Powered By Blogger

sábado, 17 de setembro de 2016

Será gralha de jornal?



FARIA NUNES PODE GANHAR 
UM NOBEL DA MEDICINA
MAS ORADOR NUNCA SERÁ





Na vastidão de notícias 'pela positiva' encaixadas hoje na imprensa regional, há uma que quase me fez cair da cadeira. Ei-la:








Faria Nunes orador? Abri bem os olhos para ter a certeza de que o DN-M não estreava uma secção humorística aos sábados, na página 2. 
Lá a ver. Um exclusivo, como este cedido ao referido jornal pela Secretaria da Doença, merece destaque na edição. Mas quando dá peça digna desse nome e sobretudo se é verdadeiro. Não é o caso. Ali não há puto de interesse na peça. A não ser pelo tremendo ridículo. E depois o nosso João Faria Nunes não vai ser orador de nada. Quando muito, vai ao 'Encontro' de Condeixa tremer das mãos, gaguejar com a voz embargada, soletrar a cábula, hesitar, pigarrear, beber um copo de água por minuto, transpirar. Pode até sair-se com um powerpoint mostrando uma invenção sua no campo da Medicina que tenha esgalhado no laboratório do hospital, em segredo, e que venha futuramente a merecer um Nobel. Agora orador é que não vai ser em lado nenhum. 
Faria Nunes, secretário regional da Doença, pode passar o resto da vida a estudar Retórica e a frequentar cursos daqueles que ajudam a falar em público - que o máximo que fará em oração é despachar uma jaculatória super-rápida. Se se abalançar a rezar um terço, a gente deixa de perceber o que ele diz a partir do primeiro Pai Nosso, inclusive.
O homem não será orador sobre telemedicina como não será sobre uma teoria qualquer 'da influência da minhoca no cadeiral manuelino da Sé'.
Se Faria Nunes é orador, então os que vivem da política regional quase podem ser considerados políticos. E sabe-se que o absurdo é absurdo.
Se o nosso João é orador, então até eu, que não digo duas vezes batatas a falar em público, vou pensar numa oração de sapiência.

15 comentários:

Anónimo disse...

Juntem.lhe o da Educaçao e faz um par perfeito em oratoria e em des.governaçao.

Anónimo disse...

Sr. Calisto, o termo que usou, Secretaria da Doença, diz tudo sobre o actual Serviço Regional de Saude!! Um total desprezo pela vida humana, com um milhares de mortes por sepsis, e um povo submisso, oprimido, com medo de falar sobre casos concretos passados com familiares. Quando pretendemos falar de casos concretos de mortes por falta de medicaçao ou da sepsis, os jornais locais nao publicam nada, os jornalistas manipulados ficam com medo...enfim estamos num regime sem liberdade...

Anónimo disse...

Ele não é orador , põe-nos é a todos a orar cada vez que pensamos a quem está entregue a Saúde na Região .

Anónimo disse...

••• já vai sendo tempo de se pensar em "TELEgovernação". Exemplo: a pasta da Saúde poderia ser TELEgovernada a partir do Burkina Faso ...o mesmo se passando com outras "pastas" TELEgovernadas a partir de locais diferentes.

Anónimo disse...

Infelizmente, "Secretaria da Doença" assenta que nem uma luva ao sistema de saúde regional...

Anónimo disse...

Isso mesmo basta juntar.lhe a "Secretaria da InDucação"...

Miss Take disse...

O da inducação a ler é uma tristeza, faltou ser Professor. Isto de andar a ser nomeado, dá pose, mas não ensina a ler. É o que temos, ao menos é amigo do grande chefe.

Anónimo disse...

Secretaria Regional da Eutanásia.

Anónimo disse...

E eis que finalmente chega a noticia: nao vai haver novo Hospital Público.
Nada que quem não tenha a vista turvada de partidarite já não soubesse.

O maior dos logros de Albuquerque foi a SAUDE, ganhou pela SAUDE e vai perder tudo por causa da SAUDE.
" a saude é uma camioneta desgovernada pela ribeira abaixo" Bons tempos esses não é povo superiormente ingénuo?
RIP Madeira (e não, não por causa de Lisboa, ora bolas!!!!)

Anónimo disse...

Já foste Albuquerque

Anónimo disse...

Este Governo não cumpriu nada:não há Ferry,não há avião cargueiro, o sistema de mobilidade aérea é uma anedota, as casas do Porto Santo foram entregues aos do costume, o novo Hospital volta a ser uma miragem, etc. E o mais ridículo é culparem o Governo da República por promessas feitas a quente pelo actual Presidente do Governo Regional somente para ganhar votos. Em 2017 será a sentença final.

Anónimo disse...

A secretaria da Inducação" não esta melhor. veja-se a trapalhada diária que se assiste sobre a fusões.

Anónimo disse...

Infelizmente para a Madeira! Quando houve dinheiro foi mal gasto, em obras desnecessarias. Uma terra sem futuro, com uma divida gigante...sou contra a Autonomia que serve os interesses de alguns e esquece o povo. Acho que neste momento estariamos melhor sem Autonomia, quero as mesmas oportunidades dos outros portugueses em Portugal continental!!

Anónimo disse...

O presidente "psd transvestido" de são vicente é muito amigo do "secretário da doença".

de tanto se encher teme um enfarte, por isso é bom ter amigos bem colocados.

Anónimo disse...

Mas o secretário da Doença não é amigo de ninguém, a não ser do Miguel Albuquerque . Uma amizdade que está a sair muito cara ao presidente...Cuidado com quem tomas uns copos!