Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Ainda por falar em Max Römer


Publicámos há dias um post na sequência de uma notícia do JM sobre os frescos de Max Römer emparedados por força das obras de instalação do Crédito Agrícola na Rua do Sabão. Em tempos, tínhamos fotografado as mesmas imagens, bem recuperadas numa loja de pronto-a-vestir situada onde teremos Crédito Agrícola a partir de agora. Mostrámos as imagens nessa altura e tornámos a mostrá-las há dias, inspirados pela notícia triste do JM. Pois chega-nos agora uma interessante foto com alguns anos, do tempo em que no mesmíssimo espaço funcionava uma casa de vinhos, de Luiz Gomes da Conceição. As pinturas do artista alemão aparecem nesta foto antiga, muito cuidadas (como tentou fazer a loja mais recente). E pronto, hoje os frescos de Max Römer encontram-se emparedados, quiçá por imperativos da finança...


A preciosa imagem antiga que nos enviaram para mostrar aos Leitores do Fénix - deferência que agradecemos.



Esta imagem pode ver-se no mesmíssimo sítio, obviamente.

A loja que cuidou também das obras de Max Römer, antes de fechar e dar lugar ao negócio seguinte.


8 comentários:

Anónimo disse...

Já a Câmara do Funchal licencia um negócio sem precaver a defesa desse espólio. É o total desprezo pelo património e a absoluta incompetência.

Anónimo disse...

O que faz um facilitador? Facilita, obviamente.

Anónimo disse...

Quem é afinal Max Romer ? Vão chatear o Presidente Paulo Nascimento Cafofo e seu Valete Iglesias , com ninharias ? o que valem estas pinturas comparadas com aquela maravilhosa arte urbana feita de peneus velhos pintados e despejados ao lado da Sé ? isto sim é que é arte .
E aqueles magníficos bancos na gelateria da avenida , não me digam que não evoluímos , parece um daqueles parques infantis como existe em Paris .
Paulo Cafofo projeta o Funchal para o 1 mundo ! da chungaria .

Anónimo disse...

E a DRAC o que faz pela cultura e patrimonio?? Este caso e outros o GR tem de intervir, mas como sempre nada faz!!! Mostra este desgoverno no seu melhor...

Anónimo disse...

Há estava a ver que não acordava , foi só ás 10 58 , mas acordou , afinal as licenças são da Camara mas quando corre mal a culpa é do Governo !!1 cambada de imcompetentes .

Anónimo disse...

arte é a galinha gigante dos amigos do Cafofo e a esplanada linda a frente da Sé o resto é lixo que tem de ser demolido

Anónimo disse...

A Câmara tem responsabilidades, mas a culpa é dos outros, a Câmara passa licenças indevidas, mas a culpa é dos outros, a Câmara faz promessas de obras, mas quem tem de pagar são os outros. É o maior bando de mentecaptos que aterrou nos Paços do Conselho.

Anónimo disse...

Quanto recebe deste regime para fazer tais afirmaçoes? A cultura depende do governo, tb concorda com as demoliçoes de pontes centenarias e o que o se passa com as obras nas ribeiras? Se concorda com a divida da RAM, chegue-se a frente e paga-a!!