Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2016

Diplomacia paralela



CAFÔFO TRATA DA MOBILIDADE DOS AVIÕES
E ESQUECE-SE DA MOBILIDADE EM TERRA




É a própria câmara a dificultar a fluidez do trânsito. Veja-se o caso da Rua 31 de Janeiro. Por outro lado, fica-se com a impressão de que os semáforos do Funchal só têm o 'vermelho'


Que a Câmara do Funchal, à semelhança do Governo da Tabanca, arranca dinheiro aos bolsos do contribuinte para pagar indulgências à comunicação social, que assim fecha os olhos e transforma desmandos incríveis em sucessos executivos, disso toda a gente está ciente. Hoje mesmo, com a costumeira promoção 'jornalística', Paulo Cafôfo protagoniza mais uma rábula da sua 'diplomacia paralela', em terras peninsulares.
Nada de novo.
Mas temos algo a dizer ao professor presidente. Homem! Governar uma câmara não é combinar uma manchete de jornal a dizer que vai fechar a Rua Fernão de Ornelas ou outra qualquer, para depois aparecer em nova manchete a dizer que, ouvidos os comerciantes, já não vai fechar nada. Fazer alguma coisa pelos que o elegeram não é aparecer no boneco impresso ou televisivo a dizer que vai almoçar ao roseiral do Rui Moreira ou ao Vaticano com o Papa Francisco, em jornadas ostensivas e inócuas de que ninguém se lembrará 15 dias depois.
Essa reunião de 'altíssimo nível' hoje, entre os regedores do Funchal e do Porto, destina-se, se lemos bem, a resolver a problemática da 'mobilidade aérea'. Pronto, falem disso. Das ligações turísticas feitas pelo ar. Mas trate, sr. autarca, de pôr também os pés aqui no chão, no terreno da sua jurisdição que nega mobilidade 'a butes' e de carro aos ingénuos, como nós, que o elegeram.
Quer exemplos?
Homem, aquele lugar dado na 31 de Janeiro ao Laboratório de Saúde Pública, para estacionamento até uma hora a cada carro, é da responsabilidade da sua câmara? Só pode ser. Ora, então não sabe do transtorno que a paragem de camionetas naquela rua, entre a Ponte do Bom Jesus e a Ponte Nova, já provoca em termos de 'mobilidade' viária? Os carros da fila da direita obrigados a ficar à espera que uma alma caridosa à esquerda dê passagem, enquanto o engarrafamento se vai formando mais abaixo, atrapalhando até as viaturas que vêm do Bom Jesus quando o sinal abre para estas? E então vai complicar as coisas dando mais um lugar, abaixo da referida paragem, para obrigar o trânsito ainda a mais ziguezagues? 
Apear ou embarcar uma pessoa é operação que precise de uma hora?!
Oh sr. regedor Cafôfo, por que raio não cede os lugares de 4 ou 5 motas daqueles tantos que roubou aos automóveis para lhes dar a elas, motas, no passeio encostado à Câmara (Rua do Marquês), para poder resolver o estacionamento do carro ao serviço do Laboratório?
Mesmo a tratar dessa 'mobilidade no ar' com o autarca tripeiro, arranje uns minutos para ver como pode fazer o mesmo à frente da Loja do Cidadão - dar uns lugarinhos das motas para um ou dois carros -, onde alguém portador de deficiência, necessitado de ir à Loja, possa ter um mínimo de qualidade de 'mobilização'.
Abreviando a longa série de obstáculos que andam a chatear os munícipes (estes por azar só podem pôr os edis na rua depois de 4 anos de aselhices), pedimos que dê também uma olhadela aos semáforos da capital da Tabanca. Nas mais das vezes, um pacato condutor leva com todos os vermelhos de cima abaixo na 5 de Outubro! E depois vai apanhar com a mesma receita na Avenida do Mar, de ponta a ponta!
Pode parecer incrível, mas o Funchal hoje parecia só ter sinais vermelhos! Chegar a casa foi um milagre, e ainda assim à custa de 'furar' vermelhos ou pelo menos os amarelos.
Esperamos que a almoçarada de hoje com o Rui do Porto tenha corrido bem. Mas pondere na sua vida, caro regedor, acredite que os eleitores também já lhe estão a preparar uma caldeirada para estar prontinha em finais de 2017. Uma dica para o pôr à vontade: a um ano e meio do manjar, o caldo já está a azedar! O surrealismo mediático está a passar uma imagem distorcida. 

Podem dizer, quando protestamos que só vimos vermelhos hoje no Funchal, que estamos a asneirar, tentando fazer desaparecer os sinais verdes. Mas a Câmara também fez desaparecer 100 anos de Lido e continua ali tranquilamente a cometer asneiras atrás de asneiras.

26 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Calisto, como jornalista, tem o dever de se informar, para que não dê notícias erradas.
Como certamente saberá, a 31 de Janeiro foi regionalizada, sendo por isso, da competência do Governo Regional. Quem colocou essa placa a reservar esse lugar, foi o Governo Regional. E se tem olho apurado para muitas coisas, não acha estranho que essa placa seja completamente diferente de todas as outras que a Câmara Municipal coloca.

Luís Calisto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Calisto disse...

Acredito que esteja errado. Daí ter deixado claro na peça que não tenho a certeza. Dá-se o caso de as estradas terem sido regionalizadas (algumas), e agora dizer-se que voltam a ser municipalizadas. Em todo o caso, a Câmara deve assumir papel activo em circunstâncias como esta e outras. É a vida dos munícipes que está em causa. Gerir uma cidade não é só a festinha e o passeiozinho de avião lá fora. É pugnar pelo cidadão, seja contra quem for. Por exemplo, negociando com o governo a troca de lugar para a zona das motas de que falamos.
Aquilo está bonito na 31 de Janeiro? Se o 'dono' dessa placa está mal identificado aqui na peça, o resto do texto mantém-se. Com todas as vírgulas.

Anónimo disse...

agora a culpa é do Governo por devolver a estrada á Camara , ò cubano vê lá se te entendes.

Anónimo disse...

Plaquinha, placa, plac...

Anónimo disse...

Cafofo, acompanhado pelo inteligente estratega e agente do PS nacional na Madeira sr Iglesias, está numa campanha desenfreada pela candidatura ao Governo Regional.
O povo que se lixe. A vaidade acima de tudo.

Anónimo disse...

O Cafofo é so para rir incompetente de primeira!

Anónimo disse...

Entre cafofices e cafofadas lá vai o Funchal cantando e rindo. Mas o Prof. Cafofo tem a certeza que será o candidato do PS à Câmara? E se fôr acha que terá os apoios das últimas eleições?
O que é que o PC ou o BE ganharam com a coligação? Zero !

Anónimo disse...

Seja lá quem for...Trata-se de uma IRRESPONSABILIDADE. e a Câmara e a PSP foram naturalmente informadas. Disseram alguma coisa?...

Anónimo disse...

O Iglésias é que sabe. O Cafôfo limita-se a assinar o que o cantor manda. O Cafôfo é o boneco e o Iglésias é o ventríloquo.

Anónimo disse...

FALTA REFERIR O ABORTO QUE CRIARAM EM TERMOS DE MOBILIDADE AO ELIMINAREM UMA FAIXA DE RODAGEM NA RUA 5 DE OUTUBRO (junto ao tribunal) ...ESPALHARAM TINTA NO PAVIMENTO PARA CRIAREM UMA DESIGNADA "BIKE BOX" QUE NADA RIGOROSAMENTE NADA SERVE!!!!

Anónimo disse...

O aeroporto é da Madeira. Não do Funchal, nem fica no Funchal.
Autentica operação de marketing de uma ambição pessoal desmedida.
Pereirinha ja foste. ciao ciao bambino.

Anónimo disse...

Sr. Calisto ja pensou em se candidatar a uma Câmara regional?? nem que seja com o independente é que o sr. tem muitas ideias praticas, consigo tudo se torna mais fácil e pratico.

Anónimo disse...

O Cafofo e o Iglesias fazem a dupla mais famosa de incompetentes que alguma vez o Funchal suportou: O mercado está uma rebaldaria, a fachada principal do edificio deixou-se de ver por causa das esplanadas do Cafofo, que estrangulam a entrada o emblemático mercado. Nas ruas da cidade os comerciantes mais afoitos fazem o que querem, e o que não fazem são cilindrados pelos chicos espertos. Ele governa ao sabor da corrente, e faz tudo pela imagem, foi por isso que foi pela calada da noite retirar as mobílias, mas foi apanhado! Como foi apanhado naquela placa vaidosa que este doente narcisista meteu no Lido.

Anónimo disse...

Ainda há o caso caricato do semáforo vermelho e verde ao mesmo tempo. Deve ser caso raro no mundo. Isto passa-se na Avenida Luís de Camões, junto ao Conservatório. É o semáforo da via da direita, para quem vai virar para a Ponte do Ribeiro Seco. Estão ambos os semáforos de quem desce do Hospital vermelhos, o da esquerda, para quem vai para a frente para a Rua do Favilha ou para a esquerda para a Av. do Infante e o da direita. De repente o da direita, que antes ficava amarelo intermitente (já mal, na altura, porque deveria ficar apenas verde por não haver passadeiras com o sinal verde por onde vamos passar), fica verde, mas sempre com o vermelho aceso, que só se apaga quando o seu vizinho da esquerda também fica verde (uns minutos mais tarde).

Anónimo disse...

O Funchal está desenhado para não ser frequentado.
Os estacionamentos mais caros do país e uma praga de sinais vermelhos a impedir a circulação automóvel.
Fechem a merda do Funchal, ponham umas barreiras no Campo da Barca e outras na Avenida do Infante.
Estas palermisses já começaram no tempo do Dantas, por isso o Funchal é um deserto a partir das 19 horas. Até a merda dos estacionamentos são pagos até às 20 horas, isto nem no centro de Lisboa.

Anónimo disse...

Há dias passei num conhecido restaurante da cidade e vi nas mesas mais recuadas, o Zé Câmara do Diário aos segredinhos com o Iglesias. Deviam a estar negociar mais propaganda paga pelos munícipes em favor do incompetente do Paulo Cafofo.

Anónimo disse...

o Cubano veio logo no primeiro comentário dizer que a estrada era do governo e não da Camara ( já foi entregue a mais de um mês ) mas esqueceu os semáforos , são e sempre foram da Camara , e esta impossível de circular com a desregulação de sinais , de quem é a culpa ? do Cafofo e do Iglesias que puseram a trampa a mandar.

Anónimo disse...

A mobilidade rodoviária no centro do Funchal está uma vergonha!

Nem fora do horário de parquímetros (das 20h às 8h, Sábados a partir das 14h, Domingos e Feriados) se consegue estacionar. Um proprietário de um automóvel é obrigado a estacionar num estacionamento coberto!

Mesmo que seja numa ida curta de 5 minutos, torna-se numa ida de 30 minutos porque o munícipe se vê obrigado a estacionar muito longe de onde pretende ir. À noite ainda é pior, o munícipe vê-se obrigado a atravessar a cidade toda através de diversas ruas escuras e vazias a pé para fazer o trajecto estacionamento-destino e destino-estacionamento, deparando-se com dezenas de estacionamentos para motas vazios!

Exemplo: Um simples café, durante um dia de semana, a seguir ao jantar, numa esplanada da Placa Central ou junto à Sé, o munícipe vê-se obrigado a estacionar no 2000 ou junto à Quinta das Cruzes!

O centro do Funchal deixou de ser um local onde os Funchalenses vão passear nos seus tempos livres porque o acesso lhes foi interdito! Só lá vão quando são obrigados por necessidade.

Anónimo disse...

Vejam a foto do Raimundo neste blogue da Rotunda. Flores ZERO. Bandalheira total nos jardins. A zona turística do Lido e promenade completamente desprezada. O que interessa é o Cafofo aparecer todo bonito nas fotos,na televisão etc

Anónimo disse...

Largo do Phelps - de manhã à noite em tertúlia e patuscada para os bêbedos que se deliciam com vinho de pacote continente. Até têm copos de plástico, só falta um fogareirozinho e um estendal para a roupa.
Rua da Conceição - Mas aquilo tem cadáveres nas sarjetas? São nuvens e nuvens de moscas, tantas que é preciso esbracejar para abrir caminho. Alguma coisa não está bem ali.

Anónimo disse...

http://www.permisdeconduire-online.be/frrijbewijsamdeel14.htm

Ao Snr comentador 31 de março de 2016 às 22:47
CUIDADO ...MUITO CUIDADO NÃO conduza fora da Região porque em Lisboa, Madrid, Paris, Nova Iorque ...etc vê-se SEMÁFORO CIRCULAR VERMELHO EM SIMULTÂNEO COM FLECHA VERDE !!!!

Anónimo disse...

IDEIA DO CUBANO DO IGLESIAS

Anónimo disse...

O comentador das 9:49 tem jeito para a pesquisa. Será que é o mesmo que escreveu o artigo que o Cafôfo plagiou?????

Anónimo disse...

O Iglesias anda meio desorientado,agora com a saída do Bento...lá se foi a dupla da música sertaneja....

Já esteve mais longe a saída do Cubano. Dizem que Vítor Freitas anda a se mexer...

Anónimo disse...

Snr. Comentador 1 de abril de 2016 às 21:13:
Falhou redondamente na MOUCHE!!! mas já agora, há que agradecer o COMENTADOR 1 de abril de 2016 às 09:49 ... é que LIÇÕES DE CÓDIGO DE ESTRADA "PRO BONO" NINGUÉM AS DÁ 😉😉