Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Guerra editorial

Este livro dá processo em tribunal


Chegou ao 'Fénix' uma notícia no mínimo insólita, para o nosso meio: a publicação do livro sobre a casa Blandy Brothers intitulado "A Dialéctica" motivou uma queixa em tribunal contra o seu autor.
Desconhecemos pormenores do caso. Mas, ao que consta, Alberto Vieira terá processado José Luís de Sousa acusando-o de aproveitar os resultados das investigações sobre o relacionamento financeiro Madeira-Lisboa, desde os primórdios da descoberta, para publicar a referida obra.
Ao que sabemos, José Luís Sousa integrou o grupo escolhido para 'fazer as contas do deve e haver' entre a Madeira e o Estado. E é com base nesse facto que o acusam de ter usado material descoberto nesses trabalhos para escrever a sua obra.
Trata-se de uma situação que julgamos inédita na Madeira. 
Desconhecemos a lei que orienta estas questões editoriais. Mas julgamos que a investigação efectuada por um historiador é pertença desse historiador, ainda que integrado num grupo qualquer. 
Será que o acusam de utilizar informações recolhidas por outros elementos do grupo? Não foi isso que nos disseram.
Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos, para ver quem tem razão nesta guerra entre historiadores.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó diacho..
- Será que a gratificação desse estudo patrocinado pelo Governo Regional é tão "apelativa" que ponha dois historiadores (uma das ocupações mais pacíficas ) a barafustar ?

- "Relacionamento financeiro Lisboa-Mdeira" , "dialéctica da casa Blandy Brothers na economia da Madeira" ? Se juntamos os comuno-súcias, temos a trindade dos malfeitores da Madeira, segundo um tipo iludido

Anónimo disse...

Consta que o historiador da "Madeira Nova" o grande "Alberto Vieira" pretendia que a história dos Blandy fosse um pouco ajustada ao discurso jardinista, situação o autor recusou ...Vai dai, apanha com um o processo. Este é mais um caso da prepotência de um regime...a provar que ainda existem zeladores pidescos sempre disponíveis...

Anónimo disse...

também pode fazer a história do dr. miguel mendonça...80 anos e ainda a receber o máximo de dinheiro...na reforma e na assembleia!!!!

Anónimo disse...

O relacionamento financeiro é uma questão estatística e publicada, logo não criativa. Apenas necessita de ser citada a sua origem para responsabilizar o estudo. Se não houve citação...falta de ética...