Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Desabafo




SECRETÁRIO ALARMADO

Uma conferência de imprensa surreal


Jardim Ramos, de voz embargada por algo solene que aparentava ter para dizer, pôs uma alínea prévia ao alinhamento da conferência de imprensa.
- Antes do ponto da situação dos incêndios, eu... EU PEEEÇO A TOOODOS OS MADEIREEEENSEEES! PEÇO A TOOODOS OS...
Que tragédia teria rebentado nos últimos instantes? Estávamos em contacto com as zonas que ardiam e não havia nenhuma alteração que justificasse o...
E o homem, quase aos soluços, agoniado, a procurar palavras para o tal pedido aos MADEIREEEENSEEES! 
Pensámos: enquanto os bombeiros combatem os incêndios, a Mauritânia declarou guerra à Madeira?!

Lá saiu o pedido espaventosamente anunciado.
Que era?
Isto: 
1 - Que todos, todos os madeirenses, evitem fazer fogos, porque está vento e calor. 
2 - Que os madeirenses, se localizarem um fogo, o comuniquem às autoridades.

Não estamos a brincar com coisas sérias e achamos que a situação na Madeira não está para gozar. Mas é verdade, aconteceu a meia tarde desta sexta-feira: o secretário dos Assuntos Sociais fez um teatrão para dizer aos madeirenses que não façam fogo e avisem se encontrarem algum.

Estamos a imaginar: não muitos, mas certamente alguns madeireeeenseees, que já estavam de acendalha na mão para pegar fogo a esta gaita toda, ouviram o pranto do secretário e disseram para os seus botões: olha, é para não fazer fogos.
Também parece-nos estar a ver alguns madeireeeenseees a encontrar um fogo perto de casa, assobiarem pelo cão e partirem para a caça.
Não. Os madeirenses que ouviram Jardim Ramos ficaram a saber que, quando se vê um fogo, convém dar parte dele.
E porquê? Porque, ensinou o governante (não é piada), os fogos causam desgraças, dramas às pessoas, ameaçam casas, haveres. 
É mesmo, agora por falar nisso...
Veja-se o que os madeirenses também não sabiam e aprenderam hoje: que devem seguir as instruções das corporações em serviço; que devem colaborar no combate às chamas; que não convém perturbar os trabalhos da bomba.
F...! Uma conferência de imprensa para isto!
Mensagens de caracacá! Desculpem, podem dizer que só dizemos mal. Mas isto é demais. Parvónia!
É que o homem da Protecção Civil, Luís Nery, também pouco adiantou depois, no tal ponto da situação. Disse que os incêndios começaram na Corujeira, "mais acima ou mais abaixo" (sic). E que havia uma estrada fechada. Que só lavrava um incêndio no Terreiro da Luta. Que o Terreiro da Luta é zona arborizada. Que os bombeiros de alguns municípios estão envolvidos nos trabalhos.
E disse, quando fizeram uma pergunta, que não sabe dizer, que quem coordena tudo é a Protecção Civil da Câmara do Funchal.
P...!
Um marciano que chegasse na hora da conferência de imprensa diria, sem falar com ninguém antes, mais do que estes cavalheiros disseram.

Bem feita para o 'povo superior'

Atenção, já está no terreno a conversa habitual destas ocasiões.
Que podia fazer o governo para prevenir os incêndios?
Ora, deixem-se de aproveitar a tragédia para fazer política. O povo é que deve ter cidadania, portar-se com os cuidados ambientais precisos. 

Há propriedades privadas cujos donos não limpam o mato, portanto o governo...
- O governo o quê? - exaltam-se os senhores do governo - Não se pode entrar na propriedade de ninguém, não se pode obrigar cada um a fazer assim ou assado no que é dele.
Espantoso! Quando é preciso expropriar um terreno porque o Jardim tem pressa na estrada a inaugurar, aquilo é máquinas em cima da terra que nem dá tempo a tirar as cabras e as vacas. Porque é de interesse público. Agora entrar num matagal e limpar ou obrigar a limpar aquela m... já não é interesse público!

A polícia devia impedir que se desse foguetes no Monte. O governo só usa as leis quando lhe interessa. Os bombeiros não são apoiados...
Alto lá! - dizia ainda há pouco um fardeta da polícia, na rádio - Não comecem a mandar culpas para esta instituição e para aquela, o povo também deve colaborar para evitar que...

PqP! Mas é bem feita, oh povo superior!  


2 comentários:

Anónimo disse...

Na RTP-M Rocha da Silva também falou muito de crise e nada disse alias justificando que os meios
existentes são suficientes deve ter ouvido o meio chefe antes desde o porto santo.














Anónimo disse...

coitado do Chico. ele diz o que lhe vai na alma , infelizmente muito pouco mas pronto !! agora á algo que se nota se diz baboseiradas sobre Proteção Civil é porque o seu consselheiro Nery só lhe transmite baboseiradas , porque tambem não sabe mais , não esqueçamos que este ente na semana passada dizia que estava tudo controlado e que não havia perigo.