Balança comercial da Madeira em questão
De um "Leitor assíduo" do 'Fénix' publicamos as pertinentes observações:
"Venho chamar a sua atenção para uma notícia saída ontem no DN da Madeira sobre a "melhoria" da balança comercial da Região.
Na notícia é destacada a "melhoria" das exportações, dizendo-se, e cito, "Já no que toca às exportações, reside a grande novidade e razão para o optimismo quanto ao futuro, bastando que o ano em curso e os seguintes confirmem uma tendência, o da internacionalização das empresas madeirenses com o envio para o estrangeiro de bens e produtos feitos na Região.".
Como, infelizmente, não vejo nesta região produção de bens que justique esta melhoria (de 62 milhoes exportados em 2011, para 144 em 2012), tentei chegar à fonte destes dados.
Infelizmente, vejo que o incremento das exportações afinal resulta da venda de "veículos e outro material de transporte", que passa de um residual valor de 1,8 milhoes (2011) para 61,3 milhoes em 2012. Que eu saiba não produzimos veículos e outro material de transporte na Região.
Vendo o quadro das importações também se regista um aumento de importações nesta categoria de 2,2 para 60,8 milhões.
Ou seja, o que aparentemente temos é uma operação virtual de import/export, via RAM (CINM?) para Itália (que é o país que aumenta de forma expressiva a sua quota, de 5 para 62 milhoes).
Agradeço a sua atenção e análise e se achar por bem divulgar, para que outros se apercebam desta situação, esteja à vontade.
Envio também esta análise ao jornalista autor da peça no DN."
José Vieira
Sem comentários:
Enviar um comentário