Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2016

A visita do primeiro-ministro
















TODOS A FAZER-SE AO 'BONECO'

O dia de ontem no Funchal ficou marcado por uma renhida e inédita disputa entre os políticos operacionais da Região, a ver quem mais tempo ficava ao lado do primeiro-ministro e, por essa via, mais a jeito das digitais.  
Se o presidente do governo é mestre a tratar com as revistas de cabeleireiro, para divulgar 'en rose' o novel Blue Establishment, o seu sucessor na Câmara não lhe fica atrás no marketing da imagem pessoal. É questão de ver o tamanho do seu nome na placa do Lido em cujos dizeres reivindica para si a criação de uma praia que, afinal, tem 94 anos. Ninguém 'reparou' nisso e aí está o mérito da sua máquina de propaganda. Com suplementos milionários na imprensa que servem de bula ao chefe do executivo municipal e o convite a jornalistas do Expresso para cá virem cobrir os seus passos, não há perigo de estardalhaço nos media, por maior que seja a bronca.
Vejamos uns flagrantes do incrível dia de ontem, através da objectiva de GREGÓRIO CUNHA 


Cafôfo, Miguel Albuquerque e Carlos Pereira fingem-se atentos às declarações de Costa na chegada ao Mercado, mas para demarcar terreno na zona fotografável.

Mais lesto, chefe das Angústias ganha a dianteira e encaixa-se ao lado do primeiro-ministro.

Os outros notáveis recuperam terreno, chegam-se à frente e ficam claramente dentro do 'boneco', salientando-se Paulo Cafôfo na marcação cerrada a Costa.

Miguel pega num biscoito de mel para chamar as atenções das câmaras, enquanto António Costa consulta os números com os dolorosos custos do novo hospital, dizendo para os seus botões: vai ser uma doença prolongada.

Cafôfo e Costa apercebem-se de que Albuquerque 'pegou na isca' e riem-se a bandeiras despregadas. Albuquerque e Carlos Pereira sorriem sem saber porquê, só para estarem 'por dentro'.

António Costa consegue uns segundos para respirar, já no recato do Parlamento. "O meu juízo!"

Já nas Angústias, Albuquerque vinga-se dos rivais. "No Mercado, manda o Cafôfo, aqui mando eu!" E lá vai o chefe do governo mostrar onde barafustavam as araras do antecessor.

E pronto, seguiu-se uma sessão fotográfica dos dois dignitários sem autarcas ou deputados a estragar a imagem. Albuquerque tirou a barriga de misérias.




Mas Cafôfo não desiste. Já no Lido, o presidente da Câmara lidera mesmo a brigada das vedetas da política, cumprimentando novos e velhos antes dos outros dois. Os velhos eram os mesmos do Mercado, levados dos centros de dia em camionetas para os 'banhos de multidão' que faziam parte do protocolo. A velhada ficou atrás das grades, sem acesso aos comes e bebes, mas com a rapaziada da natação foi pior: ficou tudo na rua, apesar de convidada. 
O requinte da 'inauguração' levou a uma formatura dando a ideia de orquestra num concerto com maestro Costa no estrado.

Cafôfo vai explicando ao primeiro-ministro o seu trabalho para erguer um Complexo Balnear de raiz, sobre uns penhascos pelos quais ninguém dava um 'tusto'.

Ao fim do dia, e depois de mais uma rábula na Ribeira Brava, os notáveis levaram António Costa a tomar um copo, para que o homem não chegasse a Lisboa com fome e sede. Então, seguindo cada um à sua vida, todos ansiosos por ver plasmadas nas montras oficiosas as fotos do dia, respiraram fundo, sorriram e foram felizes para sempre.

12 comentários:

Anónimo disse...

LOL! Parecia o David Attenborough a reportar o ritual de acasalamento dos pavões no BBC Vida Selvagem!

Anónimo disse...

Reparei na última fotografia. Costa e Cafofo no Lido. Esqueceram-se do lixo na base das bandeiras?

Anónimo disse...

E o Carlos Pereira jogado para canto.
O A Costa no regresso muito deve ter rido com os assessores a se lembrar das disputas para ficarem na foto. principalmente na disputa dos dois PS.
Deve estar a pensar: nunca mais arranjamos alguém de jeito na Madeira.

Miss Take disse...

Parabéns ao fotógrafo e ao editor que fizeram disto uma excelente tragicomédia. Faltou aparecer o Emanuel jardim Fernandes que também se chegou e muito, à frente. A dos 3 galo palheiro (MA, PC e CP) ali a rondar para merecer a atenção do nosso 1º e das objectivas, foi demais.

Anónimo disse...

faltou a cena em que o Paulo Cafôfo fica de mão estendida quando ia cumprimentar o nadador.

Anónimo disse...

Será que o edifício ontem inaugurado na Ribeira Brava, está devidamente licenciado???? Foram cumpridas as regras do PDM????? foram pagas as taxas ???? tem autorização de utilização???? ou será mais um "Hotel do Castanheiro”!!!!!!!!

Anónimo disse...

...perdeu-se a oportunidade de a seguir ao jantar no "doca do Cavacas" ser servida uma poncha na Serra de Água, certamente se encontraria financiamento para "cargueiro voador" ..."linha ferry" ..."diminuição de taxas portuárias e aeroportuáris" ..."subsidio de mobilidade em moldes aceitáveis"...etc

Anónimo disse...

A vaidade custará cara a Paulo Cafofo.
Que nasceu lagartixa não chega a jacaré.
Saber "estar", é uma qualidade que o presidente da câmara não tem. Excede-se.
É a questão do chá: ou se tomou, ou não se tomou.
Mas ainda vai a tempo. É arranjar um verdadeiro acessor para o aconselhar, e dispensar aquele projeto de inteligente, o Iglesias.

Anónimo disse...

E o deputado Vilhena? Não apareceu? Muito ocupado, não?

Anónimo disse...

O Vilhena estava, estava !!! Até foi comer à Quinta Vigia e ficou à frente do Carlos Pereira....

Anónimo disse...

Sr. Calisto,últimas noticias: Cafofo demitiu, hoje à noite, o Zé Miguel. A senhora que segue é a Popota, por instrução do ramo Caldeira Ferreira, do Grupo Eden.

Anónimo disse...

Bruno Pereira para Gerir com Seriedade e Humildade a Câmara Funchal ..Chegou o momento certo para Tal .