Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FUTEBOL


ALGUÉM NOS INFORMA SE O MARÍTIMO JOGOU ONTEM?


Pelos jornais nacionais, um leitor desprevenido conclui que o Benfica perdeu a jogar sozinho  

É uma forma de dizer. Sabemos que o Campeão das Ilhas recebeu e bateu categoricamente o Benfica por 2-1. Sim, um resultado que não é novo contra aquele adversário, no 'Caldeirão', mas que teve um sabor muito especial.
A nossa pergunta dirige-se aos grandes jornais desportivos do País: o Benfica perdeu ontem jogando sozinho ou apanhou com uma derrota clara perante uma equipa prática onde Sami brilhou mais do que as estrelas de Lisboa todas juntas?

Não se trata de bairrismo. Somos do tempo em que o Marítimo andava nos regionais e cada adepto tinha um segundo clube. No nosso caso, a léguas de distância do indiscutível maritimismo, sobrevive a costela benfiquista.
Não é bairrismo, é uma chamada de atenção para os critérios jornalísticos, se bem que não queiramos 'dar palpites' sobre a linha editorial de quem quer que seja.
Peguemos no Record: 



Por esta primeira página, alguém percebe por que raio ficou ontem o "Benfica de rastos"? "A equipa não está habituada a perder"? Mas a equipa perdeu ontem? Com quem? Ah, bem, não tínhamos reparado. Está ali o resultadinho, discreto. Algum título do Marítimo? Ou de Sami, que se alinhasse por um 'grande' teria esta manhã nome garrafal em todos os jornais?

Vejamos 'A Bola':



Outra vez as 'Águias' no rescaldo dos Barreiros - as 'Águias', que não se curaram nas férias. Depois, fala-se de tudo, menos de quem evidenciou que as 'Águias' não estão curadas. A não ser, também aqui, o resultado metido num cantinho: Marítimo 2 - Benfica 1. 
As páginas interiores quase indicam que o Benfica jogou sozinho. A análise à equipa derrotada, numa página inteira, traz boneco de cada jogador. A análise à equipa vencedora aparece numa página par, cheia de pastel.


Enfim, aparece um jornal, 'O Jogo', que faz a leitura que todos os espectadores fizeram: 



Isso, "Sami deixa Jesus a arder".
Porque foi isso que aconteceu, indo à moral da história desta jornada inaugural. O Benfica, fragilizado como entra neste campeonato, liderado que é por um treinador a quem os jogadores faltam ao respeito e não fazem muita farinha para chegar a vias de facto com ele, encontrava um adversário difícil, por tradição. Claro que os visitantes andaram mais tempo com a bola, mas com uma lentidão enervante, de quem não sabe que caminho dar a cada jogada. A passo, sem trabalho, ninguém ganha pontos, muito menos aquele Benfica assim-assim onde só Matic destoa por cima.
O Marítimo mostrou-se desinibido, o que acontece desde que Pedro Martins se senta no banco da estratégia, e cedo se percebeu para que lado cairia o resultado final. Não podia acontecer de outra maneira. Sami ostentou o espírito vencedor da equipa da casa, saindo várias vezes de uma situação de cerco com uma habilidade só neutralizada por faltas muito feias merecedoras de cartão amarelo para os encarnados.
Sami - o homem que acabou por coroar uma exibição inesquecível com o golo da vitória, mais do que merecido para o Marítimo e para o currículo particular do grande jogador.

'O Jogo' destacou em manchete a vitória do FC Porto em Setúbal. Vender jornais no Norte obriga. Os jornais de Lisboa pintaram a capa de verde, para iludir os adeptos leoninos e vender exemplares à custa de uma vitória dilatada frente ao recém-promovido Arouca. 
Outro destaque dos jornais: ao fim de 180 jornadas, o Sporting é líder! 
Pergunta-se: e o Sporting chegou a essa liderança ao fim de quantas jornadas deste campeonato, que é o que interessa? Ao fim de... uma jornada!!! Brilhante.
Bolas!, colegas do jornalismo desportivo.

Tão forçado quanto esse é o destaque para a imbecil e lapaliciana reacção de Jesus à derrota diante do Marítimo: "Temos muitas jornadas para recuperar."
Tontices, mas escritas a caixa alta.

Os jornais precisam de sobreviver e o maior número de consumidores divide-se pelos 3 grandes. Mas não estamos a ver que as vendas baixassem hoje se as manchetes destacassem o maior feito da jornada inaugural, que foi a vitória do Marítimo sobre o antigo Campeão Europeu.
Os benfiquistas haviam de ler para dar largas à sua raiva contra o estado do seu clube. E os adeptos de outras bandeiras idem, porque um portista é um anti-Benfica e um sportinguista é outro anti-Benfica.

Que manchete usaríamos hoje? O Sporting golear o Arouca e o Porto bater o Setúbal não trazem notícia. Mas esta sim:


MARÍTIMO PROMETEDOR PÕE A NU
UM BENFICA 'MAIS DO MESMO'


4 comentários:

Anónimo disse...

Julgamos que a crítica também é extensível aos jornais regionais. Veja as páginas de Desporto do Diário de Notícias da Madeira de hoje e, através das fotos, tente descobrir com quem o Marítimo jogou ontem. Aliás, pode também procurar descobrir qual era a cor da relva e da bola. Aviso, desde já, que será tarefa morosa...

Anónimo disse...

em termos de jornais o Marítimo não vende papel então as capas dão destaque a quem ganha(3 grandes de Portugal)e se o Benfica tivesse ganho tinham esgotado os tinteiros vermelho

Anónimo disse...

Eu explico: os pasquins tentam esconder a crise lampiónica. A pré-época, onde o Recreativo da Luz é sempre campeão, acabou com resultados medíocres. Agora é tentar assobiar para o lado e esconder os problemas. Ah... o Marítimo? é um clube das ilhas, dos "Açores" onde manda o Alberto João. Quem quer saber?

Tadeu disse...

Pois é, os jornais só dão destaque ao Desportivo do Lumiar e ao Focorruporto.