Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lazareto, Rita Andrade, Savoy... Leitores e comentadores debaixo de fogo!



Obrigar os pavões da Câmara a escrevinhar desmentidos mentirosos e o governo a precipitar nomeações oficiais 
sai caro aos agitadores desta 
bola de neve chamada Fénix

Quem vai à guerra dá e leva. E é cientes dessa fatalidade que por cá andamos. Nós aqui, mais os comentadores e os Leitores do Fénix.
Ou seja, nós obrigamos os desajeitados molengões da vida política regional a mexer os pèzinhos, mas também apanhamos pancada todos os dias. Faz parte, como diz o outro.
Os Leitores, a solo ou reunidos em grupos de cidadãos, denunciam as sucessivas azelhices designadamente do Blue Establishment das Angústias e da Câmara das Motas. Os iluminados cabecilhas dessas entidades sacam da sua imprensa privada e gaguejam umas desculpas pouco mais do que pueris, para debalde tentarem branquear as já anedóticas calinadas. 

Um dos exemplos do passado fim-de-semana foi o caso dos projectados mamarrachos para o Lazareto. Lavagem p'ra baixo; Omo lava mais branco; ou, se preferirem, com Clarim toca a lavar! Mas o branqueamento resultou na tal emenda pior do que o soneto, porque os moradores do Lazareto não falam de cor. Os desmentidos municipais foram desmentidos.

Bem: já esta manhã, apareceu um grupo de cidadãos com uma petição no Fénix alertando Miguel Albuquerque para não colocar Rita Andrade no lugar deixado vago por Rubina Leal na Secretaria da Inclusão. A substituição estava no segredo dos deuses. Mas os metediços cidadãos andaram ontem pela Herdade à coca (salvo seja), na coscuvilhice, descobrindo o novo nome para o governo. E esta manhã puseram tudo a nu, cá no Blogue. 
Não deu outra coisa: os subscritores do alerta ao Rei da Tabanca não só acertaram no nome de Rita Andrade como conseguiram pôr Miguel todo estuporado, aos berros com a Sissi, até decidir divulgar um comunicado para acabar com o sofrimento!
Pronto, Sai Rubina, entra Rita. 

Além dos Cidadãos organizados, os Comentadores do Blogue também andam na berra. Agora foi o 'Público', num interessante artigo sobre a guerra autárquica madeirense dirimida preferencialmente nas redes sociais, a classificar de "baixo nível" e "contra-informação" os espaventosos mísseis que os Leitores mandam incessantemente para a caixa de comentários do Fénix. 
Cá para nós, o nosso Amigo Márcio Berenguer, autor do artigo no 'Público', não diz mentira nenhuma. É para que os senhores comentadores vejam como tenho razão quando lhes envio alertas a esse respeito. E o Márcio não viu nada. Se lesse metade dos comentários que a tesoura cá da casa manda para o lixo, desmaiava, de certeza.

Vejamos como são vistos os nossos comentadores pelo seráfico matutino lisboeta 'Público'.


Fake news, perfis falsos, blogues anónimos: as autárquicas na Madeira também se jogam aí

Com as eleições de 1 de Outubro no horizonte, a Internet tem sido o palco privilegiado pelos partidos. Muitas vezes, à boleia de páginas e perfis anónimos.
23 de Julho de 2017, 7:00


Perfis falsos nas redes sociais. Um blogue anónimo que, todos os dias, logo pela manhã, vai criticando as políticas do governo madeirense e do PSD que o suporta. Um jornal digital, entretanto adormecido, onde apenas se liam textos favoráveis a Paulo Cafôfo, o presidente da Câmara do Funchal. Um blogue, dirigido pelo ex-director da RTP-Madeira, em cujas caixas de comentários se pratica a contra-informação.

E agora a parte do artigo do 'Público' a zurzir especificamente os destravados comentadores deste pacato Blogue:

Mas toda esta guerrilha virtual tem convergido para o blogue do antigo director da RTP-Madeira, Luís Calisto. É no Fénix do Atlântico que os partidos querem estar. O site vem dando cobertura a comunicados e iniciativas dos vários actores políticos, mas nas caixas de comentário o nível desce e a desinformação tem reinado. 



O Márcio toca na ferida. Devemos pegar na sua crítica como uma auto-crítica nossa. Não custa nada melhorar um pouco.
Já quanto às reacções carrancudas do Albuquerque, do Cafôfo e dos respectivos jagunços de trazer por casa - informa-se que os Cidadãos participativos, os Leitores, os Comentadores e nós aqui já estamos a tremer de medo. Esta noite, ninguém consegue engolir uma dentada de comer ao jantar.

21 comentários:

Anónimo disse...

Ai...qualquer dia somos todos presos!! Que medo!! ;)

amsf disse...

Não me parece que a desinformação reine só na caixa de comentários. A desinformação mais eficaz até é credibilizada pelo Calisto e aparece sob a forma de posts de supostos cidadãos intelectualmente honestos e apartidários.
Sem falar nos comentários que não sobrevivem aos critérios do moderador apesar de não serem ofensivos.Aliás, falando a título pessoal, quanto mais elaborado é o comentário menos probabilidades tem de ser publicado.Também pode ser um problema técnico mas nos últimos meses assistiu-se a uma tal deriva populista contagiante que terá de perdoar os seus leitores/comentadores se puserem a hipótese de estarem a ser selectivamente censurados de acordo com uma certa agenda.

Anónimo disse...

Caro Calisto,

decididamente os senhores da imprensa, que outrora ponham e disponham da informação como bem entendiam, não estão a conseguir atinar com os novos tempos, onde as pessoas já não estão dependentes deles para se informarem e formarem opinião.

Com a internet para o bem para o mal, o poder dos senhores jornalistas está a definhar. E em vez de andarem a tentar minar o trabalho dos outros, deviam antes credibilizarem-se.

Sem entrar em bajulações bacocas, digo que a nível de politica regional este é o único local que ainda merece credibilidade.

Verde Rubro

Anónimo disse...

Bem observado

Anónimo disse...

http://renovadinhos.blogspot.pt/2017/07/o-traste-sempre-veio-madeira-e-fe-los.html?m=1

Anónimo disse...

O que o Márcio Berenguer se esquece de escrever no Público, é que a Fenix é o único espaço de comentário que os madeirenses têm. E, se saem coisas menos próprias, também saem muitas verdades. E, em política, a verdade incomoda, como todos sabemos.
Esse é que é o problema.

Anónimo disse...

Hoje no Renovadinhos, Cardoso Jardim casca no Meia Bola de Machico.
Não vimos a reportagem da SIC, mas a ser verdadeira, damos razão ao saudoso (de alguns) líder.

Ricardo Menezes disse...

Parabéns ao Calisto pelo Fénix. Até ao Público já faz confusão! Próxima estação - El País, termina no New York Times.

Eu, O Santo disse...

Os comentadores (inclusivé os dos perfis alegadamente falsos) e articulistas do fénixdoatlântico denunciam situações que os partidos e os outros meios de comunicaçao social não divulgam.
Isto quer dizer que a fiscalização à Administraçao Pública, aqui na Região, é feita quase exclusivamente por anónimos (ao invés de ser por partidos políticos, representantes do povo - deputados, etc..-, e Ministério Público... que são pagos com o nosso dinheiro).
Enalteço o espírito de cidadania de todos os anónimos em partilhar a sua opinião sobre a gestão da Coisa Pública.

Anónimo disse...

amsf estás a insinuar que até os textos do Prada na realidade são do Calisto?

Anónimo disse...

Hahahaha esse amsf não consegue mesmo desmentir a boa escrita é verdade de Prada e inventa essas coisas

Anónimo disse...

Estas críticas do jornal "Público" para mim são elogios ao blog Fénix do Atlântico e ao seu responsável Luís Calisto! Com os jornais da mamadeira vendidos ao srº cafôfo e ao poder económico, o Fénix é o único lugar de liberdade nesta terreola africana! Os senhores jornalistas deveriam estar preocupados com o estado a que chegou o jornalismo na Madeira, em vez de virem "lamber as feridas", que o Fénix é isto, e o Fénix é aquilo! Coitado de nós, 43 anos após a queda da censura em Portugal se não fosse o Fénix do Atlântico? Estávamos piores que antes do 25 de Abril! É por isso que ninguém acredita na imprensa diária regional, e agora até os partidos querem tomar o espaço do Fénix.

amsf disse...

Ao 10:18

Estou a afirmar, entre outras coisas, que qualquer um, sob pretexto de cidadania, pode fazer publicar aqui um post. Cada vez menos acredito na cidadania dos instalados e dos que se querem instalar.
Por aqui vai-se criando a ideia que o mundo é preto e branco quando na realidade é cinzento. A verdade é que pouco se pode fazer em relação a isso a não ser ter o espírito crítico suficientemente aguçado para perceber que toda esta cidadania ativa é uma tentativa consciente de nos conquistar a mente e alma.

Anónimo disse...

falaram no artigo do Publico alguém me arranja o link

Raghnar disse...

Pois eu estou também com o amsf, nota-se a léguas algumas movimentações e eu também já aqui o tinha comentado.

Parabéns ao Sr. Calisto, o incómodo que provoca é sintoma do seu excelente trabalho, principalmente quando a comunicação "social" dedica-se a publicar vídeos da Madeira que turistas publicam nas redes "sociais" e outros eventos "importantes". O Sr. Calisto continua a "partir pedra" à moda antiga, mas essa coisa dos "K's" foi chão que já deu uvas, agora o método de "investigação" mais utilizado é o "surf" nos feicebook's...

Anónimo disse...

Parabéns Calisto, o teu blogue está a provocar rombos na informação dita regional e isenta. Este espaço de liberdade e cidadania está a dar cabo dos órgãos de propaganda da CMF e do Governo, que recebem balúrdios para enganar as pessoas.

Anónimo disse...

Se não fosse este blogue como é que poderíamos saber que o irmão da cunhada da Vereadora Idalina P. estava com uma máquina da Ponta do Sol a fazer uns servicinhos nos Viveiros. Não é verdade sr. amsf?

Anónimo disse...

É contra porque os escritos aqui publicados são verdadeiros e vão contra as suas ideias cafofianas!

Anónimo disse...

Aplaudir assim o Calisto como se ele fosse o baluarte da liberdade de opinião faz até lembrar aquele pessoal que apareceu a aplaudir o Prada como se ele fosse o pináculo da verticalidade. Como se não houvesse por aqui também um lápis azul que corta arbitrariamente, sem qualquer sentido, muitas das opiniões dos leitores que não carregam qualquer ofensa nem desinformação.. apenas opiniões. SLASH , SLASH

Anónimo disse...

Lá vai a Ritinha abandonar o barco do Instituto de emprego. Deixou tudo numa confusão, desorganização total. Vem a Vânia Jesus para o lugar que percebe está miúda de estímulos ao emprego e política de emprego. E desta que vai dar barraca da grande.

Anónimo disse...

Mudança de Secretárias da Treta.
Força MAC aguardamos pela tua entrada.