Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Matando as saudades do jardinismo


Menos experiente do que o agente secreto 'Kapta-Tudo', o nosso 'Kapta-Kuaze-Tudo' enviou-nos uma crónica que o Leitor julgará ter sido escrita mesmo dentro da Câmara. Da nossa parte, não confirmamos nem desmentimos. Não nos metemos em barulhos, embora há umas décadas também andássemos de cabelo à beatle e LP 'Abbey Road' debaixo do braço.



CÂMARA COM BOM ESPÍRITO HIPPY
MAS APÁTICA EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES 


Governando ao ritmo de Bob Dylan, poncha, saco-cama e tv-cabo, como numa versão moderna do velho Woodstock


O presidente numa agradável esplanada sobranceira à Barreirinha. Um par de ponchinhas para aquecer, em dia de semana.

Há quem negue sentir em Paulo Cafôfo aquele perfume de libertação que o movimento hippy exalou nos idos dos sessentas. O que consiste em rejeitar o evidente só porque o nosso presidente da Câmara não é guedelhudo como os psicadélicos pacifistas daquele tempo. Fingem não ver o penteado abundante de quem Cafôfo, possivelmente como compensação, escolheu para vereador encarregado da democracia participativa no Funchal. Fingem os cépticos do costume não ver o lilás que domina o site municipal funchalense, uma das cores dos óculos daquelas moças cheias de flores no cabelo que desmaiavam por Dylan e Donovan.
Bom, mas será de gente ajuizada fazer daquela Câmara um Woodstock cheio de rock-and-roll e drogas? - perguntarão os intratáveis conservadores cá do burgo.
Atenção, não vamos tão longe.
É verdade que Paulo Cafôfo não está para grandes aborrecimentos. A meia tarde, raspa-se dos cinzentos Paços do Concelho com o motorista e a secretária e toca a mandar abaixo umas ponchas numa das agradáveis esplanadas da cidade - conforme as fotografias obtidas a semana passada e que mostramos nesta peça.
Que tem isso de mal? Nada, pelo contrário. A isso chama-se criar empatia com os munícipes, sentir o pulsar da urbe no meio do eleitorado - aliás uma bandeira da Mudança. 



Senhores, uma vereação precisa mesmo de armar em snob e arrogante como a do nosso pianista Miguel Albuquerque, ex-presidente do município? 
Como os hippies diziam, de guitarra a tiracolo, 'make love not war'. Brigas para quê? Preferiam os ressabiados ao serviço do PPD que tivessem continuado ali os vereadores da Mudança que entraram a matar, aos pontapés contra mesas e cadeiras das esplanadas na zona velha e ameaçando combate interminável aos tubarões do saudoso jardinismo? 
Deixem-se de chatices. É viver enquanto se pode - 'com' os munícipes, não 'contra' os munícipes. 
Ainda há dias, Paulo Cafôfo meteu-se no Apolo, a propósito da reinauguração do histórico 'café da bilhardice'. A festa, 'tintol' a mim, 'scotch' a ti, rindo e brincando durou até às duas da madrugada. O presidente e os comparsas sempre hirtos, capazes de fazer o quatro com o copo na cabeça, ao contrário dos outros convidados e empregados que bocejavam impertinentes. Coitados, não aguentam meia missa.


Sem plano aprovado, que fazer, senão acampar na Câmara?

O que mais faltava era aquela vereação desatar a chorar em cima do impossível. Se nem plano de actividades há em campo para fazer aplicar o orçamento, não é mesmo para uma pessoa se meter à boa vida? Se não deixam pôr em prática o voto popular, então vai disto. É ir fazendo a defesa de causas modernas, como boicotar os circos com animais (e bem) ou proibir os papagaios a tirar fotografias nas avenidas (e bem). 
E não governar contra o povo. O povo tem de viver na cidade tal como dorme na cama que faz. Se a Câmara manda fechar a Rua Nova de São Pedro e o povo reage com algaraviada insuportável, abre-se outra vez a rua e acaba-se o chinfrim. Que se lixem.
Mas é o caso de ser preso por ter cão...


Domingos Rodrigues não passa despercebido nas conversas de corredor.

Há os conservadores que criticam o liberalismo municipal. E há os simpatizantes do antigo movimento hippy que desconfiam das qualidades psicadélicas da vereação. Aos primeiros, já respondemos. Para estes últimos, podemos retransmitir as vozes que percorrem os corredores do edifício municipal: que o vereador Domingos Rodrigues tirou um mês de férias ininterruptas, de 19 de Dezembro a 19 de Janeiro, deixando pendurados licenciamentos urbanísticos, processos de regeneração urbana e dossiers de protecção civil. E que, ainda por cima, tem horário universitário para leccionar um semestre inteiro!
Se trabalha, é porque trabalha. Se não trabalha...
Os hippies não mexiam uma palha. Passavam o tempo agarrados a moças floridas, puxando marijuana e emborcando uns copos, exibindo displicentemente cartazes de protesto contra a guerra no Vietname. 
Pois no caso funchalense, ao que se diz na Câmara, o vereador Domingos também se instalou no gabinete com um saco-cama, tal qual fosse acampar para o festival de Wight. Inclusive, mandou instalar tv-cabo no gabinete e um televisor de determinadas características. Trata-se, cremos, de recuperar do árduo trabalho na universidade e das tropelias próprias de um mês inteiro de férias. O saco-cama dá para recuperar um pouco, metendo no estômago as peças de fruta que ele armazenou em lugar fresco do gabinete municipal.
Se sobre a manhã o vereador continua nos braços de Morfeu, algum colaborador trata de o despertar. Como já aconteceu.
Estes comentários que percorrem a câmara, e não apenas, só provam que o caminho da Mudança vai certo. Sem convulsões, sem levantamentos populares, enfim.
As únicas ondas vêm de baixo, da Praça Amarela, mais precisamente da sede socialista. Os barões do PS andam a cortar na casaca sobretudo de Paulo Cafôfo. Queriam vê-lo no terreno a devolver o apoio que recebeu na campanha de 2013. Mas nada. Nem sequer disse alguma vez que Victor Freitas é o seu candidato. E a pré-campanha das regionais já vai quente.
Tirando o pormenor da maldita da política, a Câmara voga maravilhosamente nas nuvens, a cantar 'If you go to San Francisco'. Essa é que é essa.

Kapta-Kuaze-Tudo

29 comentários:

Anónimo disse...

com a nomeação de tantos dirigentes PSD ferranhos, a camara agora vai dar certo, sem duvida.

Anónimo disse...

Acabou com animais do circo mas trata os trabalhadores da câmara como animais selvagens. Uma vergonha o que estão a fazer aos trabalhadores enquanto apanha sol na esplanada.

Anónimo disse...

Sem convulsões? ? Eu como Funchalense e votante nestes cavalheiros, sinto me defraudado, enganado. Fala aqui dos antigos dirigentes, vou lhe dar uma noticias? Regionais vou votar Miguel Albuquerque.

Anónimo disse...

Há alguns dirigentes conotados com o PSD que têm sido reconduzidos, (os mais incompetentes, e que não sobrevivem sem estatuto)outros porém, têm sido desconsiderados de forma desumana e persecutória sem qualquer critério objectivo. Outros há, que nomeados outrora por Albuquerque, viraram a pala com o vento, e já se sentem cafofianos desde pequeninos. Uns conotados com o "new-wave da cagança, vêm agora a oportunidade de brilhar. Há ainda outra estirpe, que até advogam a limitação de comissões (talvez para os outros), mas que na hora H, aceitam sempre serem nomeados anos a fio por vários mandatos. É uma lindeza conhecer a psique humana.

Anónimo disse...

Este Cafofo não deve fazer mesmo nada ( no trabalho, claro), levou a secretaria e o motorista para a poncha?? Sabia que não iam haver operações stop??

Anónimo disse...

...Não aguento mais este tipo de crónica e respetivos comentários!
Pssst!! Uma PONCHA FAXAVOR!!

Anónimo disse...

li algures que estão a ser reconduzidos militantes do PSD . Creio que quem escreve estas opiniões anda enganado.
Estão a ser reconduzidos situacionistas profissionais , como a suprema cafofiana (desde pequeninha ) , que só trabalhou com MA porque o marido a obrigou , Filomena Sumidade Fernandes

Anónimo disse...

não entendo a admiração pelo presidente ter tempo para estar de esplanada .A camara e a cidade do funchal são mandadas pelo Iglesias , pela Andreia Caetano e pela Filó .A taralhouca da Carla pensa que é a dona desta merda toda , mas é só uma moça de recados.

Anónimo disse...

E o motorista também bebe poncha??? E quem conduz??? Ou vão de Horários do Funchal?

Anónimo disse...

No primeiro ano Cafofo mudou a vereação. Retirou Canha e os que com ele se solidarizaram. Bem feito, quem mandou se aliar e confiar nesta ruama socialista em jeito de arco-íris com um pau de cabeleira (sem cabelo) pepso-sorridente?
No início do segundo ano Cafofo mudou a estrutura por quase 50 mil euros sem qualquer critério e com uma logística execrável com avanços e recuos na publicação em Diário da República. Muito profissional.

Anónimo disse...

Um vereador que dorme no seu gabinete num saco cama? Mas que gente é esta? .?

Anónimo disse...

Duas sff!

Anónimo disse...

As pessoas estão a ser reconduzidas e nomeadas porque são bons profissionais, competentes, dedicados e nao por razoes politicas. E tambem porque o PS nao tem ninguem com qualidade para chefiar. É um buraco negro. Vê-se pela fraca qualidade dos acessores. Com este exemplo da CMF imagine-se o que será num governo com uma estrutura monstruosa.

Anónimo disse...

O saco cama?. E a moto toda podre dentro da entrada da Camara que impede os trabalhadores de picarem o ponto.

Anónimo disse...

domingos rodrigues nao tem qualquer tipo de condiçoes para governar enquanto autarca, um autentico atentado à cidade e às materias da sua responsabilidade, uma verdadeira desgraça que tera grandes consequencias num futuro bem proximo. Como é obvio o homem esta todo queimado da cabeça.

Anónimo disse...

Tanta cidadania e democracia participativa e afinal, nem consultaram os funcionarios sobre as mudanças dos serviços, pessoas a serem tratadas como animais, sem dignidade, um espectaculo miseravel nunca antes visto, so visto, pois contado, ninguem acredita. Um atentado a todos os direitos laborais conquistados ao logo da historia da humanidade e da sociedade moderna. Chocante.

Anónimo disse...

mas afinal ele tem motorista?

Anónimo disse...

Coisa feia a inveja...é tudo uma camada de invejosos e frustrados...Viva ao Cafôfo.

Anónimo disse...

Os partidos da dita esquerda revolucionária que apoiam esta cangalhada são Bloco de Esquerda e PTP do Coelho. Andam calados que nem ratos. Só fazem barulho nas empresas públicas na mão do governo do PSD.

Anónimo disse...

E a orgânica está como o Plano, foi devolvida pela terceira vez....

Anónimo disse...

Domingos Rodrigues nao bate bem do baralho, e sem saber, já é refem das velhas raposas do psd da câmara e da mafia urbanistica dominante. Muito facil manipular um pseudo hippie como ele, um alucinado. Nao tera um futuro facil quando for responsabilizado pela armadilhas que lhe foram lançadas. Mas enfim, cada um se deita na cama que faz, neste caso, no saco cama. coitado.

João Barreto disse...

Faxavor! É uma poncha para mim e mais uma para aquele senhor.

Anónimo disse...

dorme e come no gabinete e ainda recebe municipes? que badalhoco, que nojo.

Anónimo disse...

Deve ser um cheiro porreiro de manha nesse gabinete.

Anónimo disse...

cheiro porreiro ????é cheiro á sem abrigo , á maneira do Cafofo .
Não os ensines a pescar . da-lhes de comer para que fiquem dependentes de ti.
Politica á maneira do Cafofo e do Iglesias

Anónimo disse...

Afinal o Cafofo sempre tem motorista, mas é só pras horas de lazer...vergonhoso! Tenho vergonha de pertencer a uma cidade como está, em que tudo está a se degradar a olhos vistos, enquanto os meninos apanham altas borracheiras..

Anónimo disse...

É só conversas de maldizer... há mudanças que têm se ser feitas, há pessoas muito reticentes, pensam que o seu cargo, ou que o seu umbigo ficará encostado a secretária no mesmo gabinete ou no mesmo andar até o fim da sua vida activa.
Estas mesmas deverão estar mais preocupados, que agora com as mudanças para outro edifício ou sala, alguém vai reparar que afinal não passam assim tanto tempo com o umbigo junto à secretária, temos pena....
As pessoas não são tratadas como animais, (para lembrar os animais tem direitos), estas mesmas pessoas é que estão mal habituadas, ou querem trabalhar ao ritmo de sempre, que é fazer pouco ou nada.
Viva à mudança! Queremos pessoas e equipas a trabalhar para o melhor da nossa cidade...Vamos trabalhar e deixem-se de "comentários de corredor"...
Quanto ao motorista da CMF, pergunto se deverá o Dr. MA e a nova equipa andar de táxi? como disse quando estava de saída da CMF, numa reunião com a associação de Táxis....desde que não seja das nossas contribuições, o ordenado dos futuros eleitos dá muito bem para pagar o táxi...sempre podem andar de lambreta, poupam-se no combustível....

Anónimo disse...

Ao anônimo das18:33: oh Bento, hj o Cafofo tb te levou às ponchas? ?

Anónimo disse...

Nos dias de hoje, quem não vai à poncha?!...É a bebida da moda, com aguardente ou vodka...e com o frio que está nesta época do ano...Toda a gente tem o direito de beber(com moderação) e ter amigos que acompanham nestes momentos...A vida não é só trabalho.
Ao PC:Tem mais um capacete também vou ;)