Powered By Blogger

domingo, 13 de julho de 2014

LARANJAL



JARDIM ENXOVALHA DELFINS
CARA A CARA E EM PÚBLICO





O ocaso do jardinismo está a ser de uma deprimência que alguns anos atrás ninguém podia prever tão pungente e lastimável


Chefe Jardim subiu ontem ao pregatório de Santa Quitéria disposto a despejar para cima dos Delfins ali presentes, como convidados para o V Congresso da Arasd, as raivas que lhe abrasam as entranhas desde que, em vez de lhe pedirem que continuasse a dirigir o PPD-M até morrer, se perfilaram para disputar a sucessão. As ganinhas para estracinhar os seus antigos benjamins apresentavam-se de tal modo que o homem confessou aos congressistas não poder dizer o que se seguia na qualidade de presidente do partido, mas a título pessoal.
Ora, o chefe estava no Centro de Congressos da Fundação convidado na qualidade de líder laranja, porque pessoalmente não seria convidado para o que quer que fosse de cariz partidário, como provavelmente verá no futuro.
Mas decidiu, está decidido.
Miguel Albuquerque presidira aos trabalhos da manhã, enquanto presidente cessante da Mesa do Congresso da Arasd - autarcas social-democratas da Região -, daí ter-se livrado da sessão da tarde e de ouvir o que ouviram os seus adversários Delfins no tempo de encerramento dos trabalhos. A essa hora, encontravam-se na sala Manuel António Correia, João Cunha e Silva, Sérgio Marques, Miguel de Sousa e Jaime Ramos - este igualmente candidato, pelo menos assume-se como pretendente, recolhendo assinaturas e promovendo jantares pela Região com as múmias do PPD que já lá vai.
Obviamente que Manuel António, Cunha e Silva e Jaime Ramos estavam fora do alvo para onde Jardim disparava, da tribuna, uma saraivada de rótulos ofensivos. As vítimas do ódio eram certamente Sérgio Marques e Miguel de Sousa, em directo, e Albuquerque, em diferido.

E que dizia o homem? Dizia o que tem dito nas páginas do seu/nosso JM. Conceitos que chocaram à primeira e à segunda, mas que se banalizaram. Que eles, Delfins enjeitados, andam a destruir o partido, que só dão tiros para dentro do partido, que atacam o líder porque isso hoje é moda e dá votos, que querem encerrar o Jornal da Madeira. E fez questão de explicar esta última vergastada: esses pretendentes querem fechar o JM para fazerem o jeito à Madeira Velha e ao Blandy, deixando no mercado um jornal apenas, hostil ao PPD.
Chefe Jardim, que costuma, imagine-se, invocar a boa educação e a cortesia quando lhe dá jeito, ei-lo ali a servir-se do convite que lhe fizeram para achincalhar em público outros presentes que foram convidados pelos anfitriões! Ele, que justamente se tinha irritado com a presença na sala, de manhã, de um militante expulso, realmente uma situação ditada por uma falta de ética gritante, atacava descaradamente, cara a cara e com os autarcas social-democratas e convidados a escutar, aqueles que entenderam concorrer à sucessão do dito chefe. Em circunstâncias tais que os atingidos, evidentemente, não tinham direito a defender-se. 
Por falar em Ética...

A artilharia foi por ali abaixo, sem poupar os 3 Delfins referidos - um deles ausente mas igualmente sob fogo. Como aconteceu em Abril no congresso da JSD. Com a particularidade, nessa oportunidade, que foi o anfitrião, Rómulo Coelho, se ter encostado à velhada laranja nos insultos aos candidatos à liderança, ou seja, os antigos dirigentes da JSD que ele mesmo convidara para lá estarem - dizendo que a existência de tantos Delfins decorria do 'umbiguismo' deles. Por alguma razão esse árido líder da Jota, reeleito no mesmo congresso, em vez de sala cheia e empolgada, falava como se estivesse no deserto. 
Desta vez foi diferente. O anfitrião da Arasd, que acabava de chegar à liderança do órgão de autarcas laranja, falara antes de Jardim, mas sem atacar o espírito democrático que deve existir nos partidos quanto à apresentação livre de candidaturas à liderança. Pelo contrário, Pedro Coelho ignorou que o grande chefe estava ali perto e até incentivou à mudança nopartido, insistindo em que ninguém deve ter receio desse processo.
Jaime Ramos é que, como secretário-geral, decidiu enveredar pelos argumentos do patrão: candidatar-se como fizeram os Delfins é procurar tacho e usar o partido como "rampa de lançamento para o poder". 
Mas não se trata disso? As eleições internas num partido não se destinam a um candidato ganhar a liderança para depois tentar vencer as regionais, as autárquicas e o que aparecer? Sim. Mas não para Jaime Ramos. A não ser que a candidatura seja a dele. De contrário, que siga Jardim no meio das araras por muitos e bons anos.

Juntam-se a fome e a vontade de comer. Porque a fornalha raivosa que abrasa as profundezas de Jardim chama-se 'obsessão pelo poder'. 
Ainda ontem, ele voltou a garantir, agora aos autarcas congressistas, que não se candidata para as eleições de Dezembro. Foi o que quis significar com a mensagem de que não voltará àquele congresso como líder do PPD-M. Como em outras ocasiões, ouvia-se aí uma tentativa para que se levantasse ali mesmo a vaga de fundo com a qual o homem sonha vai para 2 anos. Mas nada. Ele diz que vai embora e não se ouve um sussurro a pedir-lhe que fique. Um adeus deprimente. Tanto que ele se oferece para 'endireitar' o partido nacional! Para salvar o próprio País! 
Súplicas sem retorno. Pois se cá já não funciona, por mais que o incentivem à luta os sargentos que ainda gravitam no jardineirismo e os calculistas que viveram das genuflexões em honra do chefe - vendo nele a tábua para se salvarem das areias movediças em que se meteram.

A prédica na última página do JM deste domingo é um apelo lancinante do chefe para os militantes que lhe voltam as costas. Que não tenham medo da "opinião negativa dos outros" e subam à Herdade (que ele insiste em baptizar 'Chão da Lagoa'). Ele resume a Autonomia à festa do 'Chão da Lagoa'. Para que o povo suba em força. Pode ser que, no meio do vinho seco e das especialidades rurais, apareça uma vaga de fundo, a tal.
O apelo é dramático, atendendo à proverbial arrogância de quem o formula: esqueçam-se de quem organiza o 'Chão da Lagoa', deixem esse preconceito e apareçam.
Triste, para quem podia ter saído com a auréola de autonomista - mas se isso fosse há 20 e alguns anos. Entretanto, substituiu a relativa Autonomia da Madeira pela autonomia dele.
Os Delfins dizem mal do chefe porque isso pegou moda e dá votos - diz ele, Jardim. Não deve estar a pensar bem no sentido da afirmação. Ele confessa que o povo não votará em quem estiver próximo dele. Lá saberá.
Ou por outra: se ele se sente com 19 anos, por que diabo não concorre para arrasar o Sérgio, o Miguel de Sousa, o Albuquerque e mesmo Cunha e Silva e Manuel António?
Os Delfins tornaram a levar ontem. Nós tornamos a lembrar: imaginem o que outros não padeceram em 40 anos de afectação e bazófia jardineirista! 


14 comentários:

eu te conheço bem disse...

Ou será o ocaso de certos delfins?

Anónimo disse...

Jardim apoia Manuel Antonio,que,mesmo sem estofo para lider, avança...em troca Manuel entrega a Jardim o lugar de presidente assembleia...o yes man do governo só não chega a lado nenhum ,por sua vez jardim não conta com ninguém para ajuda-lo seja no que for, por isso não pode ataca-lo.

Anónimo disse...

Quem é que jardim não enxovalha???? Manuel Antonio que é o único que lhe dá ouvidos...em troca de poder,coisa que Jaime não disse e devia te-lo feito. Esse devia ter sido expulso e não foi...

Anónimo disse...

Quem é que jardim não enxovalha???? Manuel Antonio que é o único que lhe dá ouvidos...em troca de poder,coisa que Jaime não disse e devia te-lo feito. Esse devia ter sido expulso e não foi...

Anónimo disse...

Jardim como se sente com o pacto entre Albuquerque e o seu braço direito, Jaime Ramos?

Anónimo disse...

Jardim está louco para se candidatar. Mas a melhor pérola foi quando disse que "não é o melhor candidato às Regionais que deve ganhar, é mais complexo que isso". Então, quem deve ganhar a eleição interna? O Candidato que perderá certamente as Regionais de 2015? Calisto, consegue explicar esta?

Anónimo disse...

a jsd está com 1 candidato porque a namorada do romulo começou a trabalhar nas sociedades de desenvolvimento....mesmo que ganhem as eleições do partido que estão mafiadas e depois façam a coligação com o cds (que parece a demi moore do filme #disposta a tudo") para ganhar as eleições regionais nada será como dantes porque não há tachos suficientes para a camarilha do psd e do cds...isto vai arder em lume brando...

Anónimo disse...

O drama de Jardim, é que sabe que o melhor programa é o de Miguel de Sousa. De resto ninguém é competente para dar a volta. Mas como Miguel de Sousa está muito atrevido...e assim já não presta para Jardim. Já viram o que Miguel de Sousa disse no radio Totobola e que o Diário reproduz hoje. De 2000 a 2010 foram consumidos 15 mil milhões. Em quê ? Obras inúteis e outros afins. Nem a Assembleia sabe, porque passou por fora. Como é que os deputados podem saber? Só o chefe deles. Nem a judiciária apurou. De resto essa história do Jornal para fechar é anedota. O que tem sido dito é Privatizar e colocar em igualdade de circunstâncias com o Diário. A lei do mercado vai resolver com os melhores argumentos de cada um.

Anónimo disse...

CDS está com o Albuquerque. Vender o PSD ao desbarato, em liquidação total, não me parece bem pelo que o Partido fez pela Madeira e pelo respeito ao trabalho dos nossos militantes que muito deram ao PSD

Anónimo disse...

Deve ser um grande descanso, numa casa na rua Pedro José de Ornelas, quando o demente se encontra em Bruxelas.

Anónimo disse...

Se ouve um descanso numa casa na rua Pedro José de Ornelas, deve ter havido uma baixa na Repartição de Finanças com destino a Bruxelas estão a perceber ou é preciso explicar melhor? O nome da dita cuja é conhecido por toda a Ilha!VIVA A MADEIRA NOVA.

Anónimo disse...

O Miguel de Sousa só tem propostas utópicas, fáceis de dizer e impossíveis de realizar. Até essas acusações que ele faz, se assemelham às do Sr. Coelho, de tão básicas que são.
Toda a gente reconhece a ridicularidade que é a candidatura do Miguel de Sousa, por isso é que se podem contar os seus apoiantes com os dedos de uma mão.

Anónimo disse...

O jardim vai candidatar-se sabe que Manuel Antonio não ganha as eleições e muito memos o Cunha e Silva.. preparem-se!!!

Anónimo disse...

ai que o nervoso aperta nestes comentários. a negação revela o despero