Powered By Blogger

domingo, 12 de setembro de 2021

 

Alta Política                                                     


Desconheço quem tenha sido o autor da expressão "já está tudo inventado". O que sei é que em certas circunstâncias dou por mim a conceder uma certa razão ao dito-cujo inventor.

Para não gastarmos neurónios em dia de repouso, perguntemos de chofre a Edgar Silva do PCP: qual a novidade da vossa denúncia sobre isso de os candidatos do PSD andarem a comprar votos no Curral das Freiras?

A denúncia não é originalidade nenhuma e muito menos o é a prática que lhe deu origem.

Comparemos os dias eleitorais de hoje com os de finais do século XIX, quando os "galopins" que estavam no poleiro eram mestres a usar os meios públicos para sufocar os adversários.  

No exemplo antigo que aqui deixo (1894), mandavam em Portugal e na Madeira os regeneradores, que usavam descaradamente o dinheiro público na tal compra de votos, perante a raiva dos opositores progressistas - os quais, quando estavam no poder, faziam fatalmente a mesmíssima coisa.

Pois, já está tudo inventado.


JM - 12 Set 2021




Diário do Comércio - 4 Abril 1894
(127 anos antes) 


1 comentário:

Anónimo disse...

O Sr. Edgar, se deixasse de andar com uns pançudos atrás de si, que nunca fizeram nada de bom na vida e alguns até com um triste passado, até teria uma certa credibilidade
É culto, defende ideais, mas aqueles emplastos que nem a boca abrem, com um ar de múmias retiram-lhe o brilho.
Enfim.....