Powered By Blogger

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rescaldo



DRAMAS A CARVÃO




De muita imaginação precisaria um artista para criar os quadros traçados a negro pela fúria da Natureza durante 3 dias, carbonizando e reduzindo a cinzas a paisagem verde circundante ao Funchal.
Por mais realismo que lhe pusesse, o pintor dificilmente conseguiria sequer sugerir o nauseabundo cheiro a queimado que ainda transpira das raízes e dos troncos atingidos, à mistura, aqui e ali, com uns fumos que, diziam os moradores hoje, teimam em ficar por ali, "a moer, a moer".

BABOSAS

Na direcção da estação do teleférico, o fogo ameaçou duas casas. Os bombeiros chegaram ao toque do gongo. Mais cá, onde existia uma casa de 3 andares, temos um baldio. Mas essa moradia foi levada no 20 de Fevereiro. As ajudas prometidas pelo governo continuam por chegar, mais de 3 anos depois.







TÍLIAS

Devastação em quintas, habitações, arvoredo. A hora é de limpar.













MARMELEIROS

Ameaça ao hospital, residências, árvores carbonizadas com vista para a baía.












Conserto

Trabalhadores da PT espalharam-se por toda a freguesia do Monte esta terça, a repor cabos devorados pelas chamas para restabelecer as ligações telefónicas.





3 comentários:

Jorge figueira disse...

O que produziu a sede de votos ao longo de trinta anos! Querem convencer que tudo foi obra da NATUREZA. Jorge Figueira

Anónimo disse...

que tristeza ver essas imagens,...é que para além das casas arderam árvores que eram uma referência da natureza do Monte.

Anónimo disse...

o estado do maagal é propicio a novos fogos mas já é assim á muitos anos , só que alem do fogo á outro acto que é repeitivo , é Manuel Antonio prometer milhões para a relorestação , milhões esses que nunca aparecem