Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de março de 2016

007 madeirense



ESPIÕES DO KGB INFILTRADOS NO PS-M





Maximiano Martins já foi candidato pelo PS-Madeira à presidência do governo regional. E foi deputado em São Bento pelo mesmíssimo PS-Madeira.
E daí? 
Daí que uma longa reportagem do Expresso, em duas edições consecutivas na Revista, afirma a pés juntos que, segundo o arquivo Mitrokhin - transferido milagrosamente de Moscovo para Cambridge - o Dr. Maximiano Martins foi recrutado e contratado em 1978 pelo KGB (polícia política da antiga comunista União Soviética).
Se bem percebemos a reportagem de Paulo Anunciação, que fez a pesquisa para o Expresso, Max Martins trabalhou como agente infiltrado do tremendo KGB em Portugal. Com nome de código e tudo: 'Miron'. 
Fomos colegas na Faculdade de Económicas de Lisboa, nos inícios de 1970. E nunca vimos nada de estranho no rapaz. Aliás, o próprio economista mostrou ao Expresso como ficou surpreendido com esta descoberta da investigação aos documentos transferidos de Moscovo para Londres. 
Escreve o semanário: "Martins, nome de código 'Miron', é referido em dois verbetes. Cultivado pela Direcção S [do KGB]. Informação sobre figuras políticas e funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros e outro [Ministério]. Em 1980 recusou-se a cooperar invocando razões de segurança."
Depois, diz o Expresso: "Segundo Maximiano Martins, as notas publicadas 'não têm pés nem cabeça'. 'Nunca tive absolutamente qualquer contacto [com o KGB]. Quando trabalhei no departamento de planeamento do Ministério da Indústria e da Tecnologia, fiz várias visitas de trabalho - enriquecedoras para um jovem - a países do bloco socialista. Tive contactos normais com muitas pessoas. Se um funcionário de uma embaixada fala comigo, não posso saber se é do KGB ou não. Tenho uma posição ética na vida que me impediria de colaborar em coisas desse tipo."
Pois, Max. Mas esperamos por uma explicação mais 'terra a terra' para percebermos a que propósito apareceu este raio de conversa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Empolar orçamentos não é uma prática reservada unicamente a capitalistas; mais agentes mais orçamento.

O mundo da espionagem é muito dado a fantasias e estes recrutadores muitas vezes contam com o ovo no rabo da galinha, sem esquecer que manter-se deste lado do muro implicava redigir relatórios com o mínimo de credibilidade mas não necessariamente verdadeiros.

Claro que um bom recrutador até pode obter informação sem que a pessoa perceba que está a trabalhar para um serviço secreto. Nalguns casos até podia ser levado a pensar que estava a trabalhar para a CIA e estar a trabalhar para o KGB com quem nunca trabalharia por não se identificar ideologicamente.

Inclusive um ficheiro até podia ser fabricado e dado a conhecer indirectamente à instituição em que trabalharia o alvo do ficheiro para lançar a desconfiança no seio da referida instituição.

Há tantas possibilidades que não é possível apurar se há um fundo de verdade. Claro que se surgisse um recibo comprovadamente assinado pela pessoa em causa as dúvidas seriam menores...
Se houve quem trabalhasse para o KGB também houve quem trabalhasse para a CIA, BOSS (África do Sul), SDECE (França) especialmente no novo contexto africano.

amsf

Anónimo disse...

Ja se sabia que esse Senhor era ( foi comunista) e jurou a pes juntos que nao, quando veio.para a Madeira....

Anónimo disse...

quem conhece o Max desde os tempos de liceu . sabe bem do que ele é capaz . Isto não surpreende .

Anónimo disse...

E não é só isso....o agora Agricultor Minimiano Martins fez parte da Maçonaria e da OpusDei, num jogo duplo !!! O assalto que fez ao PS-M, em 2011, foi prova de ser um emissário dessas "mãos livres" !

Anónimo disse...

Pois é agente Miron, você pode esquecer o seu passado mas o seu passado não se esquece de si.

Anónimo disse...

foi treinado para quando for apanhado jurar em pés juntos que não era

Anónimo disse...

Olha quem diria...

Anónimo disse...

Money, Ideology, Coercion & Ego (reasons people become spies). Na qualificação dos motivos por que se prestou a ser espião do KGB, diria que o nosso Miron é um MI.

Anónimo disse...

Mas quando teve uns empregos e outras coisinhas facilitadas...jurou que não era MIRON comunista...