Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Madeira Nova


JARDINICES SALOIAS E REPELENTES

'Meio Chefe' abrandou a táctica da imprecação, com baixa dos níveis verbómanos, para se mover mais na política subterrânea, com traições à Madeira em série. 


Então o materialista e ganancioso líder não apresenta queixa em tribunal, quando a acusação que lhe fazem é a mais escabrosa de todos os tempos?!


O assunto da notícia enoja: a troco de poder continuar a extorquir ao erário não um vencimento, mas dois, o tal 'sua excelência' das Angústias votou favoravelmente um Orçamento do Estado péssimo para os miseráveis bolsos de madeirenses desesperados, esfomeados, desempregados, emigrantes à força. 
As negociações decorreram algures na rede de esgotos de São Bento, entre ratazanas batidas e ávidas. A coberto das atenções populares. Quando foi preciso proceder a explicações para justificar o jeito dado a um governo coelhista que 'Meio Chefe' madeirense passa a vida a culpar de tudo, coube a 'McGyver' Guilherme armar um dos seus truques de ilusionismo que já não enganam ninguém. Não enganam, mas os sibaritas do jardineirismo ainda facturam bem pelas suas suas manigâncias, ainda que mais velhas do que o Norte.
Este povo sofre no despedimento, faz bicha na sopa do Cardoso e toma chá de malvas por falta de remédios, antes do laço de corda ao pescoço para não ver os filhos chorar de fome. E que vê o povo? Pois vê 'sua excelência' de malas feitas a voar em classe vip e hospedado em hotéis de 5 estrelas por essa Europa fora, infalivelmente armado com inseparável aconchego climatizado, fresco no Verão, tépido no Inverno. 
O povo leu segunda-feira no DN a notícia do "volte-face escandaloso" engendrado por galfarros de lá e de cá, tendo em vista salvar o duplo vencimento de 'sua excelência' - que está rico só em ajudas de custo que lhe pagamos para ele viajar, em notas de 500 a enchumaçar o envelope. 
O povo leu. E que o povo ficaria na mesma, como é seu timbre, adivinhava-se. O que se esperava também era que o rei da tabanca escrevesse logo de manhã, antes de rasgar o exemplar do DN, um comunicado repleto de lagartixas e baratas a chamar nomes aos ingleses. Com a informação complementar de uma queixa-crime contra o jornal 'comuna'.
Mas... o Leitor Amigo viu sair do 'centro de dia' das Angústias comunicado ou ameaça de processo? Nós também não. 
Mexer na matéria faria luz sobre o assunto, viria tudo ao de cima...

Podemos então entalar 'sua excelência' com a célebre farpa 'quem cala consente'? Neste pormenor, nem por isso. Experiente, 'sua excelência' falou do tema, disfarçadamente, de olho na memória futura. Falou a fechar um daqueles entediantes artigalhos na última página do JM, num sítio aonde já ninguém resiste chegar, bem no final do texto. 
Para mostrar à-vontade, desova ele: "Sem lhe dar importância, porque a canalha não a merece, esclareço que nunca qualquer questão pessoal minha foi considerada para efeitos de Orçamento de Estado - nem podia ser, minha ou de alguém - pelo que o escrito ontem no diário dos blandy (com minúsculas) não passa de mais uma garotice da patologia dessa gente."
Duas curiosidades:
1. Ao contrário do habitual, 'rei da tabanca' não especifica de que se está a falar. Ora!
2. ...E, logo, não apresenta factos para desmentir o que diz ser "garotice". Tudo patologia! Ora se é!


Nota - Tanto é fresco este bi-remunerado de cá como o queque executivo de lá que deixa a mama orçamental livre para ocupar uma boca perigosa.  



Política de subterrâneo


Não apenas nas catacumbas de São Bento a brigada reumática madeirense negoceia doces veniagas e urde as intrigas necessárias à sua sobrevivência na pantanosa Madeira Nova.

Hoje, mais do que nunca, 'o segredo é a alma do negócio'. O segredo e o terrorismo anti-pessoal, à falsa-fé. 
É em segredo que 'sua excelência' vagueia à noitinha com Jaime Ramos por essa ilha fora nas últimas e desesperadas diligências para convencer as cada vez mais reduzidas tropas do Laranjal a segurar a situação. 
É na pele de um foragido que o homem se esgueira pelos corredores mais discretos do aeroporto para viagens caríssimas e enigmáticas de que ainda ninguém conseguiu vislumbrar uma vantagem para a Madeira.


Sérgio deve andar ainda hoje à nora para descobrir a identidade daquele seu amigo 'Horácio Silva'.

Por meio de artigos apócrifos, o mesmo 'sua excelência' vai descarregando bílis e fígados sobre quantos têm a coragem de o enfrentar olhos nos olhos e em que circunstâncias for. Em regra, o sujeito da tabanca mete um pseudónimo no final da peça, para se esconder atrás dele. Mas, por vezes, não hesita em descer à extrema iniquidade que é obrigar um jornalista profissional a emprestar-lhe o nome.

O 'Horácio Silva'!
O 'Horácio Silva' surgiu esta terça-feira nas páginas de opinião do JM. Um excelente 'reforço' para despachar Delfins - julga 'Meio Chefe'.
No caso, 'Horácio Silva', depois de deitar alpista às araras e umas espinhas ressequidas à gata, escreveu a bom escrever para 'encostar' Sérgio Marques. O escrito começa cheio de músculo e entrada de pé em riste: 
"Sérgio Marques veio, em defesa dos interesses de alguém, defender o fim do investimento público, para criar postos de trabalho." (sic)
Nem mais.
Atalhando, porque as 'escrevinhaduras', os ditirambos de 'Meio Chefe', aliás 'Horácio Silva', fazem adormecer, o homem mostra algum incómodo resultante de uma posição de Sérgio Marques segundo a qual seria importante suspender por 4 anos as obras públicas e tratar da manutenção das existentes.
Mas é claro. Se o ex-eurodeputado dissesse o contrário, logo o 'sua excelência' lá de cima lhe cairia em cima: para defender os interesses de alguém, Sérgio Marques vem exigir obras novas sabendo da fase descapitalizada que atravessamos!
Lá a ver: para lidar com gente de tal jaez, bastará Sérgio, e quem quer que seja, lembrar-se de uma subtileza, que é relativizar as ideias. 
Em vez de 'suspensão', dizer 'abrandamento' das obras novas. Assim não seria acusado pelo chefe de querer aumentar o número de desempregados ou de subverter o diâmetro da Terra.
[Pensando bem, o que seriam esses pobres artifícios linguísticos para o mestre da antinomia?] 
O valor da franqueza no jardineirismo é escusado. Perigoso, mesmo. É ou não é verdade que a Madeira, nos próximos 4 anos, não terá um chavo para erguer uma cabana de troncos no Poiso?! É ou não é verdade que as obras existentes necessitam urgentemente de revisão, porque são um perigo para o povinho? E mesmo as obras feitas noutras eras. Perguntem aos camionistas dos circuitos turísticos quanto sofrem ao conduzir os estrangeiros à Eira do Serrado, e pela estrada Encumeada-Paúl da Serra, e no Ribeiro Frio, e na Bica da Cana, descida para o Jardim do Mar, Ribeira da Janela. Tanta marcha-a-trás perigosíssima a que são obrigados, frequentemente, por causa da rocha que a montanha deposita nos pavimentos viários! Não seria de avançar depressa com a manutenção dessas estradas e margens? E, já agora, esses trabalhos não são emprego?

Aconteceu nestes 40 anos com a oposição que pretendia erradicar o regime jardinista. Acontece agora com os delfins decididos a substituir Jardim. O parceiro é preso por ter cão e preso por não ter cão.
Sérgio Marques passou a ser uma sombra quando se 'atreveu' a se achar capaz de pegar no partido laranja. Jardim tenta segurá-lo na comissão política, para o manter sob controlo, o que não julgamos possível. E, para o intimidar, vai espalhando aqui e ali - como no título do artigo do peste 'Horácio Silva' - que Sérgio é "politicamente correcto", que é contemporizador e se limita a fazer um discurso agradável às pessoas.  
Miguel de Sousa, hoje mais preparado para liderar do que o próprio 'Meio Chefe', julgamos, não seria má escolha, porém, como alerta o 'rei da tabanca' - e qualquer dia 'Horácio' diz o mesmo - é uma pena Miguel ter como apelido... Sousa.
Miguel Albuquerque é Satanás feito gente, enviado-especial dos infernos para trabalhar na vida secular madeirense em conluio com a maçonaria e os ingleses, até derrotar 'sua excelência'. 
Manuel António começa a meter água, aos olhos do chefe, porque sim ou porque não - às vezes simultaneamente por ambos.
E Cunha e Silva que continue calado, para não ouvir umas. 

O peste do 'Horácio Silva' promete, sim.
Mostra saber ofender, como o rei da tabanca. No arrazoado escrito no JM, lê-se que Sérgio tem "sede de protagonismo" e tem um "discurso superficial".
E esse 'Horácio' sabe muito. Ele sabe que o modelo de desenvolvimento da Região, "denominado de compromissomadeira@2020" assenta em 5 pilares. Até escreve, 'de cor e salteado', esses 5 pilares, que falam de investigação, inovação, energia, competências, coesão social, competitividade, internacionalização - chiça, que 'Horácio' conhece da coisa 'a potes'.
Agora a sério: um artista neste tipo de política subterrânea, eis 'Meio Chefe'. Qual acção psicológica da tropa! Passou de moda. Era para prometer luzes, água e picadas para as Achadas, no pós-PREC. Antes disso, essa acção psicológica usava-se com os negros africanos do interior - e mesmo assim perdemos a guerra com eles. Jardim converteu-se à matreirice de esgoto e é por aí que pretende eternizar-se.
Não o conseguirá. Em Dezembro de 2014 será um político de museu.


O homem nem respeita a cortesia de Ronaldo quando quer dar largas ao instinto vingativo


Ninguém dá o valor, mas o JM arrancou este exclusivo num local improvável: a Quinta das Angústias!

Não acabamos esta lengalenga (puxam por nós!...) sem denunciar mais uma jogada furtiva materializada por aquele 'sua excelência' da tabanca. Ainda está quente.
Como sabemos, o melhor futebolista do planeta veio dois dias à sua terra. Cristiano Ronaldo resolveu escolher uma ilha que pouco lhe proporcionou para montar o seu museu e para provavelmente investir.
Um orgulho para todos nós. Porque CR7 nada deve a ninguém, a não ser às suas qualidades para fazer o diabo com uma bola dentro do campo. Ganha muito? Pois ganha. Mas é dele. Não ganha de subsídios, não tira dinheiro a ninguém. Ele rende os honorários que recebe. Rende mais, até. Um clube a negociar jogos na televisão com Ronaldo no plantel é uma coisa, sem Ronaldo é outra bem menos sonante. Os estádios que o nosso goleador enche! Os produtos merchandising CR7! E quanto valem os títulos que Ronaldo permite ao Real Madrid ganhar? Quanto cobra o Real por um jogo nos EUA com o seu prestígio de portento do Campeonato de Espanha e da Champions, e apresentando no 'onze' o melhor goleador de quase todas as provas?
...Isto é só para ficar esclarecido que Ronaldo CR7 não deve os seus vencimentos a ninguém.
De passagem. O caso que aqui nos traz é outro.
Ronaldo veio à Madeira com as boas intenções que acima referimos. Mas, ainda bem que sem ele saber, alguém aproveitou a sua presença para saloiada baixa. Não sabemos se o Leitor reparou numa 'orelha' do JM nas páginas do 'Desporto' dedicadas à estada de Ronaldo entre nós. 
"Ronaldo passou o dia [terça-feira] a 'despistar' os jornalistas que, durante horas, tentaram encontrá-lo no hotel, no Museu e em vários restaurantes, mas sem sucesso. CR7 foi, entretanto, 'apanhado' pelo JM, a meio da tarde, na residência oficial do governo regional." Assim se gaba o JM.
Porra! - desculpem o desabafo. Isto é jornalismo. Enquanto os jornalistas dos outros órgãos andaram com os olhos tortos à conta das fintas que Ronaldo lhes pregava, eis que os homens do jornal dos padres e de Jardim, astutos, apanharam o nosso craque ali à entrada de área das Angústias.
É cacha! Estávamos a ver os comissários do JM (que trabalham no lugar dos jornalistas da casa) a fazerem uma descoberta no calhau da Ponta de São Lourenço ou no farol da Ponta do Pargo, mas na casa do seu patrão!... Que sexto sentido os levou às Angústias?! É obra.

Só um pormenor. Actualmente, não aproveitamos a sorte de termos um 'melhor do mundo', mas podemos fazê-lo daqui a uns 4 ou 5 séculos, quando tivermos mais um outro 'melhor do mundo' numa vertente impactante como é o futebol na actualidade.
Mas 'sua excelência', que recebia CR7, sabe que a Madeira pode beneficiar da visita de Ronaldo. E sabe que os outros jornais, além do JM, como a rádio e a TV madeirenses, são consultados diariamente em todo o mundo, mesmo em tempo real, por via das modernas tecnologias. Mas o espírito vingativo do 'sua excelência' é superior aos interesses da Madeira. Negar umas fotos de CR7 ao DN vale mais para ele do que a canalização para a Madeira de 100 milhões do Orçamento do Estado. A Madeira que se lixe, ora essa!
Por nada deste mundo o 'sua excelência' perderia uma chance daquelas para fazer mal aos outros.
Só se lhe dissessem que os seus dois vencimentos ficariam em perigo.


10 comentários:

Anónimo disse...

Sergio o alberto até ja inventa nomes com medo de te enfrentar agora que eu sei que não estas com o alberto tens o meu voto garantido! O resto saõ Albuquerquistas, jardinistas e Manuelistas ressabiados, todos com medo porque sabem que és diferente na maneira de fazer politica e tratares as pessoas! É assim mesmo!

Anónimo disse...

Sérgio não me pára de surpreender sabia que era uma pessoa educada e simples mas pelos visto também os tem no sitio começo a ver esta candidatura como militante como a principal a ganhar! a verdade é que o Miguel deu muitos tiros nos pés e quem pensava que Sergio tinha apoio do Alberto Joao agora tem a certeza que parte mesmo com os militantes bases.. começo a ouvir dizer que Sergio tem falado com as bases de uma maneira totalmente diferente do que se tem vindo a fazer talvez por isso comece a pôr medo!

Anónimo disse...

A vingança um dia terá o seu fim,já viu ditadores poderosos morrerem dentro de túneis onde passeava os ratos.

Anónimo disse...

Miguel Sousa seria a Boa Escolha. Sousa não é impedimento para o Meio Chefe, pois ao outro Sousa foi-lhe dado o controlo das entradas e saídas no Porto e muito mais. Portanto , não é daí que vem o problema. A questão nem é da escolha do Meio Chefe que terá apenas um voto no congresso. A questão é que Miguel Sousa com manias de leal ao Ui foi deixando o tempo passar...Mas é ele que tem a melhor experiência publica e privada, e capaz de convidar Sérgio e mesmo Albuquerque para a sua equipa com Cunha e Silva na Presidência do parlamento. o Partido precisa de União e não de caprichos

Anónimo disse...

Sergio vou contigo até o fim!! Os notaveis estão contra ti o Albuquerque está contra ti o jardim está contra ti mas os militsntes que fazem partido estao todos contigo!! Vamos apoiarte ate ao fimm!!

Anónimo disse...

Miguel de Sousa entrego o meu cartão de militante!

Anónimo disse...

Sérgio Marques é o Homem para o nosso Futuro. Com ele revivará o PSD e a nossa Madeira!!

Anónimo disse...

Este anónimo, querendo passar a ideia que são muitos, adora o Sérgio. Já se percebeu! Não pense é que os outros são todos tontos.

Clara Tiago disse...

Boa Tarde Caros Anónimos, começo até a gostar do termo "anónimo" assim é mais fácil lançar farpas aos militantes candidatos a líderes que não apoiamos....se calhar é sempre o mesmo anónimo a falar e a responder a si próprio...Sérgio Marques para aqui SM para ali..é o maior...bem..para apoiar qualquer candidato não precisamos necessariamente de "abater" e denegrir a imagem do militante Miguel Albuquerque, afinal só se tenta "derrubar" aqueles que têm maior valor e grande possibilidade de "chegar lá", ~´e a minha modesta opinião e a de muito boa gente (militantes);
"Albuquerquistas", gostei muito da denominação, parabéns aos autores. porque podem crer que existem muitos e muitos "Albuquerquistas" que só não se identificam por variadas razões que todos nós conhecemos...mas que estão lá com muita força e empenho para apoiar o Dr. Miguel Albuquerque rumo à Presidência do partido. Força MA, estamos consigo.

Anónimo disse...

Ui os Alburquequistas ninguem os conhece são um ou dois gatos mingados! Estamos contigo Manuel Antonio!