Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Transportes marítimos


PORTO-SANTENSES SEM 'LOBO MARINHO'
NÃO VÊEM O FOGO NO FUNCHAL 

Há descontentamento na ilha da dupla insularidade

Que saudades!

A noite de São Silvestre calha numa terça-feira e, porque nesse dia da semana não costuma haver ligação entre a Madeira e o Porto Santo, os habitantes da pequena ilha estão impedidos de vir ao Funchal para a passagem de ano - a não ser nalgum avião com horário adequado, o que não é o caso. 
Trata-se de uma situação de todo incompaginável com o século XXI. De tantas situações do género, dá a impressão que os porto-santenses voltaram às limitações dos tempos do 'Arriaga', 'Devoto' e 'Maria Cristina'. Só que, nessas épocas 'atraso de vida', eles já sabiam com o que contavam e não acalentavam ilusões.
Desta vez, corre pela Vila Baleira o rumor de que os responsáveis da Porto Santo Line entendem não dever fazer o transporte porque, viajando para o Funchal na terça pelo meio-dia, não haveria tempo para alindar o navio que costuma receber entidades importantes, de alto coturno, para ceia e fogo de artifício. 
Assim sendo, a população do Porto Santo (em quem todos falam quando há eleições) que se dane e fique para lá, rebentando umas bombas e uns diabinhos para fazer a vez.
E se alguns porto-santenses fizessem o sacrifício de vir na segunda-feira para regressar à ilha na quarta de manhã? 
Impossível. Quem for ao site da empresa verá que nesse dia também não há 'Lobo Marinho' para ninguém. Se calhar, trabalho de manutenção para limpar as beatas de charuto e outras porcarias. 
Ah! E esta sexta-feira já não houve viagem ao fim da tarde, como costuma haver. 
No terceiro milénio, o povo do Porto Santo depende assim das boas e das más vontades para sair da ilha ou voltar a ela. Uma dupla insularidade que muitos abordam quando lhes interessa. Tal como os da ilha maior, também os porto-santenses estão impedidos de se meter num navio para viajar para fora da Região - nem sequer para uma visita ao Rectângulo.
'Atraso de vida'? A história repete-se, conforme documento junto.
Madeira Nova, isto!

3 comentários:

Donato Macedo disse...

Belo contrato de concessão. Até 2025!

Anónimo disse...

O Lobo marinho podia muito bem aproveitar a grande afluência de turistas para fazer uma viagem ao Porto Santo em condições especiais e assim satisfazer o povo portossantense que em parte contribui para a clientela do LM durante o ano.

Nuno disse...

Primeiro, para que a Madeira renasça das cinzas terá de arder por completo… O que manifestamente está longe de acontecer… Falta pouco, lá chegaremos com este regime, mas não é apenas o regime totalitário que se vive na Madeira, onde por exemplo se permite que pessoas sem as minímas qualificações chegam a deputados. É todo um regime político Nacional, todo um regime de política Europeia, onde alguns tecnocratas governam de e para países sem a mínima noção do que é a realidade de cada um.
O Porto Santo? Apenas sofre as consequências de uma mudança de atitude, e creio pelo andar da carruagem que só vai piorar…