Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de outubro de 2016


JARDIM DA POUSADA DA JUVENTUDE, 
UM PÉSSIMO EXEMPLO

Quarta-feira escrevi que os jardins públicos do Funchal estão mal cuidados.
Mostrei imagens do Jardim Municipal, cujo mau estado é da responsabilidade da Câmara.
Hoje divulgo imagens da degradação do jardim da Pousada da Juventude.
A pousada ocupa parcialmente a área da antiga Quinta da Ribeira, construída nos finais do século XIX, e as árvores mais velhas são sobreviventes dessa propriedade privada, localizada na margem ocidental da Ribeira de São João.
A pousada, que recebe jovens dos quatro cantos do mundo, é propriedade do Governo Regional.
O Governo é o único responsável pela deterioração de todo o espaço. Ali não há a desculpa do vandalismo. Ali sobressaem as marcas do abandono, da negligência.
O jardim duma Pousada de Juventude tem de estar impecável e deve ser gerido com o objetivo de associar o lazer ao saber. 
Este jardim deveria funcionar como espaço educativo informal, ajudando os utentes a conhecer e a amar as plantas.
Infelizmente, funciona ao contrário. É um caso de estudo sobre plantas mal tratadas.












Raimundo Quintal

10 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível tanto desleixo e o mais grave é colocarem placas de cimento a ladear as árvores.
Enfim!

Anónimo disse...

nada de estranho. diria estar ao nível da educação, não fosse esta DesDireção regional tutelada pela SRE regional. Tudo enferma de buracos e caruncho. A grande renovação?!.

Luís Calisto disse...

Se os Comentadores me permitem meter o bedelho, não resisto a dizer que, se já estávamos tramados com o desgoverno e a desoposição que temos, só nos faltava o destrabalho das DesDirecções (como diz o Leitor acima). Estamos a viver um perigoso faz-de-conta generalizado!

HRomeu Pinto disse...

Nada de anormal! Esses jardins estão tal e qual a gestão dos nossos dinheiros para o Desporto desta Terra!

É um "gozo" ver o estado das coisas. Esta Renovação escamoteada nem à DRJD chegou.

Calisto, laço-lhe um desafio que acho que que iria ter pano para mangas: desafio-o a procurar saber quem são os "chefes" daquela instituição, com quem estão relacionados partidariamente e profissionalmente e o "percurso profissional" deles. E mais não digo...

Já agora... Peçam lá uma mesa de ping-pong nova ao chefe da Direção de Serviços do Ping-pong, perdão...! Do Desporto, que essa das fotos está pior que os jardins!

Luís Calisto disse...

Vou ver se destaco um K (dos que ainda não se venderam) para descobrir esses artistas.

Anónimo disse...

o K que já agora investigue também as colocações de professores deste ano. depois de ser anunciada a tranquilidade veja-se o que se passa nas escolas: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/614841-sindicato-dos-professores-da-madeira-divulga-lista-de-escolashorarios-sem

isto em qualquer parte já tinha dado uns patins aos responsáveis da área. LOL

Anónimo disse...

e a fortaleza do Pico já não era para ter aberto?

Anónimo disse...

Anonimo ds 18.19 tem toda a razão. Todo o desProcesso ds colocações ds professores merecia uma investigação. Teve amadorismo e golpice a mistura. Faltam professores mas escolas e existem centenas por colocar a espera, estando agora a assistir.se pasme.se a chamar profs que ja estavam destacados em instituições. Isto nunca se viu, num momento em que o SRE anuncia com arrogancia estar tudo calmo e resolvido desde inicio do ano. Vai valendo o DN que se sabe nao faz ondas para nao incomodar...

Anónimo disse...

Se espaço é tutelado pela "Educação" e atendendo ao estado actual do ensino na sua deriva ideológica da inclusão, aquele jardim é a cara chapada de todas as chefias superiores e intermédias da Secretaria.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 20.58, nem mais o DN volta hoje a dar uma mãozinha a SRE, numa embrulhada sem paralelo. Seria mais claro perguntar as escolas que não tem professores desde quando os esperam e os efitos que está e vai ter nos alunos.