Powered By Blogger

terça-feira, 22 de março de 2016

O que faz um copo de vinho!


FARRA NO 'JANTAR PRIVADO'
FINANCIA NOVO HOSPITAL

- A reunião secreta foi na concorrida marisqueira 
'Doca do Cavacas'


Se os altos dignitários abusaram esta manhã nos licores do Mercado, ainda por cima com o Dr. Emanuel e o Cafôfo a desafiar, ficaram com 'a mesma' da véspera. Não é por acaso que o comandante São Marcos está ali à espreita. (Foto GREGÓRIO CUNHA)


Fracos de comer dado o adiantado da hora, os participantes no 'encontro privado' que ocorreu ontem à noite ao sabor de santolas e lapas, na Doca do Cavacas, depois de uns 'penáltis' valentes, despacharam e iludiram os jornalistas com as suas conversas de bebedeira


'In vino veritas' é expressão latina que faz muito sentido. O que, depois de uns copos valentes, também não impede uma pessoa de dizer coisas pela boca fora sem um pingo de veracidade.
Foi o caso de ontem. Miguel Albuquerque e Rui Abreu levaram o primeiro-ministro a uma patuscada no apreciado restaurante Doca do Cavacas. Pregaram-lhe com uns brancos bem frios a regar o marisco. Tratando, eles também, de mandar abaixo meia dúzia de lanternas. Resultado: ao serem todos apertados pela imprensa, disseram o que primeiro lhes veio à cabeça, para agradar aos jornalistas de serviço. Que, durante o jantar haviam trocado impressões sobre os dinheiros para o novo hospital.
É mais do que evidente que foi o vinho a falar. António Costa até chegou ao Aeroporto de Santa Cruz disposto a conter os ímpetos, metendo-se no carro sem umas palavrinhas aos jornalistas dignas de um ínfimo RM ou que enchessem meia coluna de jornal. A viagem de avião para cá tinha-se atrasado e estavam todos com uma larica danada. Ora, quando se dirigiram para a Doca do Cavacas, iam fracos de comer e os aperitivos provocaram os primeiros efeitos. Depois, com o vinho gelado a escorrer pelas gargantas ressequidas, ficaram todos meio atontalhados, excepção feita talvez a Rui Abreu, perito a andar nestes ambientes.
Antes, e para justificar a patuscada, os porta-vozes das Angústias e de São Bento anunciaram um 'jantar privado, sem divulgação de agenda, para criar ansiedade aos caçadores de cachas.
Os jornalistas contavam com manchete para resolver a edição de hoje. As 'fontes' oficiais admitiram que sim, que o financiamento do novo hospital se calhar era assunto à mesa do 'jantar privado'. 
Pronto, assunto encerrado. A grande novidade vai para a rua, a do financiamento do hospital. 
Mas...
...Como não bebemos nada hoje, vejamos as coisas com sobriedade. 
A tratar-se de um 'jantar privado', isto é, de um encontro de trabalho sem copos, entre um primeiro-ministro e um presidente de governo regional, alguma vez teríamos à mesa chefes de gabinete de um e de outro lado, e até secretários de Estado?! A não ser que a presença destes, os secretários de Estado do Turismo e da Indústria, tivesse a ver com o tema supostamente a tratar, o do novo hospital. Realmente, há incontáveis baixas fraudulentas, com pseudo-doentes a fazer turismo no hospital. E há um jornal hoje que fala de reuniões industriais, para 'partir pedra'.
A sério: então dois governantes com responsabilidades iriam tratar do financiamento ultra-milionário de um novo hospital ali na pândega com os amigos e colegas, num restaurante público, no meio da copofonia e da martelada ensurdecedora do partir dos cascos de santola e patas de caranguejo, com os mais animados a implicar com os empregados para que trouxessem mais uma dose de lapas, mais uma garrafinha bem fresca?! Já repararam no pé-de-vento que podia rebentar ali no meio dos vapores e da euforia etílica, o Miguel a exigir que Costa pagasse o hospital na totalidade porque de contrário estava f..., o Costa a dizer a Miguel que fosse gozar com o c..., o Rui Abreu, que também não é muito macio, a ameaçar meter os emigrantes no projecto, e mesmo algum rufia na mesa do lado a mandar uma boca mais atrevida... Porra, a gente aqui também gosta de uns copos valentes, que ninguém é santo. Mas não quando há assuntos de responsabilidade a tratar. 
Temos de dar desconto, pois, às notícias de hoje na imprensa regional oficiosa. Coisas de meia bebedeira, admitamos. Se por acaso aflorou a questão do hospital, o primeiro-ministro deve ter feito juras esta manhã de que não cairá em ressaca semelhante.
Repare-se que os jornalistas tiveram de fazer um esforço para, embora ingloriamente, tentar dar uns laivos de credibilidade à matéria em apreço. O DN aponta estrondosamente um "Financiamento para o hospital' para depois segurar os cavalos e falar baixinho sobre o tema que nem tem a certeza se foi tratado na orgia marisqueira, o mais certo é que "terá sido um dos temas tratados". O JM tenta diluir ainda mais claramente o estardalhaço dos temas de "partir pedra", já que nem dá a certeza de que tenha havido mesmo paparoca, defende-se aventando que "Albuquerque 'terá mantido' um jantar com Costa". 
Os leitores baralham-se: afinal, falaram de quê? Falaram mesmo uns com os outros? Terá sido uma caldeirada para enfrascar? Houve mesmo essa m... de jantar privado?
Bom, ou então isto está tudo grosso!
Concluamos rapidamente, que isto já parece conversa de bêbedos, se é que não é mesmo - hein?! 
Não sabemos se os licores que provaram no Mercado já esta manhã deixou aqueles comparsas com 'a mesma' da véspera. Fazemos votos que não. De contrário, é capaz de haver mais equívocos nos discursos que devem estar a correr neste momento em plena Tabanca das Angústias. O que seria chato. É certo que os convidados para o almoço de gala são políticos, secretários regionais, pessoal terra-a-terra. Mas também estão lá entidades militares e até o sua excelência reverendíssima das 4 Fontes.
Amen.

7 comentários:

Eduardo Lopes disse...

O comandante São Marcos foi fazer fotos ao serviço de quem?!!? Da Lusa, do DN, da CIA ou do Grupo Sousa????

Anónimo disse...

SãoMarcos é reporter da Radio Praia - Porto Santo

Anónimo disse...

Sei por fonte segura que o Hospital só será construído a partir de 2020. Para variar o proprio Faria Nunes já deu com a lingua nos dentes que não vai ser neste mandato.

Miss Take disse...

Parece que estou a ver:
No meio da jantarada e de umas piadas, Albuquerque puxa um guardanapo, faz um desenho do novo hospital, mete ali umas contas de cabeça e apresenta o projecto ao António que entre copos e enfeitiçado por tão bem receber, mete lá um macaco, que até parece a sua assinatura. Albuquerque fecha discretamente o olho ao Abreu e este envia para o comprovativo para DN, daí a manchete de hoje.

Luís Calisto disse...

Bom, ia morrendo a rir com a cena descrita aqui pela Miss Take. Brilhante.

Anónimo disse...

... se o primeiro encontro com vista ao financiamento do novo hospital se realizou no "Doca do Cavacas" e se outros se seguirão propõe-se a "Cervejaria Trindade" ... "Cervejaria Portugália".

Anónimo disse...

Rui São Marcos, o novo fotografo da presidência....