Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2014

Comunicação


Projecto apresentado hoje 


"Informação cabal, imparcial e de interesse público": é com este espírito que dá início à sua caminhada o projecto Funchalnotícias, dinamizado por profissionais que conheceram dias de prestígio no panorama regional do jornalismo e que apesar disso, ou mais propriamente por causa disso, passaram a uma inesperada e desconcertante situação de inactividade. O suporte digital é a melhor solução que poderia ser descoberta para ultrapassar a insólita situação desses profissionais, já que o caminho da velocíssima informação do futuro progride precisamente nos domínios do computador e da net. Ao mesmo tempo, ganha a Madeira com um projecto inovador de que muito se espera no objectivo de melhorar progressivamente o desempenho do jornalismo na Região, que em breve deverá voltar à normalidade após quase 40 anos de marginalidade imposta de fora para dentro das redacções.
Esta tarde, na Reitoria da UMa, houve lugar à apresentação do projecto jornalístico Digital Funchalnotícias. Além de uma conferência sobre webjornalismo, com a participação de João Canavilhas e Vicente Jorge Silva, foi lido um texto de explicação do projecto, que publicamos na íntegra.





5 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria que o senhor Calisto explicasse melhor este parágrafo, pois parece que jornalismo do bom era aquele que havia antes de 1974: "objectivo de melhorar progressivamente o desempenho do jornalismo na Região, que em breve deverá voltar à normalidade após quase 40 anos de marginalidade".

Luís Calisto disse...

Você gostaria. Só que não estou para o aturar. A menos que se identifique, porque aí explico-lhe tudo. Inclusive, a sua participação no processo. Já agora, deveria ter acabado a frase que citou.

Anónimo disse...

E de quem será a "palhaçada", o novo jornal anunciado na RTP-M?

Anónimo disse...

Os Madeirenses e todos os povos precisam de informação credível e pluralista com todo o tipo de opinião que felizmente vai aparecendo ou pelo menos quem souber usar a internet saberá buscá-la nas linhas e nas entrelinhas. Por isso é de louvar a iniciativa e desejar honestidade intelectual dos protagonistas. Parabéns.

Eu, O Santo disse...

Para mim, o estilo "pirâmide invertida" de escrita de uma notícia, em que tudo é resumido no primeiro parágrafo não me satisfaz... e prefiro ler os estudos e documentos governamentais a ler "crónicas" e "opiniões" pelo que já nem leio jornais.
Também não oiço rádio pois a velocidade de debitação da notícia é superior à minha velocidade inteletual de perceber a gravidade, âmbito e conexões da mesma... parece-me mais um relato de futebol que a apresentação de informação séria.
A TV não me satisfaz pois quase tudo parecem-me títulos de Jornais... e há imensas não notícias. Os "telejornais" parecem programas de variedades.
Quase tudo o que dizem ser notícias parece-me um "obituário": Para mim "cinco mortos e um ferido" não é uma notícia. Para o ser, teria que também me explicar o "porquê" e o "como" dos "cinco mortos e um ferido".
Sugiro que o "Funchal notícias" se dedique à dissecação das notícias regionais.