Powered By Blogger

sábado, 1 de julho de 2017

Golden vedação






Dia da Região sem foguetório nem fanfarra,
mas com os mesmos regedores 
e cabos da freguesia

Dirigi-me hoje à baixa do Funchal, para sentir e ajuizar a comemoração do Dia da Região na era Blue Establishment. 
Como no ano passado, nada digno de registo, à imagem da pegajosa sensaboria da Madeira pós-Nova, nem carne nem peixe. O cenário das forças em parada, em cima do aterro/Cais 8, mau grado a presença bem civil de chefe Albuquerque, não atraiu povo à praça. 
Então, em busca de motivo digno de fio condutor a um apanhado de circunstância, depara-se-me José Manuel Coelho a montar o seu número da prisioneira por delito de opinião, em cena vai para algum tempo, conforme reparavam os pingados mirones frente à Assembleia Legislativa. 


Na zona do costume, o cenário habitual.


Mais abaixo, Mário Gouveia, o nosso Màrinho da TVI, preparava um directo com Miguel de Sousa, aposto que para falar da Autonomia perdida e da Lei Miguel de Sousa que chegou a pairar sobre o CINM. Como a Tabanca, causas que já morreram, embora continuem mal enterradas, como dizia o outro.


Tudo sob o olhar bem disposto de Fafá, a mocinha brasileira que vem ao Chão da Herdade irradiar frescura, com o seu reconhecido prestígio que vai ao ponto de mandar o mítico Galáxia para baixo do cartaz.


No lugar do costume, a autoridade do Turismo embandeirada simbolizava os cuidados com todas as actividades que de algum modo possam implicar com o melindre do sector. Como veremos já, pois...


...Pois então, lá estão eles a ultimar as coisas para a sonhada reabertura do Golden Gate.
À falta de melhor programa na cidade em Dia da Região, os preparativos da simples inauguração concitam as atenções da reportagem. Para encher. Mas a verdade é que os transeuntes, sobretudo os mais velhos, já 'engatavam' com o monumental projecto. É que as movimentações em cima da calçada no cruzamento da Arriaga com a Zarco, se tornavam mais intrigantes minuto a minuto.




Desde logo, pelo espaço da parte da esplanada que desce a Zarco, agora muito menos acanhado que no tempo de uma só fiada de mesas rente à parede. Claro que a 'faixa de rodagem' de peões fica mais acanhada, mas é coisa de vasos comunicantes. Lá se vai meia avenida!



Sobretudo, concitava atenções a cerca montada à volta do terreno conquistado pelo Golden à calçada portuguesa do povo ("É tudo deles", disseram várias velhotas de passagem). Uma cerca feita de floreiras a brilhar de verde - do metal e da planta serrana. Ficará essa vedação ali ou será só para a inauguração de mais logo? Um dia amanheceremos com a estátua de Zarco dentro da cerca?


O gerente orientava os trabalhos, dizendo: "Não gosto destas aberturas assim!" Toca a meter mais floreiras e mesas para estreitar as passagens. O que não joga muito com a informação que lemos praí anunciando a livre participação do povo na cerimónia de inauguração.





Parecendo ouvir as nossas angústias, surge um homem com uma ponta da meada na mão.



Atrás dele e da ponta da meada, vem a própria meada, esticando corda a toda a volta da cerca, entrando no rabo da agulha das hastes metálicas devidamente encaixadas nas floreiras. 


Vinda da Arriaga, lá vai corda pela Zarco abaixo!






De repente, lembrei-me do ruído público quando da sorrateira jogada do Ritz para 'papar' placa na Manuel Arriaga. Dei um pulinho para rever aquilo. Afinal, tudo continua a ser relativo. É falso que alguém esteja a pensar nos funchalenses de alto a baixo.




Logo à tarde, volto ao local do crime. Pode ser que corra uma coralzinha por conta do Dionísio.




 Depois, daqui em diante, uma vez removidas cordas e cercas - se o forem - volta tudo ao ram-ram do funchalense. Julgava que teria saudades do foguetório de outros Dias da Região, afinal não. 

37 comentários:

Anónimo disse...

Isto é um escândalo! Uma autêntica vergonha! Os empresários da restauração sabem que a CMF do sr. cafôfo não fiscaliza estas aberrações, por isso invadem o espaço público, como se aquilo fosse deles! Agradeçam ao facilitismo do sr. cafôfo! Nunca mais vejo o dia das eleições autárquicas para ver o que os Funchalenses dizem desta anarquia das esplanadas! Foi para isto que o sr. cafôfo expulsou o drº Gil Canha da CMF?

Anónimo disse...

Pulhas!
Mandam em tudo!
Mas é bem feito.
Tudo muito bem feito.
Madeira = coutada de 6 Patos Bravos + 1

Anónimo disse...

Gostava de saber quanto é que o Golden paga à Câmara pela utilização daquele espaço público, se é que paga alguma coisa.
É de um exagero esta esplanada, para além da foleirice que são aquelas floreiras. Dos guarda-sóis, gosto.

Anónimo disse...

Mas quem foi que vendeu aquele espaço, Os Renovadinhos do PSD ou o Cafofo?

Anónimo disse...

Caro Calisto, pena ter esquecido e passar ao lado de tão grande acontecimento que se está a passar neste Dia Comemorativo da Região que são os BARQUINHOS VOADORES onde se espatifam e deitam dinheiro a voar.

Anónimo disse...

Existe alguma forma de culparmos a vereação anterior pela autorização desta aberração? Vá, temos que ser criativos. Não podemos deixar que o nosso querido Cafofo fique com responsabilidades nisto.

Anónimo disse...

Vergonha a forma abusiva como querem tomar conta do espaço/passeio publico.
começa aqui a queda do cafofo para as eleições de Outubro.

Luís Calisto disse...

Tem razão

Anónimo disse...

Onde anda a Violante e o esposo?

Anónimo disse...

Uma vergonha está tristeza de comentários por acaso não fica espaço para os peões passarem? Não fecharam a placa central p isso p ter esplanadas? Tudo vale p deitar abaixo o cafofo como se os renovsdinhos tivessem feito melhor na câmara enfim não há vergonha desta gente rasca

Anónimo disse...

Isto é ridículo! Toda esta terra é uma anedota! Desde Savoys, a barcos voadores mas sem papel higiénico no hospital. Não há partido que se aproveite e muito menos gente capaz. As pessoas só se interessam por maldizer e votam por favores ou pq acham q conhecem este que é amigo daquele que conhece o que vai ser eleito. Isto é uma merdeira!

Anónimo disse...

Se o encerramento da faixa sul da Avenida Arriaga foi para a transformar em esplanadas para dois ou três bares das elites, mais valia terem deixado a estrada como estava, aberta ao trânsito.

Já agora esperemos para ver se esta vedação na esplanada do Golden será só para manter os "patas-rapadas" longe dos vips no acto inaugural ou se se manterá para sempre...

Anónimo disse...

O Canha foi posto na rua porque não era facilitista, Cafofo dá tudo e já autorizou o Bispo a fazer uma esplanada em frente à SÉ.

Anónimo disse...

O Cafofo metia esplanadas à volta da Câmara e ovelhas no jardim municipal e ganhava as eleições. A viloada vota em tudo o que tenha orelhas e dentes sorridentes.

Anónimo disse...

é uma vergonha está esplanada. quanto pagou ao Caroço?

Anónimo disse...

Os Velhos do Restelo regressaram com as suas ideias a quererem ver a Madeira com casotas de somente 2 pisos e nada de esplanadas.
Até parece que não há espaço suficiente para passearem, tenho pena é que agora lá foi o espaço para a Barraquinha do Caldeira vender Poncha Martelada.
Nesta Terra é tudo o bota abaixo, a maioria desta população deve ser descendente de Arabes.
Gente que nunca saí deste buraco dá nisto, como dizia o Salazar, estarmos orgulhosamente sós.
A maior parte do tempo vi foi o proprietário juntamente com o Miguel Promessas Falsas.
E que dizer do Celebre/Bonito e Famoso Fontenário da Praça das Fontes que se transformou em Prateleira de Cozinha?

Anónimo disse...

Pois sao mesmo uns patas rapadas, deveriam ser proibidos de vir a baixa nao acha?

Anónimo disse...

E ninguém vai preso?

Anónimo disse...

Quem critica alguma coisa nesta terra é um campónio invejoso e sem visão. Ou então tem alguma agenda política.

É assim desde o Jardinismo. E continua igual com os Renovadinhos e Cafofianos.

A ironia é que estas acusações são feitas na maioria das vezes por pessoas com algum tipo de agenda política, que saíram pouco desta terra, e que defendem obras que fazem-nos parecer campónios sem visão aos olhos de quem realmente os tem.

Anónimo disse...

fecham a via publica , proíbem as pessoas de passar e a Camara de Cafofo olha para o lado , cheira a financiamento de campanha .

José Francisco disse...

A Região Autónoma da Madeira é pensada para o turismo. Cada vez mais é a nossa fonte de rendimento, de emprego e inovação. É assim desde o último século. O Golden Gate é mais uma oferta de qualidade para quem nos visita e decide passar cá as suas férias. Há espaço para as pessoas circularem e precisamos de dar vida à baixa e isso acontecerá com mais oferta.

Nada do que é feito agrada a todos. Uns gostam, outros detestam. É assim a vida em democracia.

Anónimo disse...

Sim, ainda bem que abriu o Golden, mas nada de exageros, o dono comprou o estabelecimento mas não a rua. A esplanada está gigantes, ultrapassa a fachada do edifício e se ninguém diz nada ainda metem cadeiras e mesas em cima do Zarco. Cafofo o teu facilitismo vai dar cabo de ti! A mim não enganas mais... só a ver o Savoy dá-me vontade de vomitar.

Anónimo disse...

Ó Zé Chico, dar vida à baixa é criar condições para as pessoas aí viverem, e não fazer com que as pessoas saiam do centro.

Anónimo disse...

isto é qualidade de vida á medida da Figueira da Foz .e temos uma camara comandada por camarilha desta

Anónimo disse...

Pulhas , como disse Gil Canha eles pensam que a cidade é deles.
Começaram pelo mercado e já se estão estendendo.

Anónimo disse...

Muito bem observado, cafofo é engana mundos fo piorio, a 1 de Outubro leva o troco

Anónimo disse...

Exactamente, onde andam esses craques a defender o património publico, embargar a ponte nova e impedir o seu uso por tempo indeterminado foram céleres, agora esta pouca vergonha, que cria um engarrafamento pedonal na zona, onde andam essas ratazanas

amsf disse...

Havendo espaço para os peões a questão que se põe e se aquele espaço está a ser pago ou não à câmara?! E se está é necessário fiscalizar no sentido de verificar se não se estão a esticar...

Anónimo disse...

A Violante e o Danilo estavam a tomar café no Golden.

Anónimo disse...

Perguntem ao Cafofo....

Anónimo disse...

Porque razão o Cafofo não mete esplanadas em frente ao gabinete dele na presidência? Com o Canha na Câmara estes gajos andavam pianinho. com o facilitista nem os fiscais se atrevem a contrariar o Cafofo.

Anónimo disse...

Depois de Deixarem o Teatro e o do lado tomarem conta da placa, não vejo desculpas para não deixar este também.
O que se nota, infelizmente é que o dinheiro cada vez manda mais nos políticos. Há cada vez menos políticos com espinha. Enfim... a culpa depois é do povo. E é. Levanta-se para ir votar.

Anónimo disse...

para quem gosta de criticar cafés com grandes esplanadas ainda antes de acabar o Verão teremos a da Penha d´aguia no antigo balcão da Tapa

Anónimo disse...

e ninguém diz nada do Miguel sousa....xxiiiiiiii

Anónimo disse...

Disseram-me que no dia da inauguração o Iglesias andava lá com ar de dono daquilo tudo , será que para Outubro se vai mudar para chefe de mesa?

Anónimo disse...

ninguém comenta que no dia da inauguração um vadio cantou Grandula vila morena e disse um montam de baboseiradas e quase levou uma malha de quem estava perto

Anónimo disse...

Se o Canha tivesse na Câmara esta esplanada tinha ido de cana. Cada vez percebemos melhor porque razão meteram o tipo na rua.