Powered By Blogger

sábado, 21 de fevereiro de 2015

EFEMÉRIDE OPORTUNA



VI CENTENÁRIO DA DESCOBERTA
A 3 ANOS DE DISTÂNCIA


Os políticos prometem solução naval que nos ligue ao exterior como acontecia com os nossos antepassados de 6 séculos. Se os políticos prometem, alguém precisa de resolver o problema a sério


Seja neste, seja numa casca de noz, os madeirenses que não viajam de avião têm de sair quando quiserem trabalhar ou arejar. 

Não sabemos se os crânios pensadores da futura ex-Tabanca já repararam que em 2018 e 2019 passam 600 anos sobre a descoberta do Porto Santo e da Madeira.
Se já o referiram, passou-nos ao lado.
O que importa é que temos efeméride importante às portas do nosso futuro.
Ora, partindo do princípio de que, apesar de tudo, valeu a pena Zarco e Tristão se meterem numa casca de noz e virem por aí abaixo galgando mar desconhecido, esperamos que os pensadores engendrem umas comemorações condignas.
Da nossa parte, já ficaríamos satisfeitos se, para festejar os antigos navegadores, nos devolvessem a liberdade que os madeirenses destes 6 séculos gozaram até há bem pouco: meios para sair das ilhas quando preciso. 
É que, hoje em dia, quem não gosta de deslocar-se a 10 mil metros de altitude vive um sequestro forçado na sua própria terra. Não há embarcação que faça carreira regular ou irregular de passageiros: nem vapores nem paquetes nem cascas de noz nem um bote.  
Nos últimos tempos, há políticos em profusão a prometer navio. Foi na corrida de Delfins e é agora, embora menos, no processo das eleições antecipadas. Ante o perigo dessas promessas de políticos, é imperioso que alguém fora da política trate de resolver o problema. Como por exemplo obrigar os ditos políticos a perceber que salvar o povo das grilhetas que o prendem ao basalto é um serviço público, esse sim merecedor de atenção por parte do erário.   

2 comentários:

Anónimo disse...




Que se recupere o transporte dos pobres!! Se os "SOUSAS" deixarem!!!! Será possivel????

Anónimo disse...

Desenvolver a indistria naval nacional!