Powered By Blogger

terça-feira, 31 de dezembro de 2013


MADEIRA

ÁRVORES FLORIDAS 

NA PASSAGEM DE ANO



DOMBEIA (Dombeya x cayeuxii) – Parque Municipal do Monte - 28.12.13


Para além de desfrutar de céu azul e amenas temperaturas (Mínima e Máxima – 13ºC e 20ºC), quem visita esta ilha na passagem de ano tem, ainda, oportunidade de se deliciar com a observação de muitas árvores carregadas de belíssimas flores, como é o caso, por exemplo, da Dombeia, que fotografei no último sábado no Parque Municipal do Monte, a 500 metros de altitude.
A Dombeia (Dombeya x cayeuxii) é uma árvore híbrida criada por Henri Cayeux, nos finais do século XIX no Jardim Botânico de Lisboa, através do cruzamento da Dombeya burgessiae, da África do Sul, com a Dombeya wallichii, indígena da África Tropical Oriental e da grande ilha de Madagáscar.
As flores desta pequena árvore são cor-de-rosa e agrupam-se em cachos globosos na extremidade de pedúnculos longos. Essas belíssimas inflorescências podem ser apreciadas através destas fotografias. O que não posso partilhar convosco é o seu aroma a baunilha.
Na Madeira, em pleno inverno, florescem dombeias e muitas outras árvores oriundas de regiões tropicais e subtropicais, perfeitamente adaptadas ao doce clima e aos férteis solos vulcânicos da Ilha. Um paraíso para os aficionados da botânica!


         Saudações ecológicas,
         Raimundo Quintal




1 comentário:

jorge figueira disse...

Os australopitecos que nos (des)governam, munidos de potentes maquinas, se tiverem tempo, tudo isso destruirao. Basta que na opiniao deles se justifique obrar para que tudo se arrase em nome do progresso. Jorge figueira