Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vida Municipal


Publicamos mais uma análise do nosso agente especialista em assuntos de mecânica autárquica, na véspera da votação de um momentoso assunto. 


“Trago uma análise sobre o assunto ainda na berra pelos corredores mais famosos do município funchalense.

Como é sabido, na próxima sexta-feira será votada em Assembleia Municipal a composição dos Júris dos concursos aos cargos de chefia. Conforme publicação de 20 de fevereiro de 2015, no blog mais lido da RAM, na proposta da CMF é dado por cumprido o exigido no Decreto Lei 49/2012:

"
Composição do júri de recrutamento dos cargos dirigentes
1 — O júri de recrutamento é designado por deliberação da assembleia municipal, sob proposta da câmara municipal, e é composto por um presidente e dois vogais.
2 — O presidente é designado de entre personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal.
3 — Os vogais são designados de entre personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal, cuja atividade seja ou tenha sido exercida preferencialmente na área dos recursos humanos ou da administração local autárquica."

Juntemos à macarronada a fundamentação da CMF:

"Sendo o Presidente (do Júri) designado de entre personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal e os vogais designados de entre personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal, cuja atividade seja ou tenha sido exercida preferencialmente na área dos recursos humanos ou da administração local(...)"

Ora vamos ajudar o Senhor Presidente e respectiva trupe a fundamentar a proposta com a ajuda do nosso amigo dos dois olhos, o Google:

António Miguel Ribeirinho, o tal que ganhou os 40.000 € e que está ali para cumprir as ordens da entidade patronal. Faz parte da maioria dos Júris, as características exigidas pelo nº 3 do Dec Lei ficam ao critério de cada leitor. Embora os colegas de Câmaras Municipais da Região Centro do País não tenham a mesma opinião sobre “mérito profissional, integridade pessoal e credibilidade”.
Luísa Raquel Viana Brazão Lopes, oponente no concurso de um dos departamentos, cujo cargo já exerce em regime de substituição e de que o Júri faz parte o 3º vogal da maioria dos Júris. (Bolas, ficou confuso)
Prof. Doutor Ricardo Cabral, sendo de reconhecido mérito profissional e científico, curiosamente integra apenas um Júri: o do Departamento de Gestão Financeira, ao qual será oponente José Paulino que já ocupa o lugar em regime de substituição. Politiquices à parte, também é candidato às eleições Regionais pelo Bloco de Esquerda, partido com o qual Ricardo Cabral tem colaborado. Integridade pessoal, humm sei!
 - Filó (Sumidade) Fernandes, uma das grandes arquitetas da Mudança e igualmente beneficiada com a mesma. Ocupa, em regime de substituição, o cargo para o qual vai concorrer. Uma das mais destacadas apoiantes de Cafofo após a saída de Filipa Jardim Fernades, Gil Canha e Edgar Silva. Mulher versátil e pau para toda a obra embora com assessoria constante do ‘mui nobre’ Seca Adegas.
Ruben Dinarte Abreu, um ilustre desconhecido que tem como principal mérito profissional ser amigo do vereador Miguel Gouveia.
Manuel José da Conceição Biscoito, especialista em muito apresentar pouco fazendo. É também oponente a um dos lugares em concurso. Tal como a Sumidade Fernandes, é um dos grandes beneficiários desta (mu)dança.
Maria Margarida Pinto Ramos (Prof. Aposentada), muito amiga da mãe de um elemento da equipe que gere o Funchal. Pela licenciatura e antiga profissão vemos bem a sua atividade na área de Recursos Humanos ou de Administração Local.
Elma Cristina Vasconcelos (técnica da Câmara Municipal do Porto Santo), cremos que a gestão exemplar daquela Câmara permitem-nos importar mérito profissional.
Maximiano Martins, o deputado do PS dispensa qualquer apresentação. Isenção e Mérito!
 - Joana Patrícia Castro (Câmara Municipal de Machico), mais uma vez isenção com ventos de mudança.
Márcia Filipe Gois (Câmara Municipal de Machico), Idem.
João Trindade Neto, amigo do peito da Filó Sumidade Fernandes e membro de que Júri? Ah grande Filó!!! Isenção e Integridade pessoal acima de tudo. 
Paulo Palrilha, militante do PS e ocupa um lugar dirigente em regime de substituição na CM Coimbra. Não encontro muita coisa sobre este ser mas a julgar pelos restantes…
- Moisés Ascensão Marques, a análise do cumprimento dos critérios exigidos no Dec Lei 49/2012, fica ao critério dos leitores pois o amigo Google arrepiou-se e não quis colaborar.
Rui Faísca Figueira, com caraterísticas muito semelhantes a Filó Sumidade Fernandes embora com um pé esquerdo mais fraco, é também conhecido por não olhar a meios para atingir os seus fins.
Concluindo, este será o plantel para a época de concursos numa Câmara perto de si. Não perca a mais recente produção com sabores latinos.

Deixo-vos um poema:
“(…) personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal e os vogais designados de entre personalidades de reconhecidos mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal, cuja atividade seja ou tenha sido exercida preferencialmente na área dos recursos humanos ou da administração local (…)”

Um abraço,
Kapta Tudo

10 comentários:

Anónimo disse...

Melhor análise, é mesmo difícil. Só mesmo um banho de imersão com decapante de transparência.

Anónimo disse...

Como é que alguém tem a lata de pôr em causa a seriedade do Prof. Ricardo Cabral ? Cabral colabora muito mais com o PS do que com o BE. É militante em lisboa

Anónimo disse...

O Ricardo Cabral deu a cara pelo BE nas últimas europeias na Região, juntamente com outro economista, que mais não é, do que o Paulino Ascensão da CMF. Ou seja, o mesmo economista que está nomeado Director Financeiro da CMF e que se vai candidatar no mesmo concurso em que Cabral é júri. Será preciso fazer mais um desenho, ou ficou claro?

Anónimo disse...

O PSD POEM E DESPOEM! COMENTARIOS??? ZERO!!! POIS NINGUEM É DO PSD!!! MAS ELES MAMÃO SEMPRE!

Anónimo disse...

Está mais do que visto que a Mudança incomoda muita laranjada. Habituem-se.

Anónimo disse...

Mudança ??? nazismo do pior . cambada de fachistas .

Anónimo disse...

Um artigo ao estilo da Placa Central.
Esperava mais do Sr. Calisto.
Ah e já agora acusar de ser um comentário anónimo, não ficará bem num artigo que é assinado por um capta qualquer coisa
Vá lá, publique este comentário.

Anónimo disse...

é nestes gajos que a AM vai votar ? vamos a ver quem vota e quem são . ficamos esclarecidos

Anónimo disse...

Não consigo entender como é que partidos políticos que se apresentam como alternativas sérias para o Governo Regional (PSD,CDS, CDU, Bloco de Esquerda e PND), não conseguem evitar o desgoverno da cidade do Funchal, permitindo a trapalhada que se tem visto até este momento.
Acaba por causar um problema: votar mudança nem pensar, votar em qualquer dos outros não adianta porque depois não sabem trabalhar para uma gestão séria, será que vamos chegar ao ponto de votar nulo?
Meus senhores, façam por merecer os votos dos eleitores que, mesmo tendo a certeza, que os partidos em que votavam não ganhariam as eleições, apostaram na vossa competência.

Anónimo disse...

O CDS . a CDU o PND e outros que sempre fizeram campanha contra o PSD alegando ser contra as ilegalidades e contra a prepotência , vão viabilizar esta escolha ? será que todos os Prof Doutores sabem , aceitaram , e querem fazer parte desta trapalhada? será que a Universidade e a ordem dos Advogados são coniventes com isto?