Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de março de 2016

Desmobilização escandalosa no Laranjal


MAIORIA QUE VOTOU RENOVAÇÃO
TORNOU A BALDAR-SE NAS QUOTAS


Com a euforia da primavera renovadora a pique, Albuquerque terá muito trabalho para reagrupar as tropas. Para o ano há eleições decisivas...


Há lições, e significativas, a retirar das eleições nacionais do PSD, no tocante às realizadas na Madeira. Vale a pena recuperar aqui um dos comentários publicados no local devido - a nossa notícia sobre esse acto interno - o qual comentário apresenta uma visão pertinente sobre o estado da militância laranja na Região, um ano depois da troca de liderança no partido dos Netos. Eis o comentário do Leitor: 

"Esta contagem oficial é boa para percebermos como decorreram as nossas internas. Reparem: apenas 937 militantes estavam em condições de votar! Significa menos de um quarto dos que votaram em Dezembro de 2014! O que demonstra que esses de então foram objetivamente pagos para votar... O que traduz da desvirtuação que constituiu essa eleição; com militantes cuja única motivação foi o assalto ao poder sem mais qualquer matriz ideológica. Ainda bem que são números oficiais, assim fica ainda mais esclarecido. Mais óbvio ainda o "clima" Norte Coreano que está instalado. Foram 707 votar. Aposto que na sua grande maioria apenas por medo do partido saber que não votaram, a lembrar outros tempos, esses pelo menos assumidos e frontais. Quanto a Passos Coelho, nem teve a honra de alguém querer disputar eleições com ele. Bateu mesmo no fundo."

Concordamos com a leitura deste social-democrata. Com um reparo: o expediente de pagar quotas a militantes para lhes comprar o voto não foi exclusivo da facção que venceu no PSD e que se encontra hoje à frente dos destinos do partido e da governação regional. Bem pelo contrário, vários delfins lidaram nesse esquema.
A questão de fundo, a nosso ver, é a desmobilização que vai naqueles lados. Ou seja, a viragem de linha partidária não agarrou a vaga de militantes que aceitou participar nas duas votações regionais internas - 1.ª e 2.ª voltas -, pagando as quotas ou deixando que lhas pagassem. Se em Dezembro de 2014 havia qualquer coisa como 5 mil militantes em condições de votar, resumindo-se hoje a 937, temos uma queda inimaginável. De quatro quintos, como realça o Leitor. Estado de coisas que pisa as raias do escândalo, tratando-se para mais de um partido de poder.
Os militantes não podem alegar desconhecimento do que tinham a fazer, já que receberam notificação atempada do partido a dizer que era preciso pagar as quotas para votar nas internas nacionais. 
Vá lá que os filiados não estivessem interessados em votar pró ou contra Coelho. Mas o facto é que a esmagadora maioria deles também não vive o partido, nem sequer em termos do pagamento de quotas.
Sabemos até de elementos que integram órgãos dirigentes do PSD-M e que integram o número dos desmobilizados - que não têm quotas em dia, pois.
Não percebemos a menor reacção do partido do poder perante o escândalo. Nem parece que 2017 é ano de eleições decisivas. 


10 comentários:

Unknown disse...

A minha leitura é a seguinte:
A queda de 4/5 nas quotas pagas entre a corrida de Delfins Regionais e a votação à Moda das Ditaduras de Lista Única Nacional, é proporcional ao facto de há um ano haverem 5 candidatos, logo 5 grupos de tachisto-carreiristas perfilados.
Com a vitória de uma só lista (como seria lógico e expectável) as restantes 4 facções regressaram a clandestinidade! Daí, ficarem os remanescentes com as quotas em dia e uns, pouco menos, preocupados em agradarem ao Presidente, amigo íntimo do ex-Primeiro Ministro.
Fidelidades caninas de uns, ingratidão de outros...

Anónimo disse...

Se analisar bem as listas! Tem mais votantes e apoiantes de outros candidatos do que apoiantes do Miguel Albuquerque!

Anónimo disse...

O jantar de Natal foi uma amostra 1000 pessoas e estas eleições internas do PSD veio a confirmar o descontentamento dos apoiantes do MA, até o casaco castanho ensebado de St António (Rui Santos) já apoia o Manuel António, senão a reforma vai pelo canudo.

Anónimo disse...

É o reflexo do descontentamento da "renovação" efetuada! e os "renovadinhos" agora já não pagam as cotas dos seus amiguinhos! Veremos nas próximas eleições internas!

Anónimo disse...

É o que dá se dar demasiada importância a ala dos 300 votos.

Eduardo Gonçalves disse...

Isto é uma verdade inegável. Eu também me dei ao trabalho de ver as listas de votantes, um por um, e estão lá muito mais apoiantes de outras candidaturas do que do próprio Albuquerque. Na minha comissão de freguesia devia ser muito mais de metade do que tou a dizer. Sinceramente fiquei preocupado com isto tudo. Fui apoiante do Miguel mas agora já tenho as minhas dúvidas olhando para o que se está a passar no partido.

Anónimo disse...

Em algumas freguesias, nem os membros das respectivas comissões políticas tinham pago as quota a que estavam obrigados nos termos dos regulamentos do partido, pelo que.....também não votaram. Pelos vistos esperavam, que também nesta vez, alguém lhe pagasse a despesa esquecendo que Passos Coelho não mora aqui.

Anónimo disse...

Para quem não sabe ou pensa que tudo sabe e afinal nada sabe, o número de militantes inscritos no PSD/M, não é igual ao número de militantes da região inscritos a nível nacional. Muitos podem ter as cotas pagas e não estarem inscritos no PSD a nível nacional. Um pouco de investigação e leitura dos estatutos tiraria muitas dúvidas.

Anónimo disse...

Jaime Ramos ...volta o Partido precisa de Ti urgentemente.

Anónimo disse...

Para o Ano que vem os ditos cujos que pertecem ao Sistema Compadrio do Partido inclusive o atual e incompetente secretario geral virão com palmadinhas nas costas e sorrisos falsos para os Militantes que lhes dão os Tachos fazerem Campanha .Desapareçam ...
chulos$$$ opurtonistas.$$$.JAMAIS.**