Powered By Blogger

terça-feira, 29 de julho de 2014

Viagens



Turistas madeirenses em New Bedford
com despesas pagas pelo Povo Superior 



As Festas do Santíssimo correm de quinta a domingo. Cuidado com os excessos


A ser verdade que seguem vários acompanhantes, cuidem bem da nossa governanta


K-Sam em Boston - Se não arrancou daí da Madeira, deve estar a levantar voo para os States a comitiva esperada aqui em New Bedford. 
Como noticiámos umas semanas atrás, a secretária regional do Turismo acedeu ao convite para cá vir às Festas do Santíssimo. Lá vem a governanta marcar o ponto no arraial, só que acompanhada de um staff respeitável - em número de pessoas. É que, pelo menos a comunidade madeirense daqui anda convencida disso, Conceição Estudante vem com o dinossauro da emigração Nuno Santos. E cada um deles vem por sua vez afectuosamente acompanhado.
Os seus leitores do 'Fénix' podem não perceber a que propósito 'pegamos' com uma visita aparentemente banal. Pois 'pegamos' porque a banalidade é isso mesmo, aparente. 
Não é a organização das Festas, autora do convite, a arcar com as despesas de viagens e hotéis de 5 estrelas para governanta e séquito real. É o governo regional. Ou seja, o povo ilhéu. Dando-se o caso de haver muitos elementos da comunidade norte-americana que também são contribuintes na Madeira, voilà: muita gente estuporada.
Antigamente, o empresário madeirense Joe Fernandes oferecia estada condizente aos turistas do governo mais acompanhantes que aqui chegavam. Mas o homem da Calheta morreu e já ninguém se vai refastelar na quinta de Cape Cod.
A organização das Festas, ou seja, o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, é que nada paga de despesas, a não ser uma bucha e um copo de vinho no principal dia da festa, que tradicionalmente se estende pela primeira semana de Agosto - como já escrevi da outra vez.
Como também relatei nessa altura (a dias do Mundial de Futebol), um madeirense contribuinte na Região Autónoma desabafou-me, bem perto do Madeira Field, grande espaço onde se realizam as festas: "O governo do Alberto João não tem dinheiro para arranjar os caminhos do Porto da Cruz rebentados pelas enxurradas nem para as casas que se incendiaram no Monte, mas tem dinheiro para essa gente vir aqui à grande e à francesa! O Alberto tem que ir para a rua, que é para os que andaram sempre à sombra dele, a gastar o que é das nossas famílias, também irem de c..."
Estas festas rendem bom dinheiro. O ano passado, registou-se um movimento de 800 mil dólares, e para este Verão prevê-se um milhão. Ficam mais de 300 mil dólares livres, de lucro para o clube. Como se sabe, todos os anos seguem mil dólares para a Aldeia da Paz, oferta emergente daquelas receitas. Mas dinheiro para custear despesas de convidados oficiais da Madeira, nem pensar. Paga o povo contribuinte da Madeira e mais nada. 
Outra: ainda tentaram trazer uma banda de música da Madeira este ano, mas na condição de o governo regional pagar tudo! Vá lá que ao menos neste ponto houve bom senso no Funchal...
O que a organização custeia, logicamente, é a deslocação do Banda d'Além, agrupamento insular dos mais apropriados para dar um cunho insular às festividades e que difunde como poucos a música tradicional madeirense.
Recordamos mais:
Para animar, também chegarão do Funchal 30 barris de Vinho Madeira, já que os 25 do ano passado não satisfizeram as encomendas. Sabemos que esta é a única exportação de 'Madeira' embarrilado. Normalmente, sai tudo engarrafado. A prática dos barris resulta de um acordo estabelecido pelo próprio Jardim há mais de 25 anos com o falecido José Fernandes, a pedido do grande empresário norte-americano de origem madeirense.
Já informei também que se desenvolvem esforços tendentes a garantir nestas festas anuais uma representação do Engenho da Calheta, com a sua aguardente e bolo de mel, estando previstas conversações com o nosso amigo Sérgio, responsável pelo Engenho.

Nota do 'Fénix' - Boa viagem aos nossos representantes que vão às Festas do Santíssimo. Se precisarem de alguma coisa, não se atrevam a ligar. E cumprimentos ao Leonel Teixeira, da representação diplomática portuguesa nessa região, meu antigo colega de escola e eterno Amigo - com a observação de que ele está sob fogo da comunidade nos USA por dar cobertura a este turismo de luxo que a gente, sem nada a ver com aquilo, tem de pagar aqui.


8 comentários:

Anónimo disse...

O esposo da Secretária Regional faz parte dos convidados ou fica na Madeira para umas sessões de Espiritismo?VIVA A MADEIRA NOVA E OS EXPLORADORES DOS PATAS RAPADAS.

Anónimo disse...

eu até pagava de boa vontade , desde que esses gajos ficassem por lá. o problema é que os americanos não recebem qualquer porcaria.

Anónimo disse...

A mentira só dura enquanto a verdade não chega? Quem é que vai acompanhado?

Anónimo disse...

Mais ajudas de custo antecipadas já com 50% de aumento.



Anónimo disse...

Lixeira politica dos oportunistas do costume..,.,!!!

Anónimo disse...

Já parece que o significado de -estudante- mudou para: incompetente; oportunista; sem vergonha e pessoa não recomendável.

Anónimo disse...

Esta gente há pouco tempo esteve em Paris e nos EUA. Se eu não fosse uma pessoa seria, pensaria que andam numa de "swing"... Outra fez a passearem aos casais??? Um bando de ladrões, isso sim!

Anónimo disse...

mas esta (...) já não ta reformada? ta a receber a reforma e ainda anda a viajar com o dinheiro dos contribuintes? tristeza é como eu digo esta gente do poder perdeu a vergonha toda na cara...em vez de ser secretária devia ser caixeira viajante..lolol