Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2013

VERÃO LOUCO


COMÉRCIO NO PORTO SANTO AGITADO


Denúncias chovem no 'Fénix'. Agora, o peso cai sobre a casinha do bolo do caco junto à Praça do Barqueiro. E sobre a presidente da Câmara, lógico.


Debaixo daquele pano riscado está... uma garrafa de gás de 45 kg. Atenção, sra. Presidente.


Com o caso da tenda do bolo do caco, fechada compulsivamente pela Câmara, ainda por resolver, novos berbicachos são denunciados ao 'Fénix'. O Verão no Porto Santo promete...
Qual é o problema agora?
Bem, agora está em causa a Casinha do Bolo do Caco junto da Praça do Barqueiro, a escassa distância da entrada do cais... e a 10 metros do parque infantil.
E qual é a novidade?
A novidade é que, pelo que nos diz fonte conhecedora do meio, essa Casinha não apresenta condições de higiene e segurança alimentar. Que os funcionários não usam a necessária touca, as luvas, enfim, todo o material exigível para a laboração.
Mais: o espaço não dispõe de ligação à rede pública de água. O sistema é usar água da fonte transportada em bidões.
É o que nos dizem. Mentira?

"Mais grave ainda - palavras textuais do denunciante - é a questão da garrafa de gás de 45 kg que se encontra nas traseiras da referida barraca - de frente para o parque infantil - que é uma autêntica bomba relógio, uma ameaça para os transeuntes e as crianças. Não possui sistema de segurança para fecho de emergência do fornecimento de gás e encontra-se exposta às condições atmosféricas, sem qualquer tipo de resguardo."
"Como é que a Câmara Municipal do Porto Santo licencia este tipo de barraca?", interroga a nossa fonte. "A protecção civil e os bombeiros deram pareceres favoráveis a estas instalações? A Inspecção das Actividades Económicas tem conhecimento desta situação?"
Ainda a mesma denúncia: "Alerta-se ainda para o facto de o referido 'estabelecimento' não possuir o SAFT, programa electrónico de emissão e registo de actividades comerciais, nem pouco mais ou menos caixa registadora. As receitas provenientes da venda de bolo do caco e bebidas são colocadas num cesto, não se declarando qualquer facturação às Finanças."
Enfim: "Como é evidente, o referido espaço viola claramente as mais elementares regras e legislação em vigor. Finanças, Higiene e Segurança Alimentar, Saúde Pública, Protecção Civil ... entre outros sectores que são claramente violados."
 Remate final: "COMO É POSSÍVEL AQUILO ESTAR ABERTO? SÓ MESMO COM A CONIVÊNCIA DA SR.ª PRESIDENTE DA CÂMARA!"

O Verão no Porto Santo promete. Mesmo longe dos ultravioletas, será facílimo bronzear.

Sem comentários: