Powered By Blogger

sábado, 20 de dezembro de 2014

ELEIÇÕES INTERNAS



Os jornais nacionais relataram as incidências do acto eleitoral no PSD-M, nas suas edições on line





Miguel Albuquerque vence eleições no PSD-Madeira mas terá de ir a 2.ª volta





Manuel António será o adversário do antigo presidente da Câmara do Funchal na corrida à sucessão de Alberto João Jardim.




Miguel Albuquerque foi o candidato mais votado à liderança do PSD-Madeira, com 47,71% dos votos expressos.
Por ter ficado a 180 votos da maioria absoluta, disputará com Manuel António Correia (27,81%) uma segunda volta, marcada para o próximo dia 29, na qual será eleito o novo presidente da comissão política regional do partido, desempenhado desde 1976 por Alberto João Jardim.
Num total de 11 com concelhos, Albuquerque venceu em 10 e Correia apenas no da Ponta do Sol. Por freguesias, a vantagem foi de 42 para 12.
Depois do ex-presidente da câmara do Funchal e do secretário regional dos Recursos Naturais ficou, na terceira posição, João Cunha e Silva (15,97%), vice-presidente do governo. Seguem-se-lhes Sérgio Marques (5,3%), ex-eurodeputado, Miguel de Sousa (2,3%), vice-presidente da Assembleia Legislativa regional, e Jaime Ramos (0,72%), líder parlamentar e secretário-geral do PSM-Madeira.
Albuquerque acredita que terá uma vitória inequívoca na segunda volta contra um adversário que "representa os interesses instalados que têm de ser expurgados". Acentuou que com os resultados desta sexta-feira foi dado “o sinal de que os militantes querem a mudança”, “não querem mais do mesmo e querem a renovação”. Disse ainda estar convencido de que o PSD-Madeira “nunca mais será um partido de pensamento único”.
Com 7164 inscritos participaram no acto eleitoral 5644 militantes, registando-se a maior afluência de sempre, apesar de abstenção na ordem dos 21,2%. A votação decorreu nesta sexta-feira entre as 16 e as 21 horas nas 54 sedes de freguesia do PSD no arquipélago.
Nas directas de 2012, as primeiras em que Jardim teve um concorrente em quatro décadas da história do partido na região, participaram 3473 militantes, de um universo total de 3859, tendo o reeleito líder conseguido 51% da votação e Miguel Albuquerque 49%, com a curta diferença de 142 votos.
O congresso de consagração do novo líder está marcado para 10 e 11 de Janeiro. Para o dia seguinte, Jardim anunciou a apresentação do pedido de demissão do cargo de presidente do governo regional, que exerce desde 17 de Março de 1978.
Jardim, após ter depositado o boletim de voto na urna, comentou que a existência de seis candidatos ao seu lugar “é sinal de fartura, não de qualidade”. E revelou a sua postura relativamente ao seu sucessor: “Democraticamente é preciso aceitar, seja quem for. Se eu gostar muito de quem ganhar, não devo interferir para não lhe estragar a vida. Se não gostar muito de quem ganhar, devo dar o exemplo e fazer uma coisa diferente do que me fizeram”. “Houve pessoas que perderam e mandaram votar noutros partidos. Eu quero dar o exemplo de, mesmo não gostando do líder, ser fiel ao partido”, prometeu Jardim, que traçou o perfil para o seu sucessor “unir o partido”: “inteligência, firmeza e honestidade intelectual”.




ELEIÇÕES PSD/MADEIRA

Miguel Albuquerque, à beira da vitória, vai a segunda volta

por Miguel Marujo




Miguel Albuquerque ficou "à beira da vitória" no PSD-Madeira, ontem à noite, depois de contados os votos dos sociais-democratas madeirenses. Segundo dados provisórios, divulgados pela TSF-Madeira, às 22.30, já ninguém duvidava da segunda volta com o antigo autarca do Funchal a recolher 47,5% dos votos dos pouco mais de 7 mil militantes.

Na segunda volta, a decorrer a 29 de dezembro, Albuquerque vai ter como adversário Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, com cerca de 26%, e que seria o preferido do ainda presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
No discurso proferido já depois das 22.30, Miguel Albuquerque sublinhou a dinâmica de vitória: venceu em 42 das 54 freguesias, em 10 dos 11 concelhos e "47,5% com seis candidatos". Está dado o sinal, garantiu. Albuquerque insistiu que "o sinal que está dado é que os militantes querem a mudança".
Manuel António Correia não se dá por vencido e, perante o entusiasmo dos seus apoiantes na sede de campanha, o secretário regional avisou Albuquerque: "Vamos lutar pela vitória na segunda volta."


Miguel Albuquerque foi o mais votado nas eleições do PSD Madeira



Miguel Albuquerque foi hoje o candidato mais votado nas eleições internas do PSD/Madeira, mas tem de disputar uma segunda volta com o actual secretário do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, a 29 de Dezembro.

Nesta corrida à liderança do PSD/M estiveram seis candidatos: Miguel Albuquerque, Manuel António Correia, João Cunha e Silva, Miguel de Sousa, Sérgio Marques e Jaime Ramos
O congresso regional do PSD/Madeira está agendado para 10 de Janeiro.








Miguel Albuquerque mais votado para suceder a Jardim












1 comentário:

Anónimo disse...

Os melhores amigos e contribuintes da vitória de Albuquerque:
-Ele próprio
- Meio Chefe que o promoveu no JM e sempre.
- Miguel de Sousa que ajudou a afundar os candidatos do governo.
Parabéns Albuquerque. Agora unir as hostes e não se subjugar a Ramos que finalmente viu que não vale nada no partido.
Uma boa estrutura para a Madeira-
Albuquerque líder do governo, Smarques Vice presidente, MSousa presidente da Assembleia ajudando com o seu plano financeiro.