Powered By Blogger

sábado, 25 de maio de 2013




HOJE É 25 DE MAIO



Há 16 anos, o Marítimo dizimou com goleada farta o Gil Vicente. O 'Caldeirão' fervendo a temperaturas inimagináveis. Uma brasa que o próprio chefe do governo, que assistia ao jogo na cadeira de Nero, não aguentou. Ao intervalo, ala, que se faz tarde! Quinta das Angústias com ele. Ou então o homem saiu por não gostar que os 10 ou 15 mil adeptos insistissem na palavra de ordem "Alberto, p'rà rua! Marítimo continua!"


Já lá vão 16 anos, mas aquela ruidosa tarde continua nos ouvidos de todos quantos foram ao 'Caldeirão' ver jogar o Marítimo. Era 25 de Maio. Os sócios e adeptos acordaram nesse dia com fervor clubístico acicatado e quem pagou as favas foi o pobre do Gil Vicente, que levou aí uma meia dúzia de golos para fazer cantar o Galo de Barcelos.
A massa verde-rubra passou a tarde a gritar palavras de ordem em uníssono, a toda a volta do Estádio, com vaias particularmente estridentes e vociferações com a-propósito que só por acaso não deitaram a pala da Central abaixo. O 'Caldeirão' ferveu a tal temperatura que o próprio chefe do governo regional não aguentou a caloraça que subia das bancadas, às chamas verde-encarnadas, vendo-se obrigado a deixar as instalações dos Barreiros no intervalo do jogo. 
...A não ser que o homem se tenha ressentido porque os 10 ou 15 mil gritavam "Alberto p'ra rua - Marítimo continua". Já não recordamos bem, mas a modos que na altura sua excelência andava a tentar meter o Marítimo numa fusão com Nacional e União, dentro da sua filosofia de exterminar tudo o que havia antes de Jardim, para o futuro julgar que a Madeira foi descoberta em 17 de Março de 1978. 
No caso, impor um 'Dínamo' político-partidário às gentes do Desporto seria varrer os pergaminhos dos clubes regionais que os nossos avós tanto padeceram para fundar e fazer crescer. E ficava o figurão da Madeira Nova sozinho, a fulgurar.
Ora, já se sabe que a massa adepta do Glorioso abomina quem tenta mexer na Alma do seu clube. Admite-se, pois, que algum excesso tenha 'picado' o ex-Chefe da maioria, hoje despromovido a 'Meio Chefe'.
Fosse pelo que fosse, o facto é que a data de 25 de Maio se tornou efeméride que nunca passa sem comemoração, nem que seja no coração de cada maritimista.
Então! Foi uma tarde que o Marítimo passou a golear quem lhe surgia pela frente! Uma tarde bem passada!
Ah, e foi uma tarde em que alguns aprenderam ser errado, e muito perigoso, subestimar a Alma das instituições. 

Sem comentários: