Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de agosto de 2013


A Lagoa do Santo da Serra tem menos água do que em Julho de 1983


01 - Lagoa do Santo da Serra antes das duas híper caras e ineficazes impermeabilizações  
10.07.1983 (Foto - Manuel Nicolau)


A Lagoa do Santo da Serra é a cratera dum pequeno vulcão (extinto ou adormecido?), que na década de sessenta do século XX começou a ser usada no armazenamento das águas sobrantes da Levada da Serra do Faial durante o Inverno.
Como é possível comprovar na fotografia,  que ilustrou o artigo “Santo da Serra: que futuro?”, publicado no suplemento “Cidade.Campo” do Diário de Notícias, de 10 de Julho de 1983, antes das híper caras e ineficazes impermeabilizações, a lagoa ainda conservava água no mês de Julho. A análise da vegetação permite verificar a altura que a água costumava atingir no interior da caldeira vulcânica, que durante mais de duas décadas foi responsável pela recarga de nascentes preciosas na irrigação de terras agrícolas no Santo da Serra e em Santa Cruz.
Com os fartos dinheiros da Europa o governo regional resolveu impermeabilizar a cratera, com o objetivo de irrigar os relvados do ampliado campo de golfe do Santo da Serra e reforçar o regadio da agricultura.  Um embuste!
Após vários anos a esconder o fiasco e a intoxicar a opinião pública, lá avançaram para uma segunda obra de impermeabilização da depressão criada pela natureza. Mais uma vez com muito dinheiro da Europa, as obras arrancaram a toda a força. A 28 de Agosto de 2011 a situação era a que se pode ver nas fotografias 02, 03, 04 e 05.
A 07 de Outubro de 2011, em campanha para as eleições regionais, o grande timoneiro inaugurou a obra da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da IGA (Investimentos e Gestão da Água, S.A.), que representou “um investimento público da ordem dos 5,5 milhões de euros co-financiado pela União Europeia ao abrigo do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira”.
Ainda, segundo o site oficial da SRA, “os trabalhos realizados na Lagoa do Santo da Serra, permitiram, na prática, que no local fosse construída uma nova lagoa, destinada ao armazenamento e disponibilização de água de rega, totalizando um volume de cerca de 640 mil metros cúbicos, que beneficiará, directamente, cerca de 2.195 hectares de área regada, nos concelhos de Santa Cruz e Machico, mas com benefícios indirectos nos concelhos limítrofes”. (http://www.sra.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=863:recuperacao-da-lagoa-do-santo-da-serra-&catid=1:gerais&Itemid=69)
Alheia à propaganda política, a natureza espreguiçou-se, rasgou as telas e escangalhou com o monumento da Madeira Nova. Quase dois anos após a pomposa inauguração, a nova lagoa continua a ser remendada.
No Verão de 2013 (foto 06) a Lagoa do Santo da Serra tem menos água do que em Julho de 1983!

                Saudações ecológicas,
         Raimundo Quintal

02 – Obras da segunda impermeabilização da Lagoa do Santo da Serra 
28.08.2011 (Foto - Raimundo Quintal)

03 – Obras da segunda impermeabilização da Lagoa do Santo da Serra 
28.08.2011 (Foto - Raimundo Quintal)

04 – Obras da segunda impermeabilização da Lagoa do Santo da Serra 
28.08.2011 (Foto - Raimundo Quintal)

05 – Obras da segunda impermeabilização da Lagoa do Santo da Serra 
28.08.2011 (Foto - Raimundo Quintal)

06 - Lagoa do Santo da Serra vista desde o Pico do Areeiro. Sem água e com impacte visual negativo.
17.08.2013 (Foto - Emanuel Rocha)


3 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos, desde o tempo do Eng. Perry Vidal que a lagoa do santo da serra tem servido de pretexto para os decisores políticos encontrarem fontes de financiamento para tudo menos para a própria lagoa. Se alguém fizer as contas vão verificar que a lagoa e quase tão cara como a marina do Vice no lugar de baixo. E fartar vilanagem!

jorge figueira disse...

Meu Caro Amigo Jose Raimundo governar para a comunicacao tem inconvenientes destes. A tecnica que usaram foi em tudo semelhante aquela que, ha anos, implantaram na RAM. Executam a obra a quqlquer e depois estudam. A primeira vez foi no porto da Rib. Brava e dai em diante foi sempre a andar. Heliporto, marina, tuneis...jorge figueira

Bruno disse...

Parece que o governo trabalha com engenheiros de dissolver na àgua....não acertam uma!