Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Preciosidade



FRESCOS DE MAX RÖMER
NO CORAÇÃO DO FUNCHAL







Se emociona percorrer as salas do Centro das Artes, Casa das Mudas, e apreciar a exuberante colecção de quadros com memórias da velha Madeira registadas no traço deslumbrante  de Max Römer, imagine-se o que arrepia contactar ao vivo com vários frescos da lavra do celebrado pintor alemão, numa moderna loja de roupas da capital madeirense!
É essa sensação intensa e estranha que nos proporcionam as paredes delicadamente tratadas da 'Fashion District', pronto-a-vestir na Rua da Sé com vista para a Praça Colombo.
Um desses frescos de Römer eterniza o lendário comerciante Luís Gomes da Conceição, que lançou no último quartel do século XIX uma cadeia de negócios para perdurar até aos nossos dias.
Luís Gomes da Conceição morreu durante a I Grande Guerra, em 1916, mas a sua descendência deu sequência aos negócios que ele criou e desenvolveu apoiado sobretudo pelo filho Romano Santa Clara Gomes, licenciado em Direito e também comerciante e proprietário, além de deputado nacional eleito pelo Partido Regenerador.
No seu tempo, Max Römer foi chamado a valorizar as instalações do grupo Luís Gomes da Conceição, o que fez com a mestria que o distinguiu. 
Hoje loja de roupas, aquela casa foi inicialmente casa expositora e vendedora de vinhos e depois loja de candeeiros.

Os quadros nas paredes, que estavam cobertos por pladur a fim de não se estragarem, foram recuperados recentemente na medida do possível. Um deles encontrava-se completamente degradado. 


Valeu a pena. Pior seria se se fizesse ali como quando foram descobertos uns frescos do artista alemão nas paredes de uma antiga capela do Funchal. Nesse caso, o barão da Madeira Velha que queria montar betão no local para vender apartamentos subestimou o trabalho de Max Römer, alegando: "Pinturas dessas ele fazia num instante por um bagaço."

Ninguém fica indiferente ao apreciar os trabalhos do pintor e decorador mais famoso da Madeira, na 'Fashion District'. Presume-se que sejam hoje os únicos frescos de Römer nesta cidade. 
Praça Colombo / Rua do Sabão / Rua da Sé. No coração da baixa. 













Sem comentários: