Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de maio de 2013


Reencaminhamos para os nossos Leitores o comunicado que recebemos do Sindicato dos Jornalistas a respeito da situação laboral no DN





Despedimento colectivo no Diário de Notícias da Madeira





Comunicado na íntegra da Direcção Regional da Madeira do SJ


O Sindicato dos Jornalistas lamenta profundamente que o Diário de Notícias tenha optado por, uma vez mais, fragilizar a redacção, um processo que teve início em 2010.

Com estas saídas consecutivas, de que a hoje anunciada é a de piores consequências, o Diário de Notícias entra no que se poderia chamar de espiral recessiva: perante as dificuldades, enfraquece a redacção; isso leva a uma debilidade do produto; a menos receitas e, consequentemente, a mais despedimentos.

O jornalismo actual não pode ser só tecnologia, continua a ter o factor humano como determinante e indispensável. As saídas agora anunciadas retiram memória ao Diário de Notícias e, também por isso, põem em causa a sua qualidade e continuidade.

O Sindicato dos Jornalistas não ignora o contexto de dificuldades, nem o projecto político do Governo Regional no sentido de fragilizar tudo o que é comunicação social da Madeira, incluindo o Diário de Notícias. Mas isso não é razão suficiente para o grupo Blandy, que tanto tem ganho e a ganhar com a existência do Diário de Notícias, contribua para o enfraquecimento do jornal e para a retirada de dignidade aos seus trabalhadores.

Como referiu recentemente o novo Papa Francisco, o trabalho é essencial à dignidade das pessoas. Assim, objectivamente, o Diário retira dignidade a um conjunto de pessoas que deram o seu melhor à empresa, no melhor período da sua vida, exclusivamente por questões financeiras.

O Sindicato dos Jornalistas vai dar todo o apoio aos jornalistas abrangidos por esta acção de despedimento colectivo, de todas as formas que forem solicitadas pelos seus associados.

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas 



Sem comentários: