Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Temporais


O MAR E A ENGENHARIA DA MADEIRA NOVA



01 - A nova marina assoreada antes de funcionar - 11.12.13


Com o porto de abrigo de Santa Cruz em escombros, o de Machico escaqueirado, a marina do Funchal num caos, o cais norte do porto do Funchal à beira da ruína, com a novíssima gare marítima da Pontinha em estado lastimável e com os 105 milhões de euros da Marina do Lugar de Baixo afundados, aparece o vice presidente do governo regional a afirmar que as obras que decorrem na baía do Funchal não sofreram estragos com a forte ondulação de sueste.
E porque o decrépito regime mantém muitos avençados sem nada fazer de útil, ei-los, cobertos com o gorro do anonimato, a repetir nas redes sociais a excelência da betonização do litoral entre o cais da cidade e a fortaleza de São Tiago, com o objetivo de criar a “Baía Tetrapolégica do Funchal”, última grande obra da “Madeira Nova”.
Porque não admito que me passem por tolo e que continuem a gastar o dinheiro dos meus impostos para pagar empresas especializadas em atirar pedras enxutas para baixo e molhadas para cima, venho mais uma vez demonstrar, com imagens colhidas esta manhã, que a obra de 80 milhões de euros se portou mal e reafirmar que a natureza se encarregará de desmanchar aquela aberração.
A futura marina a leste do velhinho cais da cidade ficou assoreada em poucas horas. Agora serão mais uns largos milhares de euros para desassorear o canal. Obras a mais? Depois o mar voltará a depositar mais pedra e areia. Tanta que espero atravessar o canal a pé, como já o fiz na extinta marina do Lugar de Baixo.
E já agora, gostaria de saber se os empresários do turismo marítimo, continuam interessados em colocar ali dentro as suas embarcações?
Mas se a ex-futura marina será mais um caso de sucesso semelhante às outras crias das sociedades de desenvolvimento, filhas prediletas do senhor vice presidente, que dizer da novíssima praia em frente ao Hotel Porto de Santa Maria?
Ora bem, como mostram as fotografias 3 a 10, o mar meteu-se por baixo dos alicerces da poderosa muralha, protegida por tetrápodes e valiosos blocos de betão, abriu um córrego e criou um repuxo, prova de que a coisa já está furada mesmo antes da inauguração. Para não causar alarme social e evitar as críticas dos habituais profetas da desgraça, logo que o mar amainou, uma poderosa máquina começou a esconder o buraco. Que voltará a abrir, sempre que o mar se irritar.
Entretanto, apertada entre o amontoado de tetrápodes e a restinga da fortaleza, a velhinha praia de São Tiago está desaparecendo com as novas movimentações das águas marinhas …

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

02 - A nova marina assoreada antes de funcionar - 11.12.13


03-A muralha em frente ao Hotel Porto de Santa Maria já mete água pelos alicerces-11.12.13


04-A muralha em frente ao Hotel Porto de Santa Maria já mete água pelos alicerces-11.12.13


05-A muralha em frente ao Hotel Porto de Santa Maria já mete água pelos alicerces-11.12.13


06-Logo que a ondulação amainou, uma máquina começou a esconder o buraco-11.12.13


07-Logo que a ondulação amainou, uma máquina começou a esconder o buraco-11.12.13


08-Logo que a ondulação amainou, uma máquina começou a esconder o buraco-11.12.13


09-Logo que a ondulação amainou, uma máquina começou a esconder o buraco-11.12.13


10-Muralha com repuxo nos alicerces, obra prima da engenharia da Madeira Nova-11.12.13

12 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Portanto este blog acaba aqui.

Anónimo disse...

A dita "Marina" não tem ainda o Cais de Acostagem que lhe serve de protecção e parece que resistiu muito bem para uma obra inacabada. O Mar não se meteu por baixo dos "alicerces da poderosa muralha", mas sim por cima, provocando o arrastamento do calhau rolado que lá se encontrava depositado - o tal "buraco". O repuxo que se vê é proveniente de uma junta de dilatação do Ribeiro da Nora (é uma situação normal motivada pela maré que sobe pelo Ribeiro e vericava-se antes do temporal - e continuará a se verificar). Penso que quando se opina sobre assuntos para os quais não estamos minimamente qualificados, corremos sempre o risco de passar por estúpidos.. Para a reflexão do Dr. Quintal: o que seria hoje do Hotel Porto de Santa Maria sem a "Baía Tetrapolégica do Funchal"?

Anónimo disse...

creio que foram tecnicos altamente qualificados que projetaram e construiram a marina do lugar de baixo . nós os pagantes dado que somos uns pobres ignorantes , não podemos dizer que aquilo não funciona e está mal feito . os iluminados dado não serem estupidos vão poder continuar a roubar ( o canudo dá esse direito ). não vamos poder dizer que as marinas da S Cruz e Machico estão mal projetadas e que a influencia das actuais obras na Marina do Funchal tornou-a mais insegura . nâo podemos dizer isso porque somos ignorantes , o nosso papel pareçe ser o de pagar e calar . mas eu como burro assumido peço ao Dr Raimundo que continue a fotografar , denunciar e opinar . Quem sabe pode ser que um dia os ignorantes vão até á cadeia visitar as sumidades.

Anónimo disse...

Excelente explicação...

jorge figueira disse...

La esta o Prof Raimundo a dizer coisas que desgradam a alguns. Ele sera ignorante, na opiniao do anonimo, mas afirmacoes suas parecem profecias. Faco uma proposta ao anonimo, criar-se uma sobrecarga no IRS deste e outros anonimos iguais, a cessar quando o iate do Sr. Vice entrar na Marina do Lugar de Baixo. Ja la vao anos e aquilo que disse Raimundo...falhou onde? Jorge Figueira

Anónimo disse...

Se o repuxo da tal junção de dilatação do Ribeiro da Nora (explicação oficial mas anónima) vai continuar, então poderá ser uma atração turística no futuro...Boa!

Anónimo disse...

O comentador das 09:01, embora "transvestido" de anónimo, vem com uma explicação, que embora pareça oficial, deixa-me com sérias reservas no domínio da hidráulica e engenharia civil.
Diz que o cais de acostagem irá servir de protecção ao canal que será a marina. Como, pergunto eu, já a entrada está paralela ao cais ? Serão necessárias diversas operações de remoção de inertes no decorrer dos anos.
A justificação do repuxo proveniente de uma junta de dilatação do Ribeiro da Nora também não convence, analisado as fotos.

Anónimo disse...

Quanto ao Hotel Porto Santa Maria, o projeto foi feito a contar com essa "baía tetrapolégica"?

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Pelos vistos, o jardinal não desarma. Continua a confundir determinação com teimosia.

Luís Calisto disse...

Caro Coronel
Quando a doença é crónica, não há nada a fazer.

Anónimo disse...


Sempre ouvi dizer , o que se vai buscar ao mar, o ,mar vem sempre buscar, mais tarde ou mais cedo. Há montes de exemplos disso aqui na RAM.Um Abraço Amigo Calisto. F.F.