Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 

CRÓNICA


Luís Calisto                                                                                            







2021: VACINA SÓ É EFICAZ

COM DUAS INJECÇÕES EXTRAS


É preciso injectar bazuca e credibilidade no sistema de Albuquerque. 


Temos assistido nestes dois dias a transmissões televisivas em directo sobre a implementação do plano de vacinação anti-coronavírus. Reportagens com tantos pormenores que, se alguém tinha dúvidas, ficou a saber o que é um avião aterrar em Santa Cruz, mesmo de noite, trazendo a bordo certo produto delicado sem ser a bomba atómica. 

Outro directo pela TV foi quando da primeira "inoculação da vacina", realmente o "momento emocionante" que os comunicadores relataram. Em diversas partes do País, Madeira incluída, os primeiros vacinados foram escolhidos entre os profissionais da Saúde.

Como não podia deixar de ser, o Presidente do GR aproveitou as circunstâncias para se dirigir aos Madeirenses, com mais recomendações, conselhos e avisos. Até porque estamos a poucas horas da concentração de pessoas que pretendem assistir ao fogo da meia-noite ao vivo. 

 

AMBIENTE


RAIMUNDO QUINTAL                                                                        


PORQUE MAIS VALE PREVENIR
DO QUE REMEDIAR, 
AQUI FICA O ALERTA

Num terreno localizado entre a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Rua Cidade de Santos foi instalado um posto de fogo de artifício. Acontece que no terreno há muito mato e a pouca distância existem várias casas antigas, estando, pelo menos uma habitada. Sugiro que a Proteção Civil Municipal realize uma vistoria ao referido local, com o objetivo de avaliar o risco de incêndio e o impacto da trepidação nos vetustos edifícios. Porque mais vale prevenir do que remediar, aqui fica o alerta.


 

BELA MAS PERIGOSA



As imagens são de um fruto aberto duma trepadeira nativa da América do Sul (Araujia sericifera), da família Apocynaceae, conhecida popularmente por pepino-de-seda ou sumaúma-bastarda. O fruto, que lembra uma pepinela (caiota ou chuchu), guarda uma enorme quantidade de sementes com fibras sedosas, que facilitam a dispersão. 

Esta liana, que chegou à Madeira como planta ornamental há muito tempo, tornou-se numa agressiva invasora, cobrindo e estrangulando arbustos e árvores nos terrenos agrícolas abandonados. 

Na flora também existem beldades perigosas... 



31.12.2020 

Raimundo Quintal

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

domingo, 27 de dezembro de 2020

 

OPINIÃO



DIONÍSIO ANDRADE                                                                              








MÃE NATUREZA


 

    A legenda é minha mas a foto é de Homem de Gouveia/Funchal Notícias

 

Já me tinha despedido dos meus caros leitores no Fénix do Atlântico em 2020, e só iria voltar ao contacto com os meus leitores em 2021, mas os graves acontecimentos no dia de Natal, com a destruição de muitas habitações, carros, cemitério e agricultura nas freguesias, de Ponta Delgada, Boaventura e São Jorge, a que me ligam laços familiares, fez com que voltasse a escrever mais este artigo de opinião, ainda este ano.

No dia do nascimento do menino Jesus, que a comunidade católica celebra na região com muita devoção, alegria e entusiasmo, para as populações dos concelhos de São Vicente e Santana foi um dia de tragédia, desespero e angústia. Quem ditou as regras não foi o menino, mas a mãe natureza que é bem tramada, quando se sente violada e desrespeitada. A mãe natureza é que dita as suas regras.

sábado, 26 de dezembro de 2020


Natal 2020                                                                                              




A capital da Região anda com os faróis apontados às traquinices do mau tempo no Norte da Ilha, de tal modo que mal repara no que lhe acontece nas barbas. A árvore que tombou ontem no Largo do Socorro continua no local, já devidamente aparada para não atrapalhar o trânsito. E é tudo. Só um reparo: quem lida por aqueles lados sabe que as raízes da dita não estavam a prometer nada de bom. E ventos fortíssimos como os de ontem (e hoje), sendo raros, por vezes pregam partidas assim. Vá lá que tudo acabou sem o pior. Ou não acabou ainda? Pelo sim, pelo não, vá lá passar a vista pelas árvores que ficaram de pé.




K-Ventos

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

 

Mau tempo no Dia de Natal                                                                  


TEMPESTADE CORTA LIGAÇÕES NO NORTE DA MADEIRA



O Norte da Madeira, em especial o concelho de S. Vicente, sofre os efeitos de 24 horas de chuvadas a fio e enfrenta o temor de situações dramáticas vividas muitas vezes. Para já, algumas pessoas e carros encurralados num túnel preocupam as autoridades.

A CMTV deu conta dos estragos e transtornos causados até agora pelo mau tempo, que assola a Madeira em especial o Norte. As outras televisões entretanto enviaram equipas de reportagem aos locais de acesso a Ponta Delgada e Boaventura, região insular tornada notícia nacional em Dia de Festa.



Entretanto, no Funchal, as ribeiras fizeram a habitual "separação de águas" na baía - o castanho a empurrar o azul para fora.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 

Natal 2020                                                                                                



Profissionais de Saúde


Forças de Segurança



Geração inesquecível 

Orgulho de Portugal



OBRIGADO!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2020


NATAL 2020                                                                                             



'19' atentou contra a tradição


23 de Dezembro, quarta-feira, 

entre as 20.30 e as 21 horas:

Mercado e ruas circundantes

 


Postais

intemporais

sempre actuais                                                                               


Imagem vista durante muito tempo...


...e vista hoje


Esperemos que, depois de tanto tempo para resolver o problema, não o tenham feito com prejuízo do 'morador'.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

 

CRÓNICA



JUVENAL XAVIER                                                                               






CORRUPÇÃO NO FUTEBOL 

TEM 115 ANOS

 


A corrupção (omnipresente, senhora de si e do seu nariz adunco, da sua malha e das suas cavidades) serve-se à vontade, sem etiqueta, da autoridade do futebol para traficar o mundo e os submundos dos grandes negócios raramente transparentes.

O insuspeito senhor X de colarinhos brancos denota, passageiramente, “um estado desordenado e patológico da consciência” quando se perde, fatalmente, entre os encantos políticos do futebol e os interesses futebolísticos da política.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

 

NEGÓCIOS DOCES



DIONÍSIO ANDRADE                                                                             



O Governo dos Ambrósios





Todos os anos, por alturas de Natal, surge inevitavelmente o debate do Orçamento Regional, na ALRAM, e nesse mesmo período, curiosamente, também aparece a publicidade de um afamado chocolate, com uma madame vestida de amarelo e o seu chauffeur com fato cinzento e com a respetiva boina de motorista, chamado Ambrósio, a conduzir um Rolls-Royce, sendo um criado subserviente e amigo de satisfazer os caprichos imediatos da sua senhora.  

E o que têm em comum o Ambrósio dos chocolates, e os nossos Ambrósios do Governo Regional, que têm nas suas mãos mais de 2 mil milhões de euros do orçamento regional, dinheiros que são dos nossos impostos? 

domingo, 20 de dezembro de 2020

 


OPINIÃO


Luís Calisto                                                                                            



Políticos a discutir orçamentos e piddares


SEMPRE A DESCER



No encerramento do debate orçamental, sexta-feira, Paulo Cafofo queixou-se da monotonia da política executiva regional. 

Com razão, relevou que os problemas regionais vão subsistindo orçamento após orçamento, governo após governo, promessas após promessas.

Mas a própria semana de discussão de orçamentos e piddares não soou além do anestesiante monocordo grego, apesar do trabalho de casa da oposição, que elaborou mais de duas centenas de propostas sabendo que as esperava o caixote do lixo. As 8 excepções não contam. 

 

NATAL 2020                                                                                            


A Festa cai do céu 

pelas mãos dos artistas


sábado, 19 de dezembro de 2020

 


UMA ÁRVORE, MUITAS VIDAS



NA NATUREZA, COM SAÚDE… 

FELIZ NATAL

 

19.12.2020

Raimundo Quintal

 

DILIGÊNCIAS JUNTO DO MP                                                               



Comunicado

 


A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio informar o vosso meio de comunicação social que ontem, sexta feira, dia 18 de dezembro, solicitou ao Exmo. Senhor Procurador do MP, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, Dr. Pedro Serra, que declare ilegal o Plano de Ordenamento para a Aquicultura Marinha da Região Autónoma da Madeira (POAMAR), e consequentemente, declare sem efeito legal, qualquer concessão atribuída a privados para a exploração e funcionamento de unidades de aquicultura marítima na região, especialmente pelas seguintes razões:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 

OPINIÃO



GIL CANHA                                                                                              


A VACA LEITEIRA



Para os senhores leitores perceberem bem os contornos desta reles negociata da compra da SDM ao sr. Pestanudo & companhia, vou comparar a SDM, a sociedade que explora o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e a Zona Franca, a uma vaca leiteira. 

Em tempos pré-históricos da Mamadeira Nova, o governo cedeu o cuidado dessa vaca a um amigo empresário que enriqueceu ao longo do tempo, como um Paxá turco, graças ao leite que tirou copiosamente dessas tetas miraculosas.

Como o tal Paxá queria retirar o máximo das tetas da vaca, deu-lhe de comer fardos e fardos de feno e aveia, sem se importar da sua proveniência; se eram rações roubadas, se era ração misturada com droga, se era ração transgénica, nada importava, o que lhe interessava era sugar tudo o que aquelas tetas lhe davam.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

 

AMBIENTE




RAIMUNDO QUINTAL                                                                              



ANTES QUE ACONTEÇA

UMA DESGRAÇA...




Na Estrada do Livramento, logo atrás dum fontanário, há uma Araucária (Araucaria heterophylla) morta, que a qualquer momento poderá cair para a via pública.
Em Agosto de 2016 o terreno onde se localiza a árvore estava coberto de mato seco, que ardeu e colocou em risco a vida de muitas pessoas.
Por desleixo do proprietário as espécies invasoras voltaram a tomar conta do terreno e a árvore morta não foi removida. 
A Araucária tem de ser abatida urgentemente e os custos deverão ser imputados ao dono, que tem andado a gozar com a segurança pública.

 

OBRAS


...no café mais carismático



quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

 

PENSAR ALTO



JUVENAL XAVIER                                                                                        



                FUTEBOL & AMOR


De futebol, de bola, sabe toda a gente. De amor, só os poetas.

“Ama-se quem se ama e não quem se quer amar” – escreveu Florbela Espanca. No entanto, a autora de “Charneca em Flor” (a sua obra-prima) partiu os corações ao afirmar que “quem disser que se pode amar alguém, durante a vida inteira, é porque mente”.

Como no futebol, haverá também estratégia e tática no jogo do amor? Um simples olhar pode ser fatal como um venenoso contra-ataque? Ou como um fora de jogo com um rabo enorme que só não viu quem não acreditava no que via?

 

 MADEIRA PÓS-NOVA

 

 

Obras em marcha


Hotel no quarteirão central



Obras em marcha


Ponte sobre a Ribeira de Santa Luzia

terça-feira, 15 de dezembro de 2020


OPINIÃO




CARLOS JARDIM                                                                                  






E SE A MOBILIDADE CONDICIONADA 

ESTÁ PARA FICAR?


Nunca o Mundo tinha parado como parou.

Um vírus repentino paralisou todo o Mundo, mostrando-nos a nossa fragilidade. Todos nós conhecemos já as consequências desta pandemia. Com maior ou menor intensidade, fomos todos atingidos por ela. Os seus estilhaços atingiram a nossa vida de um modo absolutamente avassalador.

Compreendemos bem que existirá um Mundo antes e depois de 2020. Mas o desafio é compreender que Mundo teremos no Pós-2020.

Que combinações geopolíticas teremos? Que atividades económicas irão singrar? Que atividades económicas vão desaparecer? Como se organizará a nossa sociedade?

 

MADEIRA PÓS-NOVA




segunda-feira, 14 de dezembro de 2020


Aviso n.'9/2020 

Medida 2l 

Apoio temporário excecional aos agricultores


 

...E UM LEITOR PERGUNTA


Como é que um agricultor normal, que só aprendeu a pegar na foice e na enxada, consegue candidatar-se a estes apoios? Quem consegue cumprir com as exigências? 

Ter contabilidade organizada 

para poder vender umas semilhas?


 


A NOVA PONTE SOBRE A RIBEIRA DE SANTA LUZIA 

IMAGENS PARA UMA NECESSÁRIA REFLEXÃO


 

OPINIÃO


DIONÍSIO ANDRADE                                                                           








O MALUQUINHO DA QUINTA




Tenho de confessar aos meus estimados leitores, que tenho um fascínio por maluquinhos, malucos e loucos. Até porque, penso estar abalizado para falar dos três patamares, visto que passei pelos três, e atingi o grau supremo - o mestrado da loucura! Como é de conhecimento público, pertenci a um grupo em que as pessoas diziam: "Lá vêm os loucos do PND", porque só gente com um certo grau de loucura é que se metia com o João Jardim, sem  se borrarem de medo.

Esse grupo de rebeldes amalucados foi constituído para derrubar o regime corrupto do nosso ditadorzinho Bokassa, e sendo eu de esquerda estava misturado com gajos de direita, anarcas, ambientalistas, sindicalistas, comunistas, capitalistas, sociais-democratas… enfim uma autêntica arca de Noé política.

domingo, 13 de dezembro de 2020

 


AMBIENTE                                                                      


Mais algumas fotografias do esgoto do restaurante do Poiso, que corre entre a floresta na direcção dum ribeiro, conspurcando gravemente a água e a paisagem.



sábado, 12 de dezembro de 2020

 

AMBIENTE


RAIMUNDO QUINTAL                                                                           



NO POISO O ESGOTO

DESAGUA NUM RIBEIRO




Na mais bonita Ilha do Mundo existe um lugar emblemático chamado POISO.
Nesse lugar existe um edifício - Casa de Abrigo do Poiso - propriedade da Secretaria Regional do Turismo, onde por concessão funciona um restaurante e um bar.
Acontece que essa  infraestrutura turística continua a despejar as águas residuais na mata abaixo da estrada, sem qualquer tratamento prévio. Quando o tempo aquece o cheiro é nauseabundo.
Desde há dez anos que, por várias vezes, alertei para este crime contra o Ambiente.

 

OPINIÃO



Luís Calisto                                                                                          





MULHER, PORTUGUESA, MINISTRA


"A ministra do covid chorou", disse-me hoje de manhãzinha o empregado de um dos cafés que frequento na Baixa do Funchal. Para concluir com ironia: "Depois de tantas asneiras, tenho tanta pena dela!..."

Também vi pela TV o 'baque' de Marta Temido. A ministra discursava na cerimónia de aniversário do Instituto Ricardo Jorge e referia-se ao esforço de quantos combatem a pandemia da moda.

O que me admirou na ocasião foi que a explosão emotiva de Marta só agora tivesse acontecido.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

 

OPINIÃO



ANTÓNIO JORGE PINTO                                                                       






A PANDEMIA DA (IN)SEGURANÇA





Sei que o assunto não está agora na famigerada “agenda do dia”. Mas, pressinto, não tarda nada, virá a terreiro, soprando vendavais informativos, com desculpas e justificações que nada resolvem. Falo da segurança, ou melhor, da falta dela, no Funchal, onde é mais presente, mas na realidade não há concelho que escape aos “amigos do alheio”, parafraseando o saudoso compincha das lides jornalística, o “Ribeirinho” dos Casos do Dia, do DN.

Dizem que “o que não nos mata, fortalece-nos”. Mas, realmente, acho que muito boa gente anda encavalitada na Covid-19, a tentar salvar-se de problemas e incompetências que vinham de trás e que não têm nada a ver com o maldito vírus.

 

NATAL 2020                                                                                           


AQUELA RIBEIRA BRAVA!...


Manhã de sexta-feira irresistível, como todas as outras na terra feiticeira do Visconde