Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de março de 2016


A VEREDA ENTRE O MONTE E O BOM SUCESSO NÃO É UM MATADOURO DE TURISTAS!

Hoje morreu mais um turista na vereda entre o Largo das Babosas, na freguesia do Monte, e o Bom Sucesso, na freguesia de Santa Maria Maior.
Conheço muito bem este percurso, a que chamei de Corredor Verde da Ribeira de João Gomes e fui responsável pela sua abertura em 1999, após um longo e cuidadoso trabalho de recuperação da velha vereda, que estabelece a ligação do primitivo Caminho do Curral dos Romeiros e a origem da Levada do Bom Sucesso, bem como da esplanada e do canal da levada até às proximidades da capela do Bom Sucesso.
São cerca de 5 Km de descoberta da natureza e de vistas fabulosas da baía do Funchal. Duas cascatas extraordinárias, núcleos de vegetação prenhes de espécies endémicas.
O Corredor Verde da Ribeira de João Gomes tem enormes potencialidades como percurso pedestre. Não é um matadouro de turistas.
Enquanto fui responsável pelo Pelouro do Ambiente na Câmara do Funchal por ali passaram milhares de turistas e ninguém morreu. Nem sequer houve um acidente grave.
E sabem porquê? Porque eu próprio, acompanhado duma pequena brigada de trabalhadores da autarquia percorria mensalmente esse e muitos outros trilhos e quando detetávamos qualquer anomalia nos varandins ou no piso procedíamos de imediato à reparação. Quando havia escorregamentos ou derrocadas mobilizávamos meios humanos e equipamentos com o objetivo de reabrir o trilho em segurança o mais rapidamente possível.
Nessa altura não se falava em gestão de proximidade. Praticava-se!
A Câmara do Funchal, a Secretaria Regional do Ambiente e a Secretaria do Turismo não podem continuar a varrer o lixo para debaixo do tapete. Chega de propaganda
. 
Têm de agir rapidamente. O que ali está para reparar não é nada do outro mundo. E não me venham com a desculpa de falta de dinheiro.
Um governo que vai indemnizar em mais de 800.000 euros quem não cumpriu com o dever de preservar a Quinta do Monte e dá subsídios para "trails" em catadupa é um governo abastado!.
Uma câmara que gasta muitos milhares de euros em propaganda e entretenimento tem dinheiro!
O Corredor Verde da Ribeira de João Gomes tem de ser recuperado urgentemente. Entendam-se!

Funchal, 16.03.2016

Raimundo Quintal

5 comentários:

Anónimo disse...

Oxalá que este texto chegue aos ouvidos dos senhores ANAFADOS da Câmara. PALAVRA DO SENHOR!

Anónimo disse...

A inveja é uma coisa muito feia. A equipa do Professor Paulo Cafofo está a fazer um EXCELENTE TRABALHO, incluindo na limpeza das levadas e veredas.

Anónimo disse...

É vergonhoso esta e outras situações que acontecem nos percursos mais bonitos desta Ilha....

Anónimo disse...

O SR. PROFESSOR PAULO CAFOFO AINDA NÃO ENCONTROU UMA EMPRESA DO UNIVERSO SOCIALISTA QUE PROCEDA À SINALÉCTICA DESSA LEVADA,A NÃO RECOMENDÁ-LA. ALÉM DO MAIS, A LIMPEZA DUMA LEVADA NÃO DÁ TANTA VISIBILIDADE PÚBLICA.

Anónimo disse...

Embrulha Cafôfo e Iglesias! Estamos entregues a um bando de incompetentes!