentários:

Anónimo disse...

Sim. Também o planeta Terra é chão, o homem nunca esteve na Lua e os aviões jogam chemtrails no céu.

Anónimo disse...

Uma vergonha estas medidas, é cada coisa mais tonta, vou ver quando o presidente e amigos vão tarde para as inaugurações se respeitam os limites de velocidade, inclusive a segurança...quem paga as multas se aparecem nos radares????? esqueci para onde ele vai eles retiram os radares para os próprios policias não terem de justificar o excesso de velocidade...quem quer dar uma ESGALHADA VÁ ATRÁS DELES....HAHAHAHA

Anónimo disse...

INTELIGENTE
obviamente que a redução em 20km/h (de 100 para 80 km/h) NÃO visa diminuir a sinistralidade ... apenas ARRECADAR MAIS RECEITA NAS MULTAS ! QUEM ANDAVA ABAIXO DOS 80KM/H, VAI CONTINUAR A FAZÊ-LO ... QUEM ANDAVA ACIMA DOS 100KM/H, VAI CONTINUAR A FAZÊ-LO. Agora as "PRESAS" da "CAÇA À MULTA" AUMENTAM (os que andavam e andarão entre os 80 e 100 km/h)!! O CARICATO É QUE OS ACIDENTES NÃO DIMINUIRÃO, INEXORAVELMENTE (provavelmente até aumentarão!!) pois o TRAÇADO DA VIA É PÉSSIMO ...SAÍDAS À ESQUERDA...CURTÍSSIMAS FAIXAS DE ACELERAÇÃO / DESACELERAÇÃO...RETAS LONGAS DE ACENTUADA INCLINAÇÃO TERMINANDO ABRUPTAMENTE EM CURVAS COM INCLINAÇÃO AO CONTRÁRIO ...PÉSSIMAS JUNTAS DE DILATAÇÃO...ETC...ETC.
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/cartasdoleitor/edicao-2016-10-05/614520-via-lenta

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/614813-acidentes-aumentam-nas-estradas-da-madeira#comment-746391

Anónimo disse...

Vota PPD! Estes anos todos a levar no pacote e não aprendem! Bem feito, deveria ser mais! Nem a caça às multas abre os olhos desta gentinha superior!

amsf disse...

E pagamos um imposto único de circulação proporcional às qualidades técnicas superiores de um automóvel (entre as quais se encontra a segurança) e depois temos que andar como se a viatura não tivesse essas mesmas condições técnicas de segurança. Será que com estes novos limites de velocidade os seguros vão baixar de forma geral na Madeira?

Anónimo disse...

O Diário acaba de publicar uma notícia de que os acidentes aumentaram na Madeira.
Afinal a redução de velocidade levou a um aumento de acidentes? Então a medida foi desajustada? Certo.
"Acidentes aumentam nas estradas da Madeira
O número de acidentes nas estradas da Madeira aumentou na última semana. Ao todo, foram registados 45 sinistros, mais cinco do que na semana anterior, dos quais resultaram15 feridos ligeiros e 3 com alguma gravidade.

De acordo com o balanço tornado público pela Polícia de Segurança Pública (PSP), o Funchal foi o concelho mais acidentado, entre os dias 30 de Setembro e 6 de Outubro, com 25 acidentes de viação, seguindo-se Câmara de Lobos e Santa Cruz com cinco. Apenas no Porto Moniz e em São Vicente não houve registo de acidentes.

Destes sinistros destacam-se 33 colisões, seis despistes, três atropelamentos e três acidentes não especificados."

Anónimo disse...

Nalguns casos a redução de velocidade já vai em 40km/h! É o caso da curva e contra curva junto à cabeceira do aeroporto em Santa Cruz no sentido Funchal-Aeroporto em que inicialmente o limite era 100km/h (não havia lá nenhum sinal a limitar a velocidade, por isso valia o 100km/h que vinha de trás). Mais tarde puseram na curva um sinal de limite máximo de 80 km/h e agora já vai em 60 km/h. E é melhor nem falar que nessa mesma zona mas no sentido contrário (Aeroporto-Funchal), a pessoa vem nos 90 km/h permitidos e depois já a meio da curva aparece o sinal de limite máximo 60 km/h! Quando a pessoa já está a fazer a curva a 90! Incrível!

Anónimo disse...

Há diversos lugares onde se pode ir a 80, vê-se o sinal de 60 e simultaneamente já se vê também o próximo 80.
Isto é ridículo, uma vergonha.
A mim ninguém vai convencer com estudos e normas europeias.
Vinho seco e carne de vaca às moscas desafiam muitas regras e continuam a ser vendidas e promovidas.
Isto, além de estupidez é sobretudo uma forma de caçar multas, pois nenhum condutor consegue reduzir em segurança a sua velocidade em poucos metros.

Miss Take disse...

É uma medida patética e merece um sinal claro de repúdio por o parte de todos os condutores. Há zonas com constantes variações no limite de velocidade, é ridículo.

Anónimo disse...

tal como na "caça convencional", o caçador muitas vezes se serve de meios abjectos (caça com furão ...caça nocturna com focos luminosos para encandear a presa)para caçar a presa,também na "caça à multa" o caçador se serve de meios abjectos para caçar a presa ...

Miss Take disse...

GR, CMF, PSP, ORGANIZEM-SE. Bicha na via rapida, Sta Cruz Funchal, desde a Cancela até à saída da Pena, não é admissível.

Anónimo disse...

E se pensamos bem, ao reduzir os limites de velocidade, e sabendo que em uma maioria dos troços, ha sobe e desce, para uma grande maioria, também vão sentir um aumento do consumo de combustível. Maior consumo, mais dinheiro de imposto de combustível arrecada o governo.

Anónimo disse...

O Limite na via rápida é 90km/h. É irónico que antes criticavam estar-se sempre a mudar o alcatrão na via rápida, mesmo estando em condições, dizendo que era para fazer o frete ao Jaime Ramos. Agora já não existe essa mudança de tapete constante, a Região poupa 285 milhões, e continuam a reclamar. Se calhar têm pena do Jaime Ramos.

Anónimo disse...

Ó 22:18

Antes criticava-se o contrato com lucros leoninos e não uma suposta prestação de serviço de luxo. Renegociar esta ppp com uma redução significativa no serviço não significa que os lucros não continuem a ser leoninos. Uma poupança para o GR de 285 milhões no longo prazo não significa que o concessionário não esteja a poupar 286 milhões e portanto a ganhar 1 milhão com esta renegociação.

amsf

Anónimo disse...

Quem for multado não se esqueça de agradecer devidamente ao PSD-M na boca das urnas.

Anónimo disse...

Acreditem,alguem queria vender os dittos sinais de limite de velocidade; algum amigo!!!.

Anónimo disse...

tenho visto as pessoas serem mais respeitosas na estrada o que bom sinal

Anónimo disse...

Eu acho que está muito mais insegura. Todos com medo de incumprir, zig zag direita esquerda, 90, 80, 60?????? A via da direita parece que vai em cortejo fúnebre. Achei muito mais perigoso.