Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Política

SÉRGIO 'PÕE O DEDO NA FERIDA'
E PROPÕE MANUTENÇÃO DA 'OBRA FEITA'

Esquecer obras novas e voltar atenções para a manutenção do que está feito é a solução para entregar em estado aceitável as infra-estruturas da Madeira Nova às gerações futuras. Que fatalmente as vão receber e pagar. Para o candidato à liderança do PSD-M, esse caminho trará ainda uma vantagem para o presente: criação de emprego. Mas já é um pouco tarde, reconhece o próprio Sérgio. 

Candidato assumido à liderança do PSD-M preocupado com o estado das infra-estruturas que as novas gerações irão receber... e pagar. Suspender planos de obras novas e tratar do que está feito, eis o caminho a seguir.

Sérgio Marques confessa-se preocupado com uma realidade que se encontra à vista de todos mas que estranhamente vai passando sem reparos: a gritante falta de manutenção das obras que mudaram a face da Madeira nas últimas décadas e que, a nosso ver, aumenta galopantemente o perigo para quem as utiliza no terreno. Por exemplo, perguntamos nós, alguém a 120 km/h repara na falta de cuidados por essa rede viária fora, túneis incluídos?
Sérgio Marques já reparou. 
"Preocupa-me a pouca atenção que na nossa Região temos dado à imperiosa necessidade de conservarmos e mantermos as inúmeras infraestruturas económicas e sociais que, através de um maciço esforço de investimento público, fomos realizando ao longo das últimas décadas." É o candidato a líder do PSD-M quem desta forma aborda o assunto num texto colocado no facebook, e a que tivemos acesso antecipadamente. 
"As próximas gerações vão beneficiar destas infraestruturas", reconhece o antigo eurodeputado, lembrando porém que elas também "serão chamadas a contribuir para o pagamento da dívida pública contraída para as financiar".
Os governantes da actualidade costumam, efectivamente, e com alguma "soberba", apregoar: as futuras gerações beneficiarão do que está a ser feito agora, por isso é justo que também paguem a conta. Mas omitem outro facto que Sérgio Marques vem pôr em evidência: é que, "ainda que por razões óbvias", essas novas gerações não terão "a possibilidade de dizer se queriam" estas obras.

'Obra feita' poderá estar ultrapassada no futuro

Do que não se esquivarão os futuros madeirenses é de terem de"assegurar os meio financeiros para a manutenção" daquilo que está feito, bem como da "construção de outros [empreendimentos] que se adeqúem às exigências das próximas décadas". 
"Seria um acto de soberba julgarmos que os equipamentos ajustados à realidade actual conseguirão satisfazer as necessidades da sociedade madeirense ou nacional daqui por 30 ou 50 anos", diz mesmo Sérgio Marques. "O natural será que as realidades social, geográfica ou principalmente ambiental exijam outro tipo de ferramentas. Como tal é necessário que os herdeiros do nosso tempo estejam o mais possível desobrigados dos encargos das nossas acções." 
Já aconteceu no passado. E, a título de exemplo, Sérgio recorda-o: "Quando foi executada a ligação rodoviária que esventrou o interior da Ilha, evitando que a maioria dos nossos conterrâneos, ou visitantes, tivessem de viajar entre as costas norte e sul por barco ou a pé, também se julgou estar realizada a obra definitiva."

Obsessão pela obra nova fez esquecer a sua manutenção

Nunca se fala disso. Sérgio fá-lo agora, na qualidade de candidato a futuro responsável máximo pelo PSD regional e depois pela própria Madeira: "Temos a obrigação de transmitir às próximas gerações este imenso património em óptimo estado de conservação. Receio muito que não o venhamos a fazer. Estivemos tão obcecados em realizar obra nova que descurámos a conservação e manutenção do que fomos erigindo! E agora a enorme escassez de dinheiro público torna ainda mais improvável que a prioridade seja essa."
Para se perceber melhor o berbicacho da falta de manutenção das obras: "Dados relativos a Portugal, no que concerne por exemplo às infraestruturas de transporte", ilustra Sérgio Marques, "apontam para uma relação entre investimento e manutenção de 7 para 1, quando a média europeia é de 2 para 1. E a tendência em Portugal é para o acentuar desta desproporção. Na verdade, no período 1992/99, as despesas de manutenção como proporção das despesas de investimento foram de 23%, tendo passado para 12% no período 2000-2008. Presumo que uma situação idêntica se registe na RAM."

Vantagens para o emprego

Por estes fundamentos, o candidato é de opinião que "deveria haver uma suspensão por prazo não inferior a quatro anos do investimento em obra pública nova, salvo situações de imperiosa necessidade como é por exemplo a reconstrução pós-20 de Fevereiro, que aliás dispõe de financiamento assegurado".


"O investimento público seria assim direccionado na sua grande maioria para colmatar o enorme défice que temos no que concerne à conservação e manutenção do parque infra-estrutural existente. Com uma vantagem adicional de crucial importância: criação de mais emprego." É o que propõe Sérgio Marques. Convicto de que, "face a igual investimento em obra pública nova ou em conservação/manutenção", se criam muito mais postos de trabalho optando-se pela segunda hipótese, a manutenção. Daqui, uma conclusão que deve pôr os responsáveis do presente a pensar: "Um novo paradigma de investimento público na nossa Região não poderá deixar de ter em conta esta situação."
Também receamos que continue a agravar-se o estado já decrépito de algumas obras 'novas'. E então quando se fala nisso, pior. A teimosia, as obsessões e a total ausência de auto-crítica continuam a dominar certas cabeças. 
Isto já somos nós a dizer.

33 comentários:

Anónimo disse...

Querem ver que alguém abriu os olhos? Ao contrário dos diamantes, o cimento não é eterno, principalmente o do Jaime Ramos! Estamos com uma dívida monstruosa, e será que as gerações futuras vão ter capacidade de tirar a corda do pescoço e terem capacidade para fazer a manutenção das obras megalómanas que até lá sobreviverem?

Anónimo disse...

O problema da sustentabilidade do investimento público e da necessidade de verbas para a sua manutenção foi motivo de alerta por parte de vários partidos da oposição e até de especialistas independentes (recordo-me do Domingos Rodrigues, por exemplo). Mas isto tem uns 15 anos. Nessa altura, o dr. Sérgio andava distraido e alegre a cantar "quem é que haverá,quem é que não acha, que é o Alberto João que põe a Madeira em marcha". Devia agora marchar com ele...

Anónimo disse...

uma verdade inconveniente...sem dúvida...lá vai a viloada ficar indignada com a não construção de mais uma bancada para os barreiros...40 milhões é pouco para aquela gente...

Anónimo disse...

Sérgio continue com coragem as pessoas começam a ver quem realmente é o único candidato que nós precisamos. Um artigo muito coerente com o que tem sido as sua posições até agora.

Anónimo disse...

Os responsáveis pelo descalabro raramente são bons para resolver os problemas. Este Sérgio andava na Europa como moço de recados do AJJ a arranjar dinheiro para as obras que agora diz não prestarem.
Que bom seria a existência de verticalidade nesta gentinha.

Anónimo disse...

O Jaime Ramos nao vai gostar nada disto agora sim percebo porque é que o Jaime Ramos apoia o Albuquerque e não o Sérgio! Sérgio tens o meu voto garantido continua a tua candidatura és uma lufada de ar fresco no PSD. És apelidado de Cafofo do PSD!

Anónimo disse...

È Verdade agora e era Verdade quando Sérgio estava no Parlamento Europeu e na Direção de Planeamento onde não deixou de incentivar à Obra eleitoralista e às verbas europeias para o efeito...Mas é melhor Ver tarde que Nunca!

Anónimo disse...

E ainda não se demitiu da Comissão Politica? Coragem...Ou prefere ser expulso? Talvez . A vitimização seria maior...

Anónimo disse...

Eu voto no Sá Carneiro do PSD, Sérgio Marques!

Anónimo disse...

A vitima Rubina Leal e a trupe dela anda por aqui não?? e ainda dizem os Miguelistas que assinam sempre os comentários uma VERGONHA! Sérgio continua a manter a tua postura politica, tu es um politico muito diferente de qualquer outro que conheço. Julgo ser isso que nutre tanta simpatia em todas as pessoas. Tenho assitido às guerras e apesar de partir atràs tens ganho muito terreno não vejo uma unica pessoa dizer mal de si e como militante isso é bom.. continue a ser a pessoa simples que é e terá o meu voto garantido!

Anónimo disse...

Sá Carneiro do PSD-M ?
Tenha juízo, Sérgio Marques com membro da Comissão Política do PSD-M e ex- detentor de cargos políticos tem responsabilidades por pactuar com a política dos últimos 30 anos, tal como os outros candidatos.
Para não falar do seu papel na concessão do Porto do Caniçal à OPM do seu ex-patrão Sousa.

Anónimo disse...

Oh senhor não diga disparates o Sergio é defensor do armas ao contrario do Albuquerque que anda de maos dadas com o Comandante que trabalha para os Sousa. O Sérgio é defensor de uma paragem nas obras publicas ao contrario do albuquerque que quer continuar a dar dinheiro às empresas do Jaime ramos. Sergio os Miguelistas andam sem argumentos e com medo do Cafofo do PSD!

Anónimo disse...

Sérgio estou a gostar da coragem que está demonstrar sem duvida nenhuma é a candidatura quem apresentado mais proposta e que tem mantido uma postura de debate elevado.. que não guerreia o Alberto João para ser popular mas que o critica indirectamente através das sua propostas gosto desta atitude e por isso mesmo tem o meu voto!

Anónimo disse...

O tempo do Sergio Marques já passou. Já dobrou-se muito ao Dr. Alberto João ( primeiro nas Europeias e a seguir nas Autarquicas). Eu quero um candidato corajoso e não uma avestruz. Este discurso já não cola. O meu voto é para o candidato corajoso e carismatico Dr Miguel Albuquerque. Força Miguel

Anónimo disse...

O Jaime Ramos não apoiou nem apoia o Miguel Albuquerque! Isso foi uma alucinação de AJJ para justificar a quase derrota interna e o colapso de 29 de setembro.

Anónimo disse...

Por favor...tenha juízo!

Anónimo disse...

A questão levantada pelo Sergio e pertinente mas pouco actual. Já no congresso de 2000, foram aprovadas em plenário as conclusões do Painel de Ecomomia que indicava claramente que o ciclo da infraestruturacao material tinha chegado ao fim. Iniciava-se o ciclo na manutenção das infra-estruturas e da aposta definitiva na competitividade das empresas (mais conhecimento, mais mercado, melhor internacionalização). Isto foi em 2000, só que o titular da pasta da economia preferiu continuar com o modelo anterior e ... Deu nisto!

Unknown disse...

Caro Calisto, muitos parabens pela criacao do blog, a vossa intencao era boa. No entanto tenho reparado nos comentarios que existe um vazio de ideias. Ha mais o interesse de mesquinhice de bilhardice do que propriamente o debate de ideias. Desta forma este sera o meu ultimo comentario. Quica quando houver civismo e inteligencia nos comentarios talvez eu volte a participar no blog. Um forte abraco e continue o bom trabalho p.s: quem estiver interessado em ser verdadeiramente participativo e em debater projectos e ideias para o futuro da Madeira esteja atento que brevemente sera organizado um ciclo de conferencias nas mais diversas areas.

Luís Calisto disse...

Caro Daniel
Para o caso de ainda o apanhar à despedida do blogue, receba um abraço e leve consigo para onde for a simpatia e os agradecimentos do 'Fénix do Atlântico' - ou seja, dos Leitores, dos Colaboradores e deste seu amigo. Vamos sentir saudades.

Clara Tiago disse...

Boa Noite a todos os ilustres anónimos, ao meu amigo Daniel Borges e ao autor do blogue ilustre Luís Calisto!!
Faço minhas as palavras do Daniel com excepção desta ser a minha última intervenção no
blogue afinal era o que mais faltava, não obstante os comentários menos abonatórios e deveras infelizes tecidos por muitos anónimos relativamente ao militante candidato a líder do partido Dr. Miguel Albuquerque, o certo é que, já o disse aqui no blogue e volto a repetir, o mérito de ter tido a coragem de enfrentar o AJJ nas eleições directas/internas, não cabe ao Dr. Sérgio Rebelo; nem aos restantes candidatos...cabe sim ao Miguel Albuquerque, isso podem ter a certeza!! esse mérito ninguém lhe tira!! tarde demais!! comentem, critiquem, opinem...mas não há volta a dar!! E então sujeitar-se a eleições...não é para todos mesmo que em democracia!!
Força Miguel Albuquerque, o caminho é pra frente e temos de encarar as referências menos felizes até como elogios....afinal só se fala de quem incomoda e podemos ter a certeza que o Miguel Albuquerque incomoda e muito a muito boa gente, disso não tenhamos dúvidas!! O resto, é aguardar para ver!! Sempre com muito respeito por todos os adversários em prol de um projecto de ideias que se iniciou no ano transacto e culminará com a vitória do Miguel Albuquerque!!
Cumprimentos
Clara

Anónimo disse...

Caro Calisto,
Não me leve a mal mas quem entra nestas coisas tem que estar preparado para ouvir. E o vazio de ideias a que o sr. Daniel Borges (que não conheço se refere deve ser o da candidatura que ele apoia a do Miguel Albuquerque. Pois é Calisto mas nao se preocupe que é o ultimo comentário mas vai por aqui aparecer sempre para ver as propostas do Sergio Marques! Sim porque o Sergio nao precisa de um conjunto conferencias para apresentar ideias mas isso é outro nível. A diferença de artigos de opinião entre o Albuquerque e o Sergio é muita talvez foi por isso a razão do Albuquerque cancelar o debate na radio! Estava na altura de alguém pôr fim a estas obras publicas que contaminaram a região é pena o Daniel Borges ser contra isto mostra a sua mesquinhes.

Anónimo disse...

Dr. Daniel Borges peço-lhe que não abandone este espaço. Necessitamos de pessoas formadas e inteligentes para aprender. Necessitamos da sua formação, da sua experiência e das suas ideias. Você é uma mais valia enorme para a madeira. Não vá DR Daniel. Fique!
Um grande abraço
Dr. Félix Antunes

Anónimo disse...

Caro Daniel vais desistir? Não faças isso. Este espaço sem a tua luta não faz sentido. Tu és o nosso mentor. O Sr. Jaime não vai gostar da tua saída. Que perda incrível.
Um abraço do Reinaldo

Anónimo disse...

Qual debate de ideias? o Debate deve ser feito com os candidatos mas presumo que o Albuquerque queira ir buscar ideias primeiro porque pelos vistos nao tem nenhumas.. Manuel Antonio até goza dos artigos de opiniao do Miguel ter o texto escrito ou nao ter é quase a mesma coisa.

Anónimo disse...

Lembro-me de ver o Manuel Antonio e o Albuquerque nas entrevista feitas pela RTP-Madeira e o Manuel Antonio este muito melhor que o Albuquerque... É caso para dizer que o Albuquerque arrisca-se a ficar em ultimo gosto muito do Manuel que tem simpatia nas zonas altas, mas confesso que gosto tambem do Sergio da sua postura e da sua capacidade de trabalho escreve muito bem e apresenta as sua ideias de forma clara e simples aprecio a sua classe. Albuquerque em minha opiniao fica em ultimo!

Anónimo disse...

Este PSD é incrível. Os ZEROS desta vida acham-se úteis. A Madeira sem Manuel António é como um barco sem comandante. Alguém ainda acredita em Albuquerque? Por favor! Outra coisa. Quem é este Daniel? pela escrita não é filosofo de certeza.
Um abraço do Papa Anonas

Anónimo disse...

Só vejo uma alternativa para Miguel Albuquerque ganhar? Esta passa por Miguel Albuquerque juntar-se ao Cunha e Silva e com o apoio de há muito tempo do Jaime Ramos ganhar o partido ficando o Jaime Filipe a Vicepresidente. O problema é que a vitoria vai saber-lhe a pouco porque logo a seguir quando forem as eleiçoes regionais vai apanhar uma abada tão grande que o Daniel nem vai conseguir pedir trabalho ao jaime Ramos porque vai estar na falência. pois é Albuquerque continuará desempregado politico. Ainda nao percebi se abriu um escritório de advocacia para ir para a Venezuela ou se trabalha no BES imagino que trabalho deva ser pouquinho pouquinho pouquinho porque o que ele gosta mesmo mesmo é tirar fotos para as revistas e tocar piano para meia duzia de analfabetos musicais. Eu voto no Miguel Albuquerque para Miss Universo!

Anónimo disse...

O UI apoia Sérgio. Um seu adjunto- Pereira? declarou apoio no Facebook incentivando-o com "Força amigo. O caminho é em frente". Ora, isto vindo do adjunto/escrivão do UI tem grande significado. Logo Sérgio é o candidato do sistema contra Albuquerque. MAntónio já foste. Para descolar Sérgio tem de se demitir da Comissão política

Anónimo disse...

O Miguel de Sousa vai destruir o Jaime Ramos e o Albuquerque não têm hipotese nenhuma os Miguelistas! Devem andar a sentir-se sozinhos depois da traição que fizeram ao Bruno e o apoio de ultima hora para inglês ver. Ninguem apoia esta gente estão órfãos.
É uma vergonha ser Miguelista!

Anónimo disse...

É por isso que andam aqui a fazerem-se moralmente superiores quando nem o 12º ano têm, mas ao menos ainda bem que deram a cara vão ser conhecidos como os perdedores e nunca niguem vai dar alguma coisa por eles!

Anónimo disse...

O Daniel agora so vai intervir como anónimo. Estes Miguelistas sao uma vergonha!

Anónimo disse...

Isto há gente que nao pensa pela sua cabeça se o Albuquerque mandasse esta senhora jogar-se de uma ponte jogava-se de certeza nao porque tem o melhor prjecto nao porque é o mais serio e competente mas porque apenas foi o primeiro a candidatarse!! Lol está tudo a saltar do barco Sergio o verdadeiro sa carneiro do psd sabemos quem é abraço !!

Anónimo disse...

FORÇA SÉRGIO MARQUES!!!!!....OS CÃES LADRAM A CARAVANA PASSA....E DEPOIS JUNTAM-SE A ELA E DIZEM QUE DESDE O INICIO. SOMOS PSD,TEMOS RESPONSABILIDADE NO QUE CORREU MAL E ORGULHO NO QUE CORREU BEM. PROCURAMOS NOVOS CAMINHOS SEM RENEGAR O PASSADO. QUEM OUVE CERTA GENTE ATÉ PARECE QUE SER TRAIDOR É A UNICA CONDIÇÃO QUE PROMOVE UMA CANDIDATURA.