Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de julho de 2014



SONDAGEM CATAPULTA ALBUQUERQUE
E APONTA PARA COLIGAÇÃO PP-PPD



Estudo de opinião em Junho


50% na corrida contra outros 5 Delfins


 Victor com vantagem sobre Pereira




PPD-M de Jardim sobe para 39%



      Coligação preferida





Na sequência da sondagem que divulgámos uns dias atrás, apresentamos mais alguns elementos que reputamos de interessantes no actual momento político-partidário que a Região vive.
Trata-se de um estudo encomendado pelo PP-M a uma empresa continental especializada que permite a comparação com um outro realizado em Janeiro, também por iniciativa dos populares. 
Adiantamos desde já que o universo foi de 500 inquiridos - com a característica tradicional de ser preciso fazer quase o dobro dos telefonemas, porque 40% dos madeirenses têm medo de emitir a sua opinião.


PPD sobe apesar da implosão

Caso curioso é o da simpatia dos social-democratas junto do eleitorado, que cresceu apesar de terem sido 6 meses de convulsão interna - Delfins contra Delfins e Jardim contra todos. 
Se tivesse havido eleições regionais em Janeiro, o PPD obteria 36,9% dos votos. Agora em Junho, subiria para os 39%. As indefinições no PS e a desagregação da 'Mudança' no Funchal têm dedo neste fenómeno, por suposto.
O PS-M baixa de 28% em Janeiro para 22% em Junho.
O PP também cai - de 28,5% para 19%.
Quanto aos partidos pequenos, sobem praticamente todos, o que tem o seu significado.

Em Janeiro, e perante a pergunta "concorda com uma coligação PP-PS para derrotar o PSD", 51% responderam 'sim' e 48,5% responderam 'não'.

E quem - pergunta subsequente - deveria, em caso de coligação, ser o candidato a presidente do governo? Respostas: José Manuel Rodrigues 73%; Victor Freitas 26,7%.

Só relativamente aos eleitores do CDS/PP, 67,5% apoiavam a coligação com o PS e 17,5 não.
Nesse universo dos centristas, 86,8% queriam Rodrigues para candidato a presidente do governo e apenas 5,2% apoiavam Victor Freitas - resultado natural, dado o posicionamento partidário dos inquiridos nesta questão específica. 


Albuquerque destacadíssimo entre os Delfins 

A sondagem dos populares em Junho tratou de esclarecer a vida no PPD, com a pergunta: qual o melhor líder para suceder a Alberto João Jardim no PSD-Madeira? 
Albuquerque continua demolidor na corrida em curso. Entre o eleitorado geral, o ex-presidente da Câmara do Funchal está com 50,8% das simpatias. Só eleitorado social-democrata, Miguel conta com 49,3%. Um adeus à segunda volta, para já.
Segue-se Manuel António Correia, que tem 21,4% do eleitorado geral e 22,8% no partido.
Cunha e Silva também está melhor no interior do PPD-M do que no eleitorado geral: 13,2% para 8,4%.
Quanto aos outros candidatos, pagam a factura da ausência da cena partidária activa durante demasiados anos. Sérgio Marques ainda assim detém 9,6% das simpatias gerais, descendo para 7,2% no PPD. Miguel de Sousa tem muito que pedalar: 2,8% na sondagem geral e 1,2% no partido. Convém recordar que o inquérito foi em Junho, antes de este Delfim ter saltado deliberadamente para o combate quotidiano intra-partidário, com evidente impacto geral.
A sondagem alargou a questão da sucessão a Jaime Ramos, que internamente se assume como candidato. Com uma hipotética realização da eleição para líder do PPD nesta altura, Jaime ganharia 6% do partido e 6,7% dos votos gerais.
Importante é notar que o estudo sondou os eleitores genericamente e os simpatizantes social-democratas. Não foi encontrada a opinião dos militantes do PPD propriamente ditos, que são aqueles que irão escolher o sucessor.


Disputa Victor-Carlos Pereira

A iniciativa do PP-Madeira englobou uma pergunta para o interior do Partido Socialista: quem é o melhor líder para o PS?
Os eleitores em geral dão uma quase nula vantagem a Victor: 50,4% contra 49,5%. Mas essa vitória dilata-se quando respondem apenas os simpatizantes socialistas: 59% para o actual presidente e 40,9% para o líder parlamentar.


Eleitorado empurra PP para os braços do PPD

Os populares quiseram receber um sinal dos eleitores para a eventualidade de uma coligação quando das próximas eleições para o Parlamento regional. Se não houver maioria absoluta de nenhum partido, o que deve fazer o PP? - eis a questão colocada aos inquiridos.
Na generalidade, 50% dos eleitores entendem que o ideal, nesse caso, seria uma coligação do PP com o PSD; apenas 17,6% optariam por uma coligação do PP com o PS. 
Reduzindo a questão aos eleitores do PP, a diferença é ainda mais acentuada: 62% aconselham aliança com o PSD e só 9,5% com o PS.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais há Algum Militante que tem Dúvidas que só O Albuquerque Consegue Ganhar Eleições Regionais ????

Sr for para entregar o governo à pobre oposição que temos na Região votem ''' cunha'' !!!
Tenho Dito!

Anónimo disse...

Se PSD e CDS estão de matrimónio agendado e com lua-de-mel reservada no "resort" Governo Regional, com quem julga a família cafofiana se amantizar para garantir o seu sustento?

Anónimo disse...

Parece-me exagerada a % do vice, a população está esgotada do desperdício desmedido.

Calisto para quando um artigo sobre a família dos candidatos? O que fazem as mulheres,irmãos, filhos e sobrinhos?

Sobrinhos, faz-me lembrar um concurso publico recente, com matéria suficiente para mais um artigo, desde o jazz ao molhe, só ficando a faltar a fortaleza do pico.

Anónimo disse...

Os 40% que não quiseram responder não vão votar, de certeza, em Cunha e Silva ou Manuel António, caso contrário te-lo-iam dito sem reservas. Logo estes candidatos têm percentagens reais inferiores ao que vem na sondagem.

Anónimo disse...

Qual o melhor candidato para o PSD para o CDS????

Geralmente a oposição quer os piores para liderar os restantes partidos. Eu por exemplo quero o Seguro no PS, o Vitor no PS Madeira e José Manuel Rodrigues no CDS Madeira!

100% nas sondagens para liderar os seus partidos!

Anónimo disse...

Como é que a malta que tem medo de responder à sondagem são os eleitores do Cunha e do Manel???? Os maiores terrores, os que andam a pressionar e ameaçar militantes, os que detêm o poder e o exercem de forma pouco séria são os mais prejudicados????? Mas tá tudo louco??? A fazer fé nesta sondagem, e acreditando nas sondagens de 2012 que davam os famosos 80/20 para AJJ, a vantagem de Albuquerque deve ser ainda maior. Ainda bem!

Anónimo disse...

Há uma grande diferença entre eleitorado Social Democrata e militantes! Extrapolar do universo desta sondagem para a corrida interna é tecnicamente erradíssimo, tanto que o foco das campanhas tem sido os militantes, não quem vota PSD (isso só seria realidade em eleições abertas). Aconselharia mais cuidado na sua análise Sr. Calisto...

Anónimo disse...

Porra para mim o Cunha consegue ser o pior desta sondagem o homem está nos holofotes da ribalta há anos e anos a aparece em último como é possivel???

Luís Calisto disse...

E eu aconselharia o sr. a não ser tão descarado na tentativa para mostrar perspicácia e conhecimento superior destas coisas. Toda a gente percebe que o sr. 'descobriu' essa grande 'diferença' que lhe permitiu aplicar o intelectual termo 'extrapolar' - o sr. retirou essa brilhante descoberta nesta parte da análise:

"Importante é notar que o estudo sondou os eleitores genericamente e os simpatizantes social-democratas. Não foi encontrada a opinião dos militantes do PPD propriamente ditos, que são aqueles que irão escolher o sucessor."

Foi daqui que copiou tudo, não foi?
Está lá, na peça!

Ou julgava que ninguém sabe que há diferença entre eleitorado social-democrata e militantes social-democratas?

Anónimo disse...


Quanto ao intelectual termo, é o termo técnico correto a utilizar, a minha formação académica é engenharia pelo que sei do que falo quando falo em extrapolação.

Isto é uma extrapolação errónea em qualquer análise estatística séria:

"Albuquerque continua demolidor na corrida em curso. Entre o eleitorado geral, o ex-presidente da Câmara do Funchal está com 50,8% das simpatias. Só eleitorado social-democrata, Miguel conta com 49,3%. Um adeus à segunda volta, para já."

saliento obviamente a frase "uma adeus à segunda volta, para já" porque refere-se obviamente à eleição interna no PSD/M. A outra corrida que fala, subentende-se que será esta (interna PSD/M), mas à cautela de me dizer que está a falar das futuras Regionais, deixo assim.

Sobre a forma como apresentei o meu comentário anterior, fiz-lo porque é destinado a todos os leitores deste blogue, porque a notícia é no mínimo confusa neste aspeto (refiro-me a paragrafo anterior), no máximo tendenciosa.

Luís Calisto disse...

A minha área académica não foi no IST mas no ISCEF de outrora, com formação inacabada mas com tempo para umas luzes de Estatística, ao tempo uma cadeira de Económicas.
Não, não me refiro às regionais, mas às internas do PPD, realmente.
Não extrapolei resultados cientificamente. Limitei-me, como se vê a olho nu, a deduzir jornalisticamente que com resultados daqueles, gerais e no eleitorado PPD, adeus segunda volta. Não vejo bicho de 7 cabeças neste raciocínio. A menos que os inquiridores tenham feito pontaria de modo a não acertar pelo telefone em nenhum militante social-democrata (com as quotas em dia, já agora).
Mas, moral da história, respeito, e até aprecio, o empenhamento do Leitor no tratamento rigoroso destes temas. Não vou esquecer o alerta, se houver próxima.