Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

MATANDO SAUDADES DO JARDINISMO


AUTOCARRO DO PSD-MADEIRA

PASSAGEIROS FORA DO FUNCHAL
SÓ DO 20 PARA TRÁS


Miguel Albuquerque ouve o povo, mas agora é acusado de só ter convidado "betinhos e dondocas" para o "piano-bar".

Albuquerque manda os candidatos de fora da capital para o 'rabo da lancha' e premeia com lugar parlamentar aqueles que infernizaram a sua campanha e os estóicos apoiantes que o defenderam


Eça de Queirós, naquela causticidade muito própria, saiu-se com esta: "O partido político é um ónibus para o emprego." Pois no caso do PSD-Madeira, duvidamos de que a nova vaga de 'passageiros' com vida fora do Funchal consiga tomar parte na viagem prometida. 
Comparando a lista de Albuquerque ao antigo sistema das camionetas, vemos que para esses de fora do Funchal, só do assento n.º 20 para trás. Ou então, que esperem sentados na paragem, rezando pelo incerto desdobramento.
"Betinhos e dondocas para umas soirées no piano-bar" - divertem-se chefões da oposição, reanimados agora com a divulgação da lista de deputados social-democratas para as regionais de Março. 
"Critérios que nem o Alberto João utilizou" - explodem miguelistas de primeira hora, decepcionados há já uns dias com as escolhas do novo líder.
Que critérios? 


Critério de Albuquerque discrimina... Jaime Ramos


Os descontentes resmungam mal humorados.
Um dos critérios que encontram é este: amizade profunda de muitos anos com Albuquerque - Adolfo Brazão.
Outro: ter feito o jogo do jardinismo em vários momentos-chave do processo partidário, empatando a florescente caminhada dos miguelistas - Sérgio Marques. A que se alia um outro: ter passado a campanha interna num ataque sistemático à candidatura de Miguel Albuquerque e tomando atitudes pós-eleitorais cada uma pior do que a outra. E mais outro critério: ter recebido dos militantes uns escassos 300 votos.
"Se é para premiar os que receberam menos votos dos filiados, então Jaime Ramos devia entrar à cabeça da lista" - ironizam com amargura os inconsoláveis apoiantes de Miguel Albuquerque.
Outro critério para escolher candidatos: sobrinhos de amigos e de autarcas.
Mais um: ter concorrido às eleições internas de olhos obsessivamente fixos em Albuquerque, escrevendo o tempo todo contra ele e ridicularizando-o, à custa de publicidade paga nos jornais, com a transcrição de posições do mesmo Albuquerque assumidas nos debates da TV. Caso de Miguel de Sousa. Mas o argumento é de peso: Miguel de Sousa precisa de estar no parlamento quando for para defender o projecto do sistema fiscal próprio da Madeira, de sua autoria. Missão impossível. Porque ele irá defender um projecto que ninguém atacou ou ataca. Ou será o caso do 'se não há problemas, arranjam-se'? Seja como for, o proponente da lei terá nada menos de 4 anos para a ir defendendo. 
Mais critérios: o candidato ter falido a empresa pública entregue ao seu cuidado. 
Ainda: ter-se feito notar na defesa da briosa classe de taxistas em Santa Cruz. Se o candidato se notabilizasse na defesa dos camionistas, talvez lhe coubesse um lugar entre os 5 primeiros da lista. 
Ter andado a raiar a militância política tanto à esquerda como à direita é postura que Albuquerque também premiou. Manuel Brito.
Ser advogado também dá muito jeito. Olhando a lista, prevemos que em determinados dias a bancada social-democrata parecerá o corredor do tribunal, com causídicos em fila à espera de vez para o seu julgamento.


Confundir o Funchal com a Madeira

Onde está 'naquilo' pelo menos um certo arzinho popular, que foi sempre uma arma do PPD? - perguntam social-democratas que já não estão a ver bem Miguel Albuquerque e o seu núcleo duro.
"Ele (Albuquerque) certamente fez confusão entre o Funchal e a Madeira, porque alguns concelhos não têm ninguém em lugar elegível", intromete-se, de peito cheio, um líder partidário com justificadas aspirações.
De facto, até ao 19, a lista é Funchal. Em terceiro lugar, surge (em vez de Tranquada Gomes que ontem indicámos para esse posto) Rubina Leal. A explicação é que se trata de uma militante de Santa Cruz, não da capital. Ora, se por acaso se trata da pessoa que estamos a pensar, Rubina mora salvo erro no Caniço, concelho de Santa Cruz, realmente, mas todos a conhecem no papel de vereadora do Funchal. Corrijam-nos se estamos enganados.


À semelhança do antigamente

Nos malucos tempos do jardinismo, a comissão política regional, às tantas, passou a ser composta exclusivamente por senhores da capital. Os representantes dos outros concelhos eram cavalheiros funchalenses que se pavoneavam nas aldeias como os governadores de outrora que Lisboa mandava para cá vigiar a viloada insular. Por falar em listas, eram esses mesmos cavalheiros os comissários que depois se candidatavam a deputados pelos concelhos da sua jurisdição. E assim o então chefe do Laranjal gabava-se de ter a Região toda representada no parlamento: Paulo Fontes e Coito Pita pela Ponta do Sol (este último já não sabia o caminho para o seu rincão natal); Sérgio Marques pelo Porto Moniz, se bem recordamos, sem ter provado as especialidades do Cachalote; Miguel de Sousa por Santa Cruz (parece que morou no Caniço); Miguel Mendonça por Santana (já só lá ia à terra na festa dos compadres e na assembleia municipal a que presidia - por frete, obviamente). E mais tantos casos de 'representação rural' por conta dos engravatados funchalenses.


Filhos e enteados

Era nesse tempo. Agora é diferente. Mas a ausência da Madeira regional é a mesma. Havendo inclusivamente uma diferença de tratamento entre concelhos que já faz falar.
Então a Ribeira Brava tem, para todos os efeitos, duas ribeirabravenses na zona elegível e Machico apenas um?! - perguntam-nos miguelistas decepcionados, como se conseguíssemos explicar isso. 
O que julgamos é que o socialista Avelino Conceição já esfrega as mãos de contente para quando fizer campanha em nome da coligação 'Mudança' e mostrar aos seus conterrâneos o desprezo que os albuquerquistas votam ao povo do grande concelho machiquense.
É certo que alguns dos não funchalenses colocados na lista lá para vintes e trintas poderão avançar para o parlamento, se o PSD ganhar maioria absoluta e levar alguns dali para o governo. Mas ele há coisas! Élvio Encarnação em 23.º e a machiquense que se segue, Cláudia Gomes, no 35.º posto! 
E é o Porto Santo com Bernardo Caldeira em 29.º, depois de Albuquerque tanto falar da pequena ilha e anunciar que tratará directamente dela, caso chegue a presidente! 
Santa Cruz com Vânia Jesus no distante 33.º! Ah, pois, há bem à frente a tal Rubina, que é santacruzense desde pequenina, como dizemos no desporto.
E na Calheta? Onde está o nosso Amigo Antero, que correu Ceca e Meca para garantir a espectacular vitória de Albuquerque no concelho ocidental? Fica como reserva para as autárquicas? Bom, daqui a 3 anos, muitos campos de golfe terão sido abortados na Ponta do Pargo.
E quanto ao nosso adversário das futeboladas Higino Teles? Está a sair-se mal na vice-presidência de Câmara de Lobos ou ele é mesmo imprescindível na Assembleia? Higino é competente e tem experiência de terreno, desde os seus tempos na junta da populosa freguesia camaralobense. Agora sai da câmara, com toda a certeza, porque é 21.º. Havia mesmo necessidade?


Percentagens da renovação viciadas

Pronto, que seja a renovação do grupo parlamentar. Mas, também aqui, alguma coisa nos faz espécie. Miguel apregoa uma renovação de 80%. E é verdade. Mas contando com os 47 da lista. Não com os elegíveis, uns 20 e tantos. Se fizesse uma lista com 500 nomes, poderia falar numa renovação de 90 e tal por cento.
Raio de contas! Miguel é advogado, que peça a Eduardo Jesus ou a Pedro Calado que calculem essas percentagens, para não meter água.
Há quem vá mais longe nas críticas. Manuel António recebeu votos de mais de um terço dos militantes. E...? Não falta ali uma representação visível da facção Ambiente? Pois se Sérgio e Miguel de Sousa... Que unidade partidária era essa que os miguelistas apregoavam, que sectarismo é este? - atacam-nos social-democratas desalentados,  a nós que só nos preocupamos com a constituição da equipa do Marítimo, ao domingo. E nem sequer são adeptos de MAC a ralhar, são miguelistas que acham injusta essa discriminação.
Se há ex-delfins nos lugares em que estão, valha-nos o diacho.
Quer-se dizer: os que atacaram Albuquerque são premiados e os que o defenderam desses ficam na rua.
"Aquilo é só filhos de algo, a realeza, elitistas", reclamam social-democratas que nos contactam. "Julgávamos que o PPD regressaria agora como partido popular, mas está visto que continuaremos com saudades daquele mar de bandeiras laranja e de quadros que andavam no meio de nós."
Em resumo, parece que o chàzinho das 5 só será servido na bancada laranja até ao 19, isto é, na zona onde se sentarão os meninos da capital. Ou então: neste novo PSD, o ónibus do emprego quando passa não é para qualquer pelintra.

23 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Cunha e Silva devia estar nessa lista porque teve 15%.
acham que ganham as eleições sos e com candidatos dos conclehos a viver no funchal.
e se não ganharem não entra ninguem dos concelhos fora do funchal?

Anónimo disse...

Mais uma vez... a melhor análise política da Madeira. Parabéns!
Quanto à nomeação de Eduardo Jesus para calcular as percentagens da renovação, enfim, que a renovação não termine como aquele hotel de luxo... da zona da Choupana. Não, não é o Nacional. Antes fosse. Pelo nosso bem!

Anónimo disse...

Não era possível agradar a todos, e certo. Mas tanta azelhice não era esperado. A lista está desequilibrada não só em termos de distribuição geográfica, mas também em termos de importância política na angariação de votos. Que mais valia eleitoral traz um Carlos Rodrigues, um Tranquada, um Jaime Filipe, etc.?
Vejam as fotos dos grandes operacionais de Santo Antônio (ex: Rui Santos, Rui Tem Tem etc.) no Facebook e teram ideia do descontentamento das bases.

Anónimo disse...

Também em Santa Maria Maior a desilusão foi tão grande que a reunião de MA com os militantes apenas teve cinco presenças. Parece que vão fazer uma "2' chamada"

Anónimo disse...

...A escalada social do PODER depura naturalmente os inválidos e os tontos, e trágicamente também os retos e os justos.
Com a cumeeira espetada no RABO ficam sempre os SABICHÕES!!
Vá por mim.

Anónimo disse...

Ah, ah, ah...tem piada, sim senhor. Esta dialectia democrática vai enterrar o nosso PPD... Vem aí borrasaca... Quem poder que se recolha.

Anónimo disse...

Onde está o Dr Faria Nunes que o acompanhou para a audiência com o Cavaco? Sabemos que não pode agradar a todos,acontece em todos os partidos!
Só peço que coloque Todos os Figurantes Candidatos a andar de Porta a Porta ,para os Mesmos garantirem os Tachos...!!

Anónimo disse...

Se Fosse o Manuel António a ganhar também estavam lá os amiguinhos oportunistas do mesmo..que então seria uma Catástrofe Eleitoral;;
Já há apoiantes do candidato derrotado a fazer campanha contra o Albuquerque na Rua ,Cafés ,Bares,Etc,,,;União só o da Bola!!
Têm trabalho à custa de Tachos!!Esquecem/se .
Já Tenho Saudades do JAIME RAMOS.

paulo disse...

Tudo quer tacho, mas so da para alguns, muintos que nao conseguiram com o grande chefe, pensaram vai ser agora,entao apoiaram o "monarca" para haver mudanca ou para conseguirem um lugar ao sol?

Anónimo disse...

Que tal aumentar o numero de deputados para 1000 assim há lugar para todos problema resolvido HAHAHHA
E quando vier a redução de Deputados e governo como vai ser? Guerra?

Anónimo disse...

Lista corajosa na Renovação, com mescla de alguns experientes. Essa de alguns operacionais no terreno terem direito a um lugar de destaque é uma tontice. Cada um com sua competência e funções adequadas. Sem desprimor, mas um Rui Santos, ou Rui Tem Tem seriam líderes parlamentares? Liderariam comissões parlamentares? Juizinho.
Manuel Brito não é competente?
Eduardo Jesus não tem sido um alerta vigoroso para uma nova estratégia para o turismo?
Enfim ...quanto à análise , a oposição agradece algumas ideias que facilitam o trabalho a essa empresa cubana contratada.

Anónimo disse...

Foi decidido ao som do piano.
Susana Prada cunhada do Jose Prada e cunhada do Jorge carvalho.
Começou a dança das famílias.
Tirem conclusoes.
Dom Miguel ponha travão a quem comanda.

Anónimo disse...

caro senhor das 20.18.
fiquei a saber que na assembleia só existem líderes parlamentares e de comissões parlamentares.
mas, ainda assim,é preciso angariar votos para esses, penso eu.
Enfim, o sr. Rui Santos não precisa de advogado de defesa.

Miss Take disse...

Vejo nesta lista, os amigos, os que o apoiaram na eleições do PSD_M, e os que nessas mesmas eleições, foram contra o Alberto João. Todos os outros - que até não são poucos - ficaram de fora.
União? ...gosto muito da Madeira mas, prefiro o Marítimo!
Quanto ao Dr.Manuel Brito, se eu estivese doente na área dele, ia a outro médico.

Anónimo disse...

Manuel Brito não é competente, mesmo!

Anónimo disse...

Amigo Calisto, lá "cusídicos" eles são mas o nosso Amigo deverá querer dizer causídicos! Mas a cereja no topo do bolo é a futura "cusídica" dos lados do Afaquistão.

Luís Calisto disse...

Caro Amigo
Ele há cada gralha!... Nem de encomenda. Obrigado pela oportuníssima observação e pela cáustica ironia. Já emendei.
A falta que uma letrinha pode fazer!

Anónimo disse...

Há muito rebuliço sobre as escolhas de São Vicente, Calheta, Santa Cruz, Machico, Santana, Ponta do Sol e na freguesia de Santo António.

É bom lembrar, ao som de umas pianadas, que o Alberto João já não é cabeça de lista e a população não conhece mais ninguém.

Anónimo disse...

Eu sempre apoiei o Miguel, mas agora não posso apoiar. Levar aquele rapaz que era o secretário geral do José Pedro Pereira. Como é possível? Uma JSD sem qualquer credibilidade. Esta gente da JSD devia ser corrida, não passam de pessoas sem ocupação. O que fez até hoje esse Rómulo Coelho? O pai dele que é um desocupado e nem as eleições em São Martinho ganhou.
O Rómulo não representa qualquer jovem, nem juventude nenhuma. Ele representa os tachos e o pior que há da política.

Anónimo disse...

E o que interessa de onde são? Estou mais preocupado com a competência dos escolhidos...
E essa história do vilão e não sei quê, cheira-me a treta, sente-se prejudicado? Quero lá saber se é de Santa Cruz, ou Funchal, para mim é a mesma coisa... Tanto há campónios no Norte como no Funchal, e já ninguém fica isolado das influências da "capital", naquele afastamento e isolamento trivial... Afinal, para alguma coisa o Alberto João fez as estradas... Não dizem que da Ribeira Brava ao Funchal são 20 minutos pela via-rápida? Então não deve ser muito difícil lá chegar e conhecer a realidade.
Habituem-se a ver a ilha como um todo, ela já é pequena e ainda se põem com esses bacoquismos e esquisitices...

Anónimo disse...

Como será que o Guido vai agora dizer que pode defender São Vicente?
Andou a prometer mundos e fundos a todos os desempregados para conseguir um tacho e fica em 28º.
Também não se conhece nada do que o Guido tenha feito porque ele nunca fez nada na vida. Vive da mesada do paizinho, o Many da Fajã da Areia.
Nem o ensino secundário concluiu.
A escola não era a praia do malandro.
Vai dar grande deputado, vai.

Anónimo disse...

O anônimo das 2:21 denunciou-se... Não há muita gente a fazer a via rapida do Funchal à Ribeira Brava em vinte minutos. Já devia ter idade para ter juízo

Anónimo disse...

Anónimo das 12:15, denunciei-me porquê?
Então você acha que é mais importante escolher a equipa política pelo concelho de residência? Isso interessa para alguma coisa?
A propósito, moro no apregoado Caniço. Acha que eu me sentia injustiçado se não houvesse alguém do meu concelho? Por amor de Deus.